O que é e como escolher um smart POS?

Em Comparativo de máquinas de cartão por André M. Coelho

Se você executar um negócio online ou de varejo, você provavelmente usará um sistema POS para gerenciar suas operações e aceitar pagamentos de clientes. No entanto, enquanto a tecnologia avançou rapidamente, a maioria dos sistemas POS parece ter ficado preso no tempo. Muitas empresas estão buscando inovar e buscar novas soluções de pagamento para atender seus clientes, e isso inclui os smart POS.

Mas o que é um sistema de POS inteligente? Como escolher um sistema inteligente para seu negócio?

Smart POS: o que é?

Um Smart POS é uma máquina ou terminal de pagamentos que tem uma tela touch e aceita transações pelas tecnologias mais modernas, como NFC e chip EMV. Poderia ser facilmente confundida com um celular, não fosse pelo espaço na parte superior para impressão de recibos.

Leia também

Pode até parecer com uma máquina de cartão normal sem os botões físicos, mas há diferenças que vão mais fundo. Os terminais POS Smart tem sistemas operacionais como Android ou proprietários, que permitem às empresas criarem programas integrados ao sistema para gerenciar estoque, vendas, transações, entre outras questões.

Entenda o smart POS como um terminal que centraliza e automatiza diversas tecnologias para agilizar os processos na sua empresa e torná-los mais seguros.

Agora, é importante entender que um Smart POS também vai mais além, principalmente nas tecnologias que proporciona. E isso demanda uma comparação com os sistemas mais tradicionais.

1. Smart POS na nuvem

Os sistemas tradicionais de PDV são geralmente grandes máquinas volumosas que são executadas em uma rede fechada. Embora estes são capazes de aceitar os pagamentos de caixa e cartão com a ajuda de terminais de pagamento externos, todos os dados apenas passam por servidores para confirmação dos pagamentos. Isso significa que gerentes e proprietários terão que acessar fisicamente as máquinas para fazer alterações ou revisar dados de vendas.

Em comparação, um sistema Smart POS é baseado na Web e é executado em serviços de nuvem. Os terminais inteligentes permitem que os gerentes de negócios obtenham relatórios em tempo real ou acessar seus dados a qualquer momento, em qualquer lugar, desde que o acesso à Internet esteja disponível. As alterações de produto ou precificação também podem ser feitas na mosca via acesso remoto e elimina o incômodo de ter que viajar para cada local para revisar dados e fazer qualquer alteração necessária.

Smart POS para empresas

Um Smart POS poderá te dar oportunidades de criar aplicativos para interagir com seu negócio e automatizar diversos processos. (Imagem: Shopee)

2. Custo de máquina smart POS

Os sistemas tradicionais de POS tendem a ter altos custos iniciais e operacionais. Compras de hardware, atualizações de software, treinamento, manutenção, personalização, módulos adicionais e mais podem adicionar a uma quantidade extra de valores.

Se alguma atualização para esses sistemas forem necessárias, os técnicos precisarão encontrar no local para aplicar as atualizações que tomam um tempo de trabalho valioso longe do negócio (e muitas vezes a um custo enorme também!)

Um sistema de POS inteligente, por outro lado, frequentemente segue um modelo de assinatura com atualizações automáticas de software ao ar no provedor de serviços. Essas atualizações são aplicadas automaticamente e não exigem nenhum esforço da sua parte. Muitas dessas assinaturas também incluem não apenas hardware, mas também software, treinamento e suporte técnico permanente.

Como bônus, você estará protegido de atualizações em futuras tecnologias, já que o sistema tem tecnologias cada dia mais modernas.

3. Facilidade de uso de máquina smart POS

Os sistemas tradicionais são muitas vezes rígidos, difíceis de personalizar e requerem horas de treinamento. Se o seu negócio tiver uma alta taxa de rotatividade, ter que treinar uma nova equipe pode ser uma atividade muito dispendiosa e demorada.

Por outro lado, o Smart POS funciona apenas como qualquer aplicativo no seu smartphone ou tablet. São projetados e criados com facilidade de uso e acessibilidade em mente. Configurando o sistema é uma brisa, e qualquer um pode pegar o terminal e começar a vender literalmente minutos.

Alguns sistemas oferecem softwares personalizados específicos do setor, o que pode reduzir ainda mais seus custos na empresa. Esses sistemas também são capazes de ajudá-lo em outros aspectos do gerenciamento de negócios, como relatórios de vendas sob demanda, gerenciar a participação dos funcionários e até mesmo criar bancos de dados de clientes e executar programas de fidelidade.

4. Equipamento para o POS inteligente

Os sistemas tradicionais são volumosos, pesados ​​e muitas vezes confusos com terminais e dispositivos adicionais necessários para aceitar diferentes tipos de pagamentos. Além disso, requer uma curva de aprendizado íngreme e carece de atualizações de software frequentes.

Os sistemas de POS inteligentes, por outro lado, geralmente são dispositivos portáteis menores que são mais flexíveis para operações e podem até ser trazidos aos clientes.

Além disso, alguns sistemas de POS inteligentes também são uma solução tudo em um capazes de aceitar todos os tipos de pagamentos sem dinheiro. Isso inclui cartões de pagamento, crédito e débito, e carteiras digitais comuns.

Esses dispositivos também apresentam um scanners de código de barras embutido, impressora de recibo e uma segunda tela para os clientes. Estes não têm custo adicional ou volume e geralmente são complementos caros para sistemas de POS tradicionais.

5. Segurança e backup dos sistemas de POS inteligentes

Todos os dados para um sistema Smart POS são armazenados na nuvem e são altamente seguros e criptografados. Os sistemas tradicionais, por outro lado, armazena os dados localmente em um disco rígido, o que significa que, se o sistema cair, for roubado ou destruído, todos os seus dados serão perdidos para sempre.

Um Smart POS também executa backups diários automáticos de todos os dados, para que você possa ter certeza de que seus dados são seguros em todos os momentos.

Como escolher um sistema smart POS?

O sistema Smart POS que você escolher precisará ter:

Máquina de cartão com tela touch

Integração com sistema na nuvem

API integrada e possibilidade de escrever aplicativos para o PDV

Suporte técnico integrado e facilitado.

Taxas competitivas com as máquinas tradicionais

Integração com gateway de pagamento online

Esperamos que não tenha ficado qualquer dúvida. Caso ainda tenha alguma pergunta, deixe nos comentários e iremos ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Após ouvir relatos de seus clientes empresariais, André percebeu que existia o receio de aceitar cartões por motivos variados, desde custos até não saber como funcionava uma máquina de cartão. Sendo especialista em finanças e educador financeiro com mais de 300 horas em cursos, André decidiu escrever sobre as máquinas de cartão para ajudar seus leitores e os vendedores que querem entrar neste mundo dos cartões de crédito e débito.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Maquininha não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário