Quais as principais bandeiras de cartão que você precisa aceitar?

Em Bandeira de cartão de crédito por André M. Coelho

É tentador pensar que quanto mais cartões você aceita em um negócio, melhor. Mas vale a pena oferecer o guarda-chuva completo de bandeiras de cartão (também chamadas de redes de cartões ou esquemas de cartões)? Será que quanto mais cartões de crédito você aceita, maior sua chance de maximizar o potencial de lucro?

Não necessariamente, se o custo de aceitação for maior que os benefícios. Vejamos a popularidade, as taxas e os grupos de usuários de cada marca de cartão para que você possa determinar quais são essenciais para sua empresa.

Bandeiras de cartão: Visa e Visa Electron

Visa é o cartão mais popular no mundo, e é o método de pagamento mais frequente. Os cartões de crédito e débito Visa são emitidos pela maioria dos bancos. Transações com cartões Visa emitidas são quase sempre cobradas da mesma forma que as de cartões Mastercard e Maestro, e normalmente essa taxa de transação é a mais baixa entre todas as marcas de cartão.

Leia também

Se você aceitar um cartão de marca ou prêmio emitido por estrangeiros desta marca, poderá ter que pagar uma taxa mais alta que inclua uma taxa internacional ou apenas um aumento da taxa padrão.

Todos os adquirentes e máquinas de cartão aceitam Visa, embora os terminais que não possuem algum tipo de conta comercial precisem de um contrato de aquisição.

O Visa Electron é um cartão de débito que exige que todos os fundos estejam disponíveis em sua conta bancária no momento da compra. Quando você já aceita Visa, você normalmente aceita Visa Electron.

Você deve aceitá-lo? Sim, qualquer empresa no Brasil deve aceitar a Visa ou Visa Electron como prioridade.

Bandeiras de cartão: MasterCard e Maestro

Mastercard é um cartão popular, e também emite cartões de débito. Qualquer empresa deve aceitar essa marca para evitar uma proporção significativa de vendas perdidas.

Todos os adquirentes e terminais de cartões aceitam Mastercard. As taxas de transação são geralmente as mais baixas – a par com a Visa – em comparação com outras marcas de cartões.

No entanto, a conta comercial emitida por estrangeiros e outros cartões premium da marca Mastercard incorrem em taxas mais altas com a maioria dos provedores de serviços comerciais.

O Maestro é um cartão de débito da rede Mastercard.

Você deve aceitá-lo? Sim, qualquer pessoa perderia receita se não aceitasse Mastercard ou Maestro.

Bandeiras de cartão de crédito

Aceite diferentes bandeiras de cartão e expanda seus negócios, mas não é preciso aceitar todas elas. (Foto: Deserve)

Bandeiras de cartões: American Express, Discover e Diners Club

Com base no volume de compras, a American Express é a maior emissora de cartões do mundo e é a quarta maior em número de cartões em circulação no mundo. O cartão é popular entre os viajantes de negócios e / ou indivíduos de alta renda, portanto, o tamanho da transação tende a ser alto com o Amex.

Apesar do nome, a American Express não é apenas para clientes americanos – é emitida para consumidores de todas as nacionalidades.

Também chamado de Amex, é uma emissora de cartões e de cartões, o que significa que a empresa não depende dos bancos para emitir seus cartões. Os clientes solicitam crédito Amex e cartões pré-pagos diretamente da empresa.

Para o comerciante, isso geralmente significa que você precisa de uma conta separada da American Express para aceitar o cartão. As taxas do cartão são mais altas do que as de Visa e Mastercard, pois são classificadas como um cartão “premium”.

Quem deve aceitá-lo? Aqueles frequentados por turistas, viajantes de negócios e clientes bem-sucedidos.

Discover é a quarta empresa de cartão de crédito mais popular nos EUA, com aprox. 50 milhões de usuários. Embora emitida principalmente para os americanos, sua empresa-mãe, a Discover Financial Services, também é dona do Diners Club e possui alianças com redes de cartões em todo o mundo. Isso significa que os americanos esperam que o cartão seja aceito em viagens ao exterior.

No entanto, muitos leitores de cartões e provedores de serviços comerciais não conseguem aceitá-lo (sugestão: se você vir o logotipo do Diners Club, eles normalmente também aceitarão o Discover).

Quem deve aceitá-lo? Empresas frequentadas por norte americanos.

O Diners Club é um cartão de cobrança, que é diferente dos cartões de crédito, pois os pagamentos devem ser pagos integralmente pelo titular do cartão mensalmente (com cartões de crédito, é suficiente pagar uma quantia mínima). O Diners Club é utilizado por empresas e viajantes de negócios que geralmente são bem-sucedidos.

Sendo uma empresa americana que faz parte da Discover Global Network, possui mais de 70 milhões de usuários e é aceita em 190 países. No Reino Unido, o cartão não é amplamente utilizado, mas aeroportos e lojas com clientes regulares de alta renda e negócios podem perder receita ao não aceitá-lo.

A maioria dos provedores de serviços comerciais não oferece a aceitação do Diners Club como opção padrão, mas alguns oferecem contratos para isso. As taxas de cartões costumam ser altas, pois são classificadas como cartão premium / cartão de visita com mais poder de compra.

Quem deve aceitá-lo? Aqueles baseados em um local frequentado por viajantes de negócios ou outras pessoas abastadas.

Bandeiras de cartão brasileiras: Elo e Cabal

Elo é uma grande organização de pagamentos com cartão, dominando principalmente o Brasil. Emite cartões de débito e crédito, e tem expandido consideravelmente nos últimos anos. No Brasil, o cartão é usado principalmente por brasileiros de classe média e da classe emergente que gostam de fazer compras.

Quem deve aceitá-lo? Aqueles frequentados por clientes de classe média e classe emergente.

Cabal é uma bandeira que está se tornando popular no Brasil, mas em menor proporção em relação aos cartões Elo. Sua expansão em algumas regiões do Brasil, no entanto, fizeram com quem empresas tenham certos benefícios em aceitar esses cartões.

Quem deve aceitá-lo? Empresas que estão em regiões onde os cartões Cabal são populares.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Após ouvir relatos de seus clientes empresariais, André percebeu que existia o receio de aceitar cartões por motivos variados, desde custos até não saber como funcionava uma máquina de cartão. Sendo especialista em finanças e educador financeiro com mais de 300 horas em cursos, André decidiu escrever sobre as máquinas de cartão para ajudar seus leitores e os vendedores que querem entrar neste mundo dos cartões de crédito e débito.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Maquininha não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário