Como cancelar máquina de cartão pela internet? Cielo, Rede, e outras!

Em Como pedir máquina de cartão por André M. Coelho

O proprietário de uma empresa que aceita pagamentos com cartão de crédito, cartão de débito ou Vales Refeição/Alimentação geralmente cancelam suas contas com certas intermediadoras de pagamento porque vendeu, transferiu ou fechou seus negócios ou recebeu um acordo melhor de outra empresa de processamento.

Muitos fatores podem complicar o cancelamento de uma conta de comerciante, incluindo os termos e condições estabelecidos em seu contrato e a data em que você fez sua solicitação. O cancelamento bem-sucedido exige que você entenda seus direitos e obrigações e siga os procedimentos de cancelamento exatamente conforme descrito pelo seu processador.

Leia também

Como cancelar máquina com contrato?

Revise seu contrato para determinar se você é obrigado a pagar multas, rescisão antecipada e outras taxas geralmente podem chegar a várias centenas de reais. Além disso, se aplicável, revise seu contrato de locação de equipamentos para determinar se você é obrigado a pagar taxas de rescisão antecipada, reabastecimento ou compra.

Entre em contato com a empresa para o cancelamento da máquina

Ligue para o representante da sua conta ou para o departamento de atendimento ao cliente ou cancelamento da intermediadora de pagamentos e forneça seu nome e conta ou número de telefone. Responda a perguntas de segurança e outras, conforme necessário. Normalmente, isso envolve a confirmação de CNPJ ou nome comercial legal, endereço e senha, se aplicável.

Anote detalhes sobre a chamada, como data e hora, e pergunte ao representante, se você não estiver lidando com seu representante regular, o nome e a ID do funcionário para que você possa manter um registro detalhado da chamada.

Explique os motivos do cancelamento da máquina de cartão

Explique que suas necessidades de processamento foram alteradas e que você está ligando para cancelar sua conta. Se você fechar a conta porque as taxas aumentaram, você teve um mau atendimento ao cliente ou sente que um representante de vendas deturpou as taxas ou os preços dos equipamentos, peça para discutir o cancelamento com um gerente.

Siga às instruções de cancelamento da máquina

Siga as instruções fornecidas pelo representante. Cada processador é diferente, mas geralmente o cancelamento envolve fornecer uma declaração que você deseja cancelar e, se aplicável, devolver o equipamento por meio de um serviço de devolução ou retirada externa de representantes. Geralmente a própria empresa fornecerá os dados para o envio das máquinas de cartão.

Cancelamento de máquina de cartão

Cancele corretamente sua máquina de cartão para evitar problemas. (Foto: MerchantPro Express)

Revise seu cancelamento da máquina de cartão

Revise seus extratos bancários todos os dias para garantir que a empresa processadora não esteja retirando dinheiro da sua conta por taxas não divulgadas ou renunciadas. Além disso, verifique se há discrepâncias no extrato da sua conta final. Se você tiver alguma dificuldade, entre em contato com a empresa novamente e faça uma reclamação. Caso não resolvam seu problema, leve o caso ao PROCON ou diretamente para a justiça, com o auxílio de um bom advogado.

Posso cancelar máquina de cartão pela internet?

Algumas intermediadoras de pagamentos possibilitam o cancelamento de máquinas de cartão pela internet. Para fazer isso, entre no site da empresa, como Cielo, Rede, ou PagSeguro. No site, eles terão instruções claras para o cancelamento. Basicamente, seguirão os mesmos passos abaixo:

  1. Entre no site e faça login em sua conta.
  2. Procure pela aba ou seção de cancelamento de máquina de cartão ou dos serviços.
  3. Serão solicitadas informações para confirmação do cancelamento.
  4. Serão fornecidas informações para o cancelamento, como cobrança de multas, taxas, necessidade de transferir o saldo restante de sua conta, etc.
  5. Será dado um prazo para cancelamento e serão fornecidas informações para o envio de máquinas que são alugadas.
  6. O cancelamento será efetuado. Guarde o registro do número de cancelamento.

Dicas para o cancelamento da máquina de cartão

Sempre solicite uma isenção da taxa de penalização se você tiver dificuldades financeiras ou tiver recebido um serviço inadequado, pois alguns processadores renunciarão às taxas em circunstâncias especiais, se você solicitar.

Se você recebeu um mau serviço e um gerente insistir em que você ainda deve pagar as multas, aconselhe-o a suspender o cancelamento e que você retornará a ligação e, em seguida, ligue para o seu advogado para determinar suas opções.

Se você precisar pagar uma multa alta, adicione suas taxas mensais de não processamento e multiplique o total pelo número de meses restantes. Se o valor for menor que as multas, deixe a conta aberta até o vencimento do seu contrato. Além disso, revise seu contrato em busca de uma cláusula de renovação automática e peça ao seu representante que forneça a data mais próxima que você pode cancelar antes que a renovação automática inicie.

Somente o assinante original do contrato pode cancelar a conta.

Se você gosta do seu processador atual, com exceção de suas tarifas ou equipamentos, use uma oferta externa para tentar negociar novas tarifas e equipamentos em vez de assinar com uma nova empresa.

Sempre solicite um formulário de confirmação de entrega ou número de rastreamento e considere pagar pelo seguro de proteção de pacotes ao devolver equipamentos, pois os processadores geralmente cobram dos comerciantes por equipamentos perdidos ou roubados.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Após ouvir relatos de seus clientes empresariais, André percebeu que existia o receio de aceitar cartões por motivos variados, desde custos até não saber como funcionava uma máquina de cartão. Sendo especialista em finanças e educador financeiro com mais de 300 horas em cursos, André decidiu escrever sobre as máquinas de cartão para ajudar seus leitores e os vendedores que querem entrar neste mundo dos cartões de crédito e débito.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Maquininha não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário