Como cancelar compra no cartão de crédito?

Em Problemas em máquinas de cartão por André M. Coelho

Processamento de cartão de crédito geralmente ocorre em duas etapas. A primeira é a autorização e a segunda é a liquidação. Esse processo de dois estágios pode fornecer uma janela para cancelar uma transação sem afetar seu saldo. Em outras situações, o cancelamento ainda é possível, mas pode exigir que você aguarde um reembolso ou tome outras providências.

Cancelamento de compra no cartão de crédito imediatamente

Um caixa ou representante de atendimento ao cliente pode cancelar uma venda pessoal e permitir que você cancele uma transação para a qual você tenha mudado de ideia. Em alguns casos, o espaço pode acontecer enquanto você ainda está na caixa registradora, e em outros você terá que visitar a central de atendimento ao cliente antes de sair da loja. Converse com um gerente ou diretamente com o vendedor responsável. Eles poderão acessar o menu da máquina de cartão e fazer um estorno da compra realizada na hora.

Leia também

Para uma transação online, verifique a política de cancelamento do comerciante. Alguns fornecem uma pequena janela na qual você pode cancelar uma transação pendente. Nessa situação, um pedido pode ser exibido como cancelado, mas a reversão da transação pode não ser registrada imediatamente. Essa janela de cancelamento está disponível na maior parte dos grandes sites de vendas online.

Cancelando compra no cartão

Cancelar uma compra no cartão de crédito é fácil e requer apenas alguns passos simples. (Foto: Pocket Sense)

Como cancelar uma compra feita no cartão de crédito depois de algum tempo?

Em alguns casos, você pode querer cancelar uma compra com a qual você está insatisfeito, mas o comerciante não autorizará uma devolução. Ou talvez você queira cancelar uma compra que seja incorreta ou fraudulenta. Esses tipos de procedimentos de cancelamento se enquadram nas proteções descritas no Código de Defesa do Consumidor. Isso significa entrar em contato com o atendimento do seu cartão de crédito pelo número que está atrás dele, tendo em suas mãos a fatura com a transação ou transações que apresentaram problemas. Você poderá então solicitar o estorno ou cancelamento. Recomendamos que registre o número de protocolo do pedido para o caso do cancelamento não ser realizado, poder ir até o PROCON com a nota fiscal do produto ou serviço para dar continuidade para sua reclamação e tentar reaver o dinheiro.

Procedimentos para disputar uma transação no cartão de crédito

Escreva uma carta que inclua seu nome, o número da conta, a data e o valor da cobrança contestada e a razão ou razões pelas quais você está contestando a cobrança. Por exemplo, explique por que você está insatisfeito ou realce um erro de faturamento. Inclua documentos comprovativos, como fotografias ou uma cópia da fatura.

Usando esse registro, entre em contato com a empresa de cartão de crédito pelo telefone disponível no seu cartão de crédito ou débito. Explique todos os detalhes da compra e faça a contestação. A empresa então, pedirá um prazo de alguns dias úteis para fazer a análise de sua reclamação e irá entrar em contato para comunicar se seu pedido foi deferido ou indeferido. O estorno deverá aparecer na próxima fatura, caso seja deferido. Caso seja indeferido, há outros passos a seguir.

Com o protocolo do pedido em mãos e todos os documentos já reunidos, vá até uma unidade do PROCON para realizar uma reclamação. No PROCON, eles tentarão chegar a um acordo com a empresa na qual você fez a compra.

Se não for encontrado um acordo, o caminho é entrar com um processo no Tribunal de Pequenas Causas ou com uma ação Civil. No primeiro caso, há um limite de valor para a entrada, mas você pode fazer o pedido sem advogado. Porém, recomendamos consultar um advogado para aumentar suas chances de vitória.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Após ouvir relatos de seus clientes empresariais, André percebeu que existia o receio de aceitar cartões por motivos variados, desde custos até não saber como funcionava uma máquina de cartão. Sendo especialista em finanças e educador financeiro com mais de 300 horas em cursos, André decidiu escrever sobre as máquinas de cartão para ajudar seus leitores e os vendedores que querem entrar neste mundo dos cartões de crédito e débito.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Maquininha não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário