Erro genérico do cartão, o que fazer?

Em Códigos de erro e manutenção por André M. Coelho

Apesar dos altos e baixos, os cartões de crédito e débito continuam sendo a escolha de muitos consumidores. Eles são convenientes e, se usados ​​de maneira inteligente, podem ajudar a aliviar os encargos financeiros de um consumidor. A maioria dos consumidores hoje em dia estão usando os cartões. Mas e quando ocorre um erro? O que fazer?

Erro genérico do cartão: o que fazer?

Você continuará a vê-los usados ​​por um longo tempo, à medida que evoluem com o tempo. À medida que a tecnologia continua a mudar e se desenvolve, o mesmo ocorre com a tecnologia de cartões. Os usuários terão que acompanhar e é aqui que alguns podem encontrar problemas que precisarão solucionar. Mensagens de erros genéricos podem ser recebidos pelo terminal de cartão, e precisam se uma slução.

Leia também

Mas o que causa o erro genérico do cartão? Entenda como funciona e o que fazer com erros genéricos de cartão.

1. Erro ao ler o cartão

Os cartões de crédito e débito são fornecidos com tiras magnéticas que contêm informações sobre os cartões. Isso inclui o titular do cartão principal, o banco emissor, o PIN e outros detalhes exclusivos do proprietário do cartão. E, em alguns casos, a fita magnética pode fazer com que o leitor responda com uma mensagem de erro. Na maioria dos casos, a limpeza rápida tornaria o cartão legível.

Faça a limpeza com uma nota de real bem enrolada em torno de um cartão. A natureza abrasiva do dinheiro pode ajudar a remover a sujeira que pode estar tornando a faixa magnética ilegível. Mas se algumas partes foram removidas pelo uso, pode ser necessário substituí-lo. Também é possível que o próprio terminal do cartão precise ser verificado, caso você veja que os cartões funcionam com outros leitores de cartão.

2. Erro ao codificar dados

Em alguns casos, você pode ter problemas para inserir as informações do cartão, como feito nos terminais de ponto de venda menos avançados. Como um computador típico, você pode ver algumas teclas do teclado travando. Isso pode dificultar a inserção dos dados corretos e o terminal do ponto de venda não os aceita e retorna um erro.

Isso pode prolongar o processo de pagamento e pode ser frustrante para o caixa. Os limpadores de teclado estão disponíveis e podem limpar o equipamento para você. Você também pode usar um aspirador de pó com um fim especializado para entrar nas fendas do teclado e remover a poeira acumulada.

Cartão com erro na máquina

Se há um erro genérico do cartão, é importante entender o motivo do erro e como consertar o problema. (Foto: Simpay)

3. Falha ao completar a transação

Embora os terminais de cartão de crédito possam durar de dez a 15 anos ou mais, eles também podem atolar. É possível que o equipamento tenha durado muito tempo e tenha sido utilizado por muito tempo. Também é possível que tenha havido uma falha no software.

Terminais de ponto de venda são computadores com conectividade com a Internet. Assim como a maioria dos computadores, eles podem pegar um vírus em situações extremas. Ou alguém pode ter mexido com as configurações do terminal. É por isso que é recomendável usar terminais de ponto de venda apenas para esse fim. E use outro computador para navegar ou atividades não relacionadas.

4. Problemas da impressora

A transação foi concluída, mas não foi possível imprimir o recibo. A primeira coisa a verificar seria se a luz de energia está acesa e não está piscando ou piscando. É possível que haja uma interrupção no cabo de alimentação devido à flexão constante. Ou o cabo pode estar solto ou não estar conectado à tomada da máquina. Pode haver um congestionamento de papel na impressora de recibos.

Você pode abrir e remover esse congestionamento de papel. E, em outros casos, você pode ter acabado no papel para imprimir o recibo, para obter um rolo novo e substituí-lo. Portanto, você pode ter verificado se as conexões físicas estão boas. Pode haver um novo rolo de papel para recibo e tinta nele e, ainda assim, não funciona. É hora de substituir a impressora de recibos ou consertá-la, pelo menos.

Cuidados ao lidar com erros de cartão

Qualquer um desses erros pode acontecer quando você está no meio de uma longa fila de clientes. É fácil ficar abalado. Mas, como em qualquer situação estressante, é importante manter a calma. E você pode fazer isso, se souber etapas simples de solução de problemas para esses erros comuns do leitor de cartão. Você nunca saberá quando essas etapas simples podem ajudá-lo.

Tenha também o número de um fornecedor de PDV em caso de emergências. Na pior das hipóteses, você sempre pode usar os recibos de papel manuais que utiliza muito antes da chegada dos terminais POS.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Após ouvir relatos de seus clientes empresariais, André percebeu que existia o receio de aceitar cartões por motivos variados, desde custos até não saber como funcionava uma máquina de cartão. Sendo especialista em finanças e educador financeiro com mais de 300 horas em cursos, André decidiu escrever sobre as máquinas de cartão para ajudar seus leitores e os vendedores que querem entrar neste mundo dos cartões de crédito e débito.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Maquininha não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário