É possível emprestar uma máquina de cartão?

Em Como pedir máquina de cartão por André M. Coelho

Aceitar cartões de crédito permite que você seja pago pelas suas vendas. Isso significa que você precisará selecionar uma empresa de processamento de cartão de crédito. Os processadores de cartão de crédito são parceiros importantes além do serviço principal de processamento de pagamentos, tornando-o uma decisão comercial crítica.

Você não precisa se tornar um especialista, mas será um consumidor melhor se souber como o processamento do cartão de crédito realmente funciona antes de sair emprestando ou pegando máquinas de cartão emprestadas.

Para entender como o processo de pagamento funciona, veremos os atores e seus papéis.

Leia também

Quem são os atores nas transações com cartão de crédito e débito?

O portador do cartão obtém um cartão de crédito ou débito de um banco emissor e usa a conta para pagar por bens ou serviços.

Um comerciante é qualquer tipo de empresa que aceita pagamentos com cartão em troca de bens ou serviços.

Um banco comercial ou instituição financeira estabelece e mantém as contas dos proprietários das máquinas de cartão. Eles permitem que os comerciantes aceitem depósitos de pagamentos com cartão de crédito e débito.

Os processadores de pagamento são empresas que processam transações com cartão de crédito e débito. Os processadores de pagamento conectam comerciantes, bancos comerciais, redes de cartões e outros para possibilitar pagamentos com cartão.

Os bancos emissores são os bancos, cooperativas de crédito e outras instituições financeiras que emitem cartões de débito e crédito aos portadores de cartão através das associações de cartão.

Associações de cartão incluem Visa, Mastercard, Discover e American Express. As associações de cartões, também conhecidas como bandeiras, estabelecem taxas de intercâmbio e diretrizes de qualificação e atuam como árbitros entre bancos emissores e bancos adquirentes, entre outras funções vitais.

Como é o processamento do cartão de crédito?

O processamento do cartão de crédito funciona em três processos distintos:

1. Autorização:

O titular do cartão apresenta seu cartão (ou outro método seguro) a um comerciante em troca de bens ou serviços. A solicitação pode se originar de um terminal de cartão de crédito ou sistema de ponto de venda em uma loja física, um gateway de site de comércio eletrônico, através da aceitação de pagamento móvel ou no aplicativo.

O comerciante envia uma solicitação de autorização de pagamento ao seu processador de pagamentos.

O processador de pagamento envia transações para a associação de cartão apropriada, chegando finalmente ao banco emissor.

Os pedidos de autorização são feitos ao banco emissor, incluindo parâmetros como CVV, validação AVS e data de vencimento.

O banco emissor aprova ou recusa a transação. As transações podem ser recusadas por fundos insuficientes ou crédito disponível, se a conta do titular do cartão tiver sido encerrada ou expirada, se um pagamento estiver vencido ou outros fatores.

O banco emissor envia o status de aprovação (ou negação) de volta ao longo da linha para a associação do cartão, o banco do comerciante e, finalmente, para o comerciante.

Máquina de cartão emprestada

Pegar emprestado uma máquina de cartão emprestada pode não ser uma boa ideia, portanto tome cuidado. (Foto: National Bankcard)

2. Liquidação e financiamento:

Os comerciantes enviam lotes de transações autorizadas ao seu processador de pagamento.

O processador de pagamento passa os detalhes da transação para as associações de cartões que comunicam os débitos apropriados com os bancos emissores em sua rede.

O banco emissor cobra na conta do titular do cartão o valor das transações.

O banco emissor então transfere os fundos apropriados para as transações para o banco comercial, menos as taxas de câmbio.

O banco do comerciante deposita fundos na conta do comerciante.

Esse é o processo simplificado de pagamento com cartão de crédito. A autorização leva alguns segundos. A liquidação e o financiamento que costumavam levar dias agora são quase sempre administrados da noite para o dia, ajudando você a obter seu dinheiro rapidamente.

Para saber ainda mais sobre o funcionamento do processamento de cartão de crédito, entre em contato com um de nossos especialistas em pagamentos. Estamos felizes em responder às suas perguntas e orientá-lo na configuração fácil

Emprestar máquina de cartão: regime de comodato

Para aceitar cartões e fazer parte desse processo, você precisa de uma máquina de cartão. Essa máquina de cartão pode ser alugada, pode ser comprada ou pode ser obtida em regime de comodato. Este último é no qual iremos focar agora.

O regime de comodato é como um empréstimo de uma máquina de cartão. Isso é feito geralmente por uma empresa que tem máquinas de cartão e as oferece a um cliente cobrando uma porcentagem das vendas ou um valor de aluguel por mês. Não recomendamos máquinas emprestadas de pessoas físicas ou sem contrato, pois podem gerar problemas.

No regime de comodato, as máquinas são “alugadas” por um período de tempo estabelecido em contrato. Toda a depreciação das máquinas será absorvida pela empresa que está “alugando” as máquinas. Esta também geralmente será responsável pela manutenção e atualização dos modelos, caso necessário.

Este tipo de empréstimo de máquina de cartão é muito bom para empresas que tem muitos caixas, reduzindo os custos de compras de máquinas. Um volume maior de vendas pode ajudar muito a reduzir também os custos das máquinas. É importante, no entanto, verificar se as máquinas são compatíveis com o processador de pagamentos escolhido, evitando problemas de compatibilidade.

Neste tipo de “aluguel” de máquinas, há também custos reduzidos na atualização das máquinas. Porém, se a empresa não for de boa qualidade, e não houver uma boa pesquisa sobre as avaliações do atendimento da empresa, podem ser demoradas as atualizações.

O mais importante, sempre, é comparar diferentes empresas, taxas, e regimes de aluguel das máquinas para encontrar o menor custo para você. E claro, sempre que for pegar um regime de comodato ou aluguel, ler bem o contrato.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Após ouvir relatos de seus clientes empresariais, André percebeu que existia o receio de aceitar cartões por motivos variados, desde custos até não saber como funcionava uma máquina de cartão. Sendo especialista em finanças e educador financeiro com mais de 300 horas em cursos, André decidiu escrever sobre as máquinas de cartão para ajudar seus leitores e os vendedores que querem entrar neste mundo dos cartões de crédito e débito.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Maquininha não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário