Venda não realizada, por gentileza refaça a operação, como resolver?

Em Problemas em máquinas de cartão por André M. Coelho

A transação pode ser cancelada devido a vários motivos e estes são, por exemplo, um problema técnico no banco emissor ou um cliente com fundos insuficientes no cartão. Quando a venda não é realizada e aparece uma mensagem para refazer a operação, é importante que o lojista saiba como resolver para não ter problemas em fechar um negócio.

Operação não finalizada, o que fazer?

Um recusa do cartão de crédito ocorre quando o pagamento não pode ser processado por um motivo específico. A transação pode ser recusada pelo processador, pelo gateway de pagamento ou, o que é mais comum, pelo banco emissor. Então, como comerciante, você verá o código de recusa do emissor relevante que vem com um determinado motivo (normalmente, você também pode ver uma mensagem de erro junto ao código).

Leia também

O sistema de processamento atribui esses códigos às transações e você pode ver uma breve explicação para cada um deles no seu perfil no painel da operadora da máquina de cartão

Existem duas categorias de recusas de cartão de crédito. A primeira é quando o emissor aprova o pagamento, mas há outro problema com a transação. Normalmente, tentar novamente a transação pode ajudar nessas situações. Já a segunda ocorre quando o pagamento não é aprovado pelo banco emissor, portanto, seu cliente deve entrar em contato com o banco para resolver o problema.

Os códigos de recusa são fornecidos quando uma transação não pode ser concluída; portanto, é bom saber a explicação para cada um deles. Vamos nos aprofundar nos códigos em declínio mais comuns que os comerciantes precisam lidar.

Repetir transação no cartão

Para consertar algumas falhas da máquina de cartão, basta passar novamente e realizar a transação mais uma vez. (Foto: WalletHub)

Códigos de erros que exigem que você refaça a operação

Alguns dos motivos são claros o suficiente e não deixam dúvidas, pois são fáceis de explicar aos seus clientes, enquanto outros podem ser interpretados de várias maneiras. No entanto, o motivo específico é sempre conhecido pelo banco do cliente.

A seguir, você pode encontrar os códigos de erro mais comuns com a explicação e a ação recomendada que você pode executar. No entanto, observe que os códigos de erro diferem de gateway para gateway, pois não há códigos de erro padronizados, portanto, recomendamos sempre seguir a mensagem de erro ao invés do número do código..

1. Consulte o emissor do cartão

A transação é recusada pelo emissor, portanto, o titular do cartão deve entrar em contato com o banco emissor para esclarecer a situação. Você pode sugerir que o portador do cartão use um cartão separado ou tente novamente depois de resolver o problema com o banco.

2. Transação inválida

Ocorreu um erro ao processar o cartão. Verifique se os pagamentos estão configurados corretamente.

3. Número do cartão inválido

O banco emissor do cartão recusou a transação devido à inserção incorreta de um número de cartão de crédito ou de um número que não existe. Verifique os detalhes do cartão e tente processar novamente.

4. Nenhum emissor

O emissor do cartão do cliente não existe. Verifique o número do cartão e tente processar a transação novamente.

5. Mau funcionamento suspeito

O banco emissor não está respondendo durante a transação. O titular do cartão deve verificar as informações do cartão e tentar processar novamente.

6. Erro de formato

Verifique a configuração da sua conta de comerciante ou conta digital, pois ela pode estar incorreta. Tente novamente após a correção.

7. Função não permitida ao titular do cartão

O banco emissor recusou a transação, pois este cartão não pode ser usado para esse tipo de transação. Peça ao cliente para usar outro cartão ou entrar em contato com o banco. Quando o banco confirmar que processará corretamente, tente a transação novamente.

8. Não é possível rotear a transação

O cartão do cliente não pode ser encontrado para roteamento e o código é usado principalmente para um número de cartão de crédito de teste. O titular do cartão deve tentar concluir uma transação novamente.

Mantenha os clientes informados sobre o código de erro da máquina de cartão

Como você pode ver, existem diferentes motivos para transações de cartão de crédito recusadas. No entanto, você deve saber qual é o significado deles para explicá-lo com precisão aos seus clientes. Quando os clientes percebem o problema com os pagamentos com cartão, agem de maneira diferente; portanto, alguns tentam um cartão diferente ou usam um método de pagamento diferente, enquanto outros entram em contato com o banco. Observe que também existem clientes que abandonam suas compras ou selecionam uma loja online diferente.

A transação recusada pode ter um impacto negativo nas suas relações com os clientes, que podem culpar você pelo problema, sem mencionar seus resultados financeiros. Além disso, lembre-se de que tentativas repetidas no mesmo método de pagamento podem exagerar sua taxa de recusa. É por isso que recomendamos usar nossa lógica de repetição para pagamentos de assinatura.

Conheça os motivos mais comuns para recusas de cartões de crédito

Apenas para resumir, os códigos de recusa de cartão mais comuns estão relacionados aos seguintes problemas:

Cartão vencido ou número incorreto

O cartão recusou com base na localização

Não há fundos suficientes nos cartões

O cartão está acima do limite

O cartão está bloqueado pelo sistema de fraude do banco

Pode haver razões pelas quais o banco é intencionalmente vago e, na maioria dos casos, você não pode fazer nada. Mas oferecer diferentes soluções pro cliente pode te ajudar, e muito, a não perder vendas.

Ficou alguma dúvida? Tem algum código que não conseguiu desvendar? Deixe nos comentários suas perguntas e iremos te ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Após ouvir relatos de seus clientes empresariais, André percebeu que existia o receio de aceitar cartões por motivos variados, desde custos até não saber como funcionava uma máquina de cartão. Sendo especialista em finanças e educador financeiro com mais de 300 horas em cursos, André decidiu escrever sobre as máquinas de cartão para ajudar seus leitores e os vendedores que querem entrar neste mundo dos cartões de crédito e débito.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Maquininha não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário