Como usar máquina de cartão passo a passo?

Em Problemas em máquinas de cartão por André M. Coelho

Embora cada marca de máquina de cartão de crédito seja um pouco diferente, a maioria opera da mesma maneira. Se você precisar usar uma máquina de cartão de crédito para processar pagamentos, não se deixe intimidar pela máquina, pois ela foi projetada para ser fácil de usar. Veja como usar máquinas de cartão de crédito em um passo a passo simples, que funciona para todas as máquinas de cartão.

Como se usa máquina de cartão?

Você pode usar qualquer máquina de cartão, desde os modelos mais básicos aos mais avançados, de forma semelhante. Elas não são muito diferentes, apesar de terem alguns recursos a mais ou a menos.

Leia também

Vamos aos diferentes passos que cada máquina de cartão precisa para ser usada.

Passo 1: passando o cartão de crédito

Se você tiver o cartão de crédito em mãos, passe-o pelo leitor de cartão. A maioria dos leitores possui um pequeno ícone ou imagem que mostra para que lado a fita magnética na parte de trás do cartão deve estar voltada. Caso contrário, tente passar pelo leitor com a tira voltada para a máquina primeiro, pois essa é a direção mais comum.

Se você tiver um pedido por telefone ou não tiver o cartão de crédito em mãos, selecione o botão marcado com “venda”. Em muitas máquinas, essa também é a tecla “1”, mas varia de acordo com a marca da máquina. Em seguida, siga as instruções na tela para inserir o número do cartão e a data de validade. Sempre verifique os números antes de pressionar enter.

Se você tem um cartão de chip em mãos, é necessário inserir o cartão na entrada, geralmente na parte inferior. Há também cartões que podem ser usados por aproximação, e basta aproximar da máquina de cartão.

Passo 2: informações da venda no cartão

Insira as informações da venda. Normalmente, a máquina solicita primeiro o valor das vendas em reais e centavos. Insira a quantidade usando o teclado numérico. Verifique duas vezes o valor para garantir que ele apareça corretamente na tela e, se aparecer, pressione enter. Se você acidentalmente digitar a quantia errada, procure a tecla “limpar” ou “excluir” e comece novamente.

Em alguns casos, a máquina solicitará informações adicionais após a inserção do valor da venda. Siga as instruções para inserir informações, como o CEP do cliente ou o número do pedido.

Escolha se a venda é pra ser feita no crédito ou débito, ou se o cliente vai usar uma forma de pagamento como Samsung Pay, Google Pay, Apple Pay, ou NFC.

Usando a máquina de cartão

Toda máquina de cartão pode ser usada de forma semelhante. (Foto: divulgação)

Passo 3: processamento da venda

Aguarde a venda processar. Dependendo da conexão da máquina, a venda pode ser processada em segundos ou em alguns minutos. Se a máquina parecer “travada” durante o processamento de uma venda, não entre novamente na venda, mas ligue para o número de telefone da empresa de processamento para obter mais instruções. Em muitos casos, esse número aparecerá em um adesivo na máquina.

Passo 4: recibo da venda no cartão

Processe o recibo. Se o cliente estiver presente, peça para que assine o recibo do cartão de crédito. Entregue a cópia e guarde o original para seus registros. Se o cliente não estiver presente, escreva “telefone” ou outra frase apropriada na linha de assinatura do recibo. Guarde um recibo para seus registros e inclua o outro no transporte das mercadorias para o cliente.

Etapa 5: finalize as vendas no cartão

Feche o lote. Verifique com sua empresa de processamento, mas a maioria exige que você execute um “relatório de lote” ou feche um lote de recibos de cartão de crédito por dia. Esse é o processo que instrui a empresa a finalizar as cobranças do cartão de crédito e depositar o saldo em sua conta. Muitas máquinas terão uma chave marcada como “lote”.

Você pode pressionar esta tecla e seguir as instruções para fechar o lote no final do dia. Se a máquina não tiver uma chave “lote”, consulte o manual do usuário para obter instruções ou ligue para a empresa de processamento do cartão de crédito para obter instruções.

Fico alguma dúvida? Deixe nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Após ouvir relatos de seus clientes empresariais, André percebeu que existia o receio de aceitar cartões por motivos variados, desde custos até não saber como funcionava uma máquina de cartão. Sendo especialista em finanças e educador financeiro com mais de 300 horas em cursos, André decidiu escrever sobre as máquinas de cartão para ajudar seus leitores e os vendedores que querem entrar neste mundo dos cartões de crédito e débito.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Maquininha não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário