Leitor de cartão de crédito para celular: quais cuidados tomar?

Em Tipos de máquinas de cartão por André M. Coelho

O cartão de crédito é uma das ferramentas de pagamento mais fáceis que podem ser pensadas. Faz para transações fáceis de quantias grandes e minimiza suas perdas como você não precisa levar tanto dinheiro em você todo o tempo. No entanto, ele só pode funcionar se o comerciante aceitar cartões de crédito (e nem todos os comerciantes aceitarem todos os tipos de cartões de crédito). Além disso, você só pode roubar seu cartão se o comerciante tiver uma máquina de cartão de crédito.

Então, o que acontece quando você faz o pedido em domicílio, ou faz algum trabalho de reforma ou encanamento e não consegue encontrar dinheiro suficiente para pagá-los? Você não pode esperar que eles carreguem uma máquina de cartão de crédito, não é? Bem, na verdade agora você pode. Contanto que eles tenham um smartphone, eles podem usar as seguintes opções para aceitar seu pagamento via cartão de crédito.

Leia também

Leitor de cartão de crédito para celular

Resumidamente, o comerciante precisa de um aplicativo móvel e um leitor de cartão, que vem na forma de um pedaço de plástico (chamado de dongle). O leitor de cartões está conectado ao telefone e o aplicativo é ativado. Como receptor do pagamento, tudo o que você precisa fazer é somar o valor da compra, passar o cartão de crédito do cliente pelo leitor e obter sua assinatura para autorizar o pagamento.

Alternativamente, os cartões de crédito podem ser digitados manualmente, mas há taxas de transação mais altas cobradas. Geralmente, os recibos eletrônicos podem ser enviados para o e-mail ou celular do comprador para fins de verificação e manutenção de livros.

Como aceitar cartões pelo smartphone?

Ao aceitar pagamentos com cartão de crédito no telefone, você corre o risco de que a pessoa do outro lado da compra não seja o titular do cartão ou um usuário autorizado do cartão. Os bancos que emitem cartões de crédito e débito provavelmente responsabilizarão as empresas por fraudes que ocorram se não seguirem protocolos de segurança, como as melhores práticas relacionadas a pedidos por telefone. Você deve pagar mais em taxas de processamento para transações com cartão não presente, incluindo pagamentos com cartão pelo telefone, mas há algumas medidas que você pode adotar para reduzir o risco de a empresa ser vítima de fraudes quando tiver uma máquina de cartão para celulares.

Leitor de cartão para celular

O leitor de cartão de crédito para celular pode ter vários designs, mas todos servem o mesmo propósito. (Foto: eBay)

Aceitando cartões de crédito pelo telefone

Há várias formas de aceitar cartões de crédito por telefone nos dias de hoje. Você pode:

Insira manualmente as informações do cartão de crédito do cliente no sistema de ponto de venda (POS) ou no dispositivo de pagamentos móveis

Aceitar um pagamento online para o pedido usando um terminal virtual

Enviar a fatura por e-mail para seu cliente para que ele possa pagar usando um sistema de pagamentos online

Usando um aplicativo de gateway de pagamento, como PayPal, Mercado Pago, ou PagSeguro

Usando um leitor de cartão físico, e pedindo ao cliente para inserir a senha quando solicitado.

Recomendamos que você compre um leitor de cartões para smartphone, sendo esta a melhor maneira para garantir a segurança ao passar cartões para suas vendas.

Como evitar fraudes de cartão com pagamentos pelo celular?

Veja algumas dicas sobre como proteger com mais eficácia o processo de pagamento de pedidos por telefone:

Invista em um sistema de leitor de cartão muito seguro com a mais recente tecnologia de segurança.

Escolha um processador de pagamentos e um fornecedor de hardware que sejam confiáveis ​​e altamente experientes em seu setor e que trabalhem com comerciantes de pedidos móveis.

Use um antivírus em seu smartphone ou tablet que é usado para receber os pagamentos.

Ao fazer o pedido e emitir o recibo, anote que ele foi pago com o sistema de leitor de cartões móvel.

Confirmando o pagamento do cartão

Quando um cliente faz um pagamento, é necessário confirmar que o pagamento foi realizado corretamente e seguir algumas etapas para garantir que o consumidor recebe seus produtos ou serviços.

Confirmação de entrega

Recomendamos que você compre o acompanhamento da remessa, especialmente se for um valor alto. Exigir uma assinatura de adulto quando a remessa é entregue é outro passo que você pode querer dar para grandes encomendas. Quando você tem um rastro de papel claro da remessa e da entrega, é muito mais difícil para um cliente reivindicar “mercadorias não recebidas” ou que foi uma transação fraudulenta.

Correspondência de CEP

Se os CEPs do endereço de cobrança e do endereço de entrega não forem os mesmos, pergunte ao cliente por que há a divergência. Isso deve ser feito quando eles estiverem fazendo o pedido. Sua resposta a essa pergunta deve ser lógica – como, por exemplo, a necessidade de enviar a remessa ao escritório para que alguém possa assiná-la durante o horário comercial. Se eles não tiverem um motivo lógico e rápido para saber por que os CEPs não correspondem, considere solicitar outro método de pagamento ou solicitar que o pacote seja enviado para o endereço de faturamento.

Esperamos ter ajudado a tomar importantes cuidados ao usar um leitor de cartão móvel. Se você tiver alguma dúvida, deixe nos comentários suas perguntas e iremos ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Após ouvir relatos de seus clientes empresariais, André percebeu que existia o receio de aceitar cartões por motivos variados, desde custos até não saber como funcionava uma máquina de cartão. Sendo especialista em finanças e educador financeiro com mais de 300 horas em cursos, André decidiu escrever sobre as máquinas de cartão para ajudar seus leitores e os vendedores que querem entrar neste mundo dos cartões de crédito e débito.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Maquininha não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário