Modelo de recibo de pagamento: como fazer?

Em Como pedir máquina de cartão por André M. Coelho

Escrever recibos de pagamentos é um processo que muitas empresas precisarão fazer, por conta própria e registros de seus clientes. Os recibos variam em seu conteúdo e estilo e não há padrão definido, salvo quando é uma nota fiscal para um produto ou serviço.

Vamos explicar para que fique mais claro como fazer um recibo de pagamento com um modelo que pode ser facilmente seguido.

O que é um recibo de pagamento?

Um recibo é um documento fornecido por uma empresa a seus clientes sempre que um produto ou serviço é vendido. É a prova de compra de um comprador.

Leia também

Normalmente, ele mostra:

A data e hora da compra

O número de itens comprados e totais de preços

O nome e a localização do negócio em que os itens foram comprados de

Qualquer imposto cobrado

Método de pagamento

Política do retorno.

Geralmente o recibo de pagamento é fornecido no ponto de venda em papel ou formato eletrônico.

Quando preciso emitir um recibo de pagamento?

É aconselhável para uma empresa emitir alguma forma de recebimento para todos os clientes. Isso é fornecido sempre que um cliente paga por bens ou serviços oferecidos por uma empresa. Um recibo pode ser simplesmente assinar e namorar uma fatura para mostrar que foi pago.

Um recibo também é uma documentação importante para manter seus registros de negócios e preparar suas declarações fiscais; portanto, é vital que você mantenha cópias dessas arquivadas com segurança.

Preenchimento de recibo de pagamento

Um recibo de pagamento deve ser preenchido com informações completas para ter alguma validade. (Imagem: iStock)

Modelo de recibo de pagamento

Se você vender um produto ou serviço, o recibo que você fornece ao seu cliente deve conter o seguinte:

1. Empresa

Os detalhes da sua empresa, incluindo nome, endereço, número de telefone e/ou endereço de e-mail, CNPJ.

2. Data e horário

A data da transação mostrando data, mês, ano e horário da transação.

3. Produtos e serviços

Uma lista de produtos ou serviços mostrando uma breve descrição do produto e quantidade vendida

4. Valores pagos

O valor da transação com o valor total dividido para mostrar o valor líquido, impostos, e quaisquer descontos que foram dados ao produto ou serviço.

5. Método de pagamento

O método de pagamento – ou seja, cartão de crédito ou débito, dinheiro, cheque, PIX etc.

Para fazer seu modelo, basta colocar os dados que falamos acima em um documento de texto ou planilha.

Como posso emitir um recibo de pagamento?

Existem várias maneiras pelas quais um recibo pode ser emitido. Um recibo pode ser emitido no papel ou eletronicamente. Pode ser manuscrito ou digitado.

Eletronicamente

Muitas pequenas caixas registradores contêm impressoras embutidas para produzir recibos. Eles também possuem software que permite programar taxas e códigos de imposto diretamente no registro, para que todos os cálculos sejam feitos automaticamente.

Além disso, os recebimentos digitais são uma opção – esse método de fornecimento de um recibo está aumentando mais popular. Uma vez produzido, o recibo é enviado por e -mail diretamente para o cliente. Ferramentas de pré-contabilidade, como o Banco de Recebimento, oferecem esta opção e são gratuitas para avaliar. É uma boa escolha se você deseja reduzir o tempo gasto em administrador.

Papel

Se você não tiver software para produzir um recibo digital, um recibo manuscrito também funcionará. Um livro de recibo pode ser comprado facilmente de uma papelaria e geralmente oferece duas cópias por recibo (uma para o cliente, a outra para seus registros). Como alternativa, existem muitos modelos de recebimento disponíveis on -line que você pode baixar para usar ou pode criar seu próprio modelo a partir do zero, no Microsoft Word, por exemplo.

Preciso manter uma cópia de todos os recibos de pagamento?

É aconselhável manter os registros de todos os recibos pelo mesmo período de tempo que outros documentos comerciais são retidos. Os recibos também devem conter as informações dos impostos pagos.

Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários suas perguntas e iremos te ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Após ouvir relatos de seus clientes empresariais, André percebeu que existia o receio de aceitar cartões por motivos variados, desde custos até não saber como funcionava uma máquina de cartão. Sendo especialista em finanças e educador financeiro com mais de 300 horas em cursos, André decidiu escrever sobre as máquinas de cartão para ajudar seus leitores e os vendedores que querem entrar neste mundo dos cartões de crédito e débito.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Maquininha não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário