Sistema de automação comercial: como funciona? Qual escolher?

Em Comparativo de máquinas de cartão por André M. Coelho

Se você está procurando informações sobre soluções de automação de negócios, sua organização provavelmente teve que lidar com a necessidade de acelerar algumas operações, aumentar a qualidade do serviço ou cortar despesas.

Na maioria das circunstâncias, existem mais do que esses três objetivos. Felizmente, sabemos como selecionar o software de automação de negócios, criá-lo, modificá-lo adequadamente e otimizá-lo para obter os melhores resultados.

O que é automação comercial?

A automação comercial é um programa ou vários que automatizam tarefas rotineiras e demoradas. Este demonstrou ser um dos métodos mais bem-sucedidos para otimizar as operações, capacitar sua equipe, manter os preços baixos e melhorar a vantagem competitiva da sua empresa.

Leia também

scolher a solução de automação correta e entender onde e como implantar a automação em sua organização pode parecer complexa, a ponto de algumas empresas se atenderem ao status quo.

No entanto, com as informações corretas, você pode selecionar a plataforma mais apropriada para sua empresa. Vejamos sete coisas em que pensar antes de escolher a solução de automação certa.

1. Compreendendo suas necessidades para um sistema de automação comercial

Quase todas as empresas podem se beneficiar da automação, mas é mais simples escolher uma plataforma quando você sabe quais atividades e departamentos são os mais necessitados. Examinar seus funcionários é um excelente lugar para começar a descobrir quais operações de departamento são as mais propensas a erros, onde o tempo dos funcionários não está sendo utilizado e onde estão os maiores gargalos.

[Isso pode ser a preparação ou processamento de documentos, comunicação por e -mail, revisão de fatura ou qualquer outra tarefa necessária para manter a eficiência da sua empresa.

Sistema de automação comercial na prática

Um bom sistema de automação comercial contribui para padronizar processos e ajudar sua empresa a economizar recursos e tempo. (Imagem: Pinterest)

2. Interface e design fáceis de usar para o sistema de automação de vendas

Plataformas que precisam de muito código para exigir funcionários que conhecem a tecnologia-geralmente do departamento de TI. Se a sua equipe de TI for pequena ou tiver uma pilha de pedidos, isso pode causar a parada da implementação, impedindo que você atinja o ROI (retorno sobre o investimento) o mais rápido possível.

Ao procurar implementar e expandir uma solução de automação entre equipes, departamentos e filiais, procure uma plataforma que tenha uma boa experiência do usuário, requer pouca ou nenhuma codificação e é simples de usar para qualquer funcionário, independentemente de seu conhecimento técnico.

Isso ajuda sua automação a aumentar mais rapidamente e permite que os especialistas do departamento com o conhecimento mais aprofundado das preocupações com o processo manual para corrigi-las mais rapidamente.

3. Escalabilidade da automatização comercial

A automação simplifica seus procedimentos e, como resultado, permite seu desenvolvimento. No entanto, quando sua empresa se expande, o valor dessa automação é tão bom quanto sua capacidade de se estender em volume e para outros aspectos da sua organização.

Em comparação com o seu antecessor de solução pontual, uma plataforma flexível e baseada em nuvem que atende tanto ao seu setor (a vertical) quanto os vários processos que a constituem (a horizontal) é adequada para atender a essa demanda. Em vez de o contrário, sua automação deve ser adaptada aos seus negócios e às demandas precisas que precisam ser atendidas.

4. Um conjunto enorme de integração do sistema de automação comercial

À medida que sua empresa se expande, você pode confiar em procedimentos, sistemas e software antigos que faziam sentido quando foram introduzidos, mas não atendem mais às suas necessidades à medida que sua empresa evoluiu. Demora muito tempo e um alto custo inicial para remover e substituir esses sistemas, e o ROI não é alcançado imediatamente.

A solução de automação ideal deve se conectar aos seus sistemas existentes, como email, automação de marketing, seu banco de dados de vendas, ferramentas de gerenciamento de projetos e uma variedade de outras pessoas. Dessa forma, você pode continuar usando a infraestrutura em que investiu anteriormente, além de otimizá-la com o auxílio de tecnologias de automação.

5. Segurança do software de automação comercial

Manter a segurança dos dados confidenciais da sua empresa deve ser uma grande preocupação e deve ser a principal prioridade para sua solução de automação. À medida que o roubo de dados se torna cada vez mais comum, é fundamental ter um mecanismo confiável de defesa e segurança.

Ao pesar suas alternativas, verifique se a solução selecionada possui todos os processos essenciais para proteger o armazenamento de dados, evitar perdas ou vazamentos e manter todas as certificações de conformidade relevantes. Isso é especialmente crítico quando se trata de dados financeiros e informações corporativas secretas.

6. Inteligência artificial e aprendizado de máquina para negócios

Uma das inúmeras vantagens de ter uma solução de automação inteligente é que ela não pode apenas identificar demandas e métodos de previsão futuros para tornar suas operações ainda mais inteligentes. Isso pode envolver a integração e a produção automática de dados corretos do cliente, fazendo julgamentos orientados a dados sobre aprovações e exceções e detectando riscos usando linguagem e dados estruturados e não estruturados.

Quanto mais dados são alimentados em uma plataforma de automação com recursos de IA e aprendizado de máquina, mais aprende sobre seus processos e empresa. Você obtém informações acionáveis ​​para ajudá-lo a tomar melhores decisões para sua empresa.

A prioridade do dono ou líder de uma empresa é implementar e obter os benefícios da solução de automação. A demanda do cliente está em alta de todos os tempos, e o cenário competitivo em todos os setores continua a aumentar

Se você não entregar exatamente o que um consumidor deseja, quando o desejar, nos mundos B2C e B2B, um de seus concorrentes o fará.

Como você está implementando um sistema de automação comercial no seu negócio? Quais critérios acha mais importantes para estes sistemas?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Após ouvir relatos de seus clientes empresariais, André percebeu que existia o receio de aceitar cartões por motivos variados, desde custos até não saber como funcionava uma máquina de cartão. Sendo especialista em finanças e educador financeiro com mais de 300 horas em cursos, André decidiu escrever sobre as máquinas de cartão para ajudar seus leitores e os vendedores que querem entrar neste mundo dos cartões de crédito e débito.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Maquininha não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário