Como cancelar compra na máquina de cartão? Cielo, Rede, e outras!

Em Problemas em máquinas de cartão por André M. Coelho

Toda vez que uma venda é processada, há duas etapas exclusivas. O primeiro passo é a autorização, que acontece em tempo real. No momento em que um cartão é passado na máquina, o banco emissor do cartão do cliente é contatado e uma autorização é gerada. O cartão é aprovado ou é recusado. Supondo que seja aprovado, esta venda está autorizada e pronta para ser processada. A maioria das empresas autoriza muitas vendas todos os dias e, uma vez autorizadas, as vendas permanecem no seu terminal / gateway até o final do dia.

O segundo passo é conhecido como captura. Esta etapa ocorre no final do dia. Todas as vendas autorizadas a partir do dia são enviadas para processamento, e essa etapa é conhecida como liquidação, lote ou captura das vendas autorizadas anteriormente para processamento. Depois que uma venda é capturada, ela é totalmente processada, e você é pago pela venda e seu cliente vê os fundos debitados da conta bancária associada.

Leia também

Seja uma máquina de cartão Cielo, Rede, ou qualquer outra, o cancelamento ou estorno é fácil. Mas é preciso primeiro saber a diferença entre o anulamento e o estorno.

O que é anulamento de venda na máquina de cartão?

Quando você anula uma venda, está impedindo que a venda seja capturada. Em essência, você está simplesmente removendo a venda autorizada da lista de vendas a ser capturada posteriormente. Então – se você tem dez vendas processadas hoje e percebeu que uma delas foi um erro, você pode simplesmente anulá-la.

Ao anular a venda, você evita que ela seja enviada para processamento – agora sua lista de vendas enviadas para captura incluirá apenas 9 transações. Portanto, o cliente ainda verá a autorização no cartão de crédito, mas NÃO será cobrado pela venda, pois você cancelou a venda. Após alguns dias, a autorização “cairá” do cartão do cliente e eles nunca serão cobrados. E você não será cobrado pela venda, pois nunca a enviou para processamento! Tudo o que você paga é a taxa por autorização, normalmente de apenas alguns centavos.

Como cancelar compra na máquina de cartão?

Acesse o histórico de vendas no aplicativo ou diretamente na máquina de cartão. Geralmente estará no menu principal esta opção.

Os detalhes da venda, como valores e horários, aparecerão. Toque na transação ou em um símbolo perto da transação (para aplicativos).

No caso de máquina de cartões, pode ser necessário inserir o cartão do cliente na máquina para realizar o estorno. Insira e selecione a opção de cancelar venda.

Clique ou digite a opção correspondente ao cancelamento. Escolha uma ou mais transações feitas no cartão para cancelar a venda.

A única grande advertência para anular as vendas é que você deve anular uma transação antes da liquidação. Depois de liquidar suas vendas, elas são enviadas para processamento e você não pode mais cancelar. É aí que um reembolso entra em jogo.

Cancelamento de venda na máquina de cartão

A venda no cartão pode ser estornada ou cancelada com apenas alguns toques. (Foto: Daily Mirror)

O que é um reembolso de cartão?

Depois de “liquidar” ou “capturar” sua venda – é isso! A venda está em processamento e não há como voltar atrás. De acordo com as diretrizes das principais bandeiras de cartão, a única maneira de cancelar ou desfazer uma venda incorreta é processar um reembolso (também conhecido como chargeback). Em poucas palavras: quando você processa um reembolso, está processando uma venda compensatória para o cliente. Tudo bem e é o processo esperado para os clientes. No entanto, existem algumas consequências da execução de um reembolso que você deve estar ciente:

Você ainda pode ter de pagar pela venda original. Ele processou, seu cliente foi debitado, você foi pago e o cliente ainda pode contestar essa venda. Portanto, você ainda pagará taxas pela transação original.

Os fundos do seu cliente serão vinculados. Ao contrário de um anulamento em que você essencialmente cancela a venda, um reembolso está processando uma segunda venda, compensando. Portanto, seu cliente receberá PRIMEIRO débito do valor original da venda e, depois do processo de reembolso, verá um crédito equivalente em sua conta. Às vezes, esse atraso pode ser frustrante para os clientes.

Devido às limitações acima, sempre recomendamos anular, se possível! Você não apenas economizará dinheiro, mas também manterá seus clientes mais felizes!

Como fazer um chargeback na máquina de cartão?

O chargeback geralmente é feito pelo próprio cliente, a pedido. Porém, as máquinas também tem a opção de estorno de vendas, geralmente feito por um aplicativo ou o gateway de pagamentos da operadora da máquina de cartão.

Os passos são semelhantes aos de fazer um cancelamento de venda. A diferença é que o valor cobrado do vendedor pode ser maior.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos te ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Após ouvir relatos de seus clientes empresariais, André percebeu que existia o receio de aceitar cartões por motivos variados, desde custos até não saber como funcionava uma máquina de cartão. Sendo especialista em finanças e educador financeiro com mais de 300 horas em cursos, André decidiu escrever sobre as máquinas de cartão para ajudar seus leitores e os vendedores que querem entrar neste mundo dos cartões de crédito e débito.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Maquininha não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário