10 dicas de segurança para sua máquina de cartão

Em Problemas em máquinas de cartão por André M. Coelho

Enquanto os analistas são cautelosamente otimistas sobre os resultados do varejo neste ano, é preciso tomar medidas para evitar que as lojas ou um funcionário desonesto diminuam uma boa temporada de vendas. Com as máquinas de cartão, estes cuidados devem ser redobrados, pois chargebacks, fraudes, clonagens, e outros problemas podem causar sérios prejuízos às suas finanças.

Daremos então dicas de segurança para aqueles que querem manter a segurança de suas máquinas de cartão e claro, de seus clientes.

1. Um sistema de vigilância para proteger sua máquina de cartão

Pode ter algum tempo desde que você olhou de perto para o seu sistema de vigilância de vídeo e confirmou que estava capturando as imagens corretamente. Verifique se as câmeras ainda estão posicionadas para lhe dar uma cobertura ideal. Certifique-se de que o gravador de vídeo digital do sistema (DVR) esteja conectado, principalmente se está filmando a área do caixa.

Leia também

Muitos fraudadores aproveitam segundos de descuido para modificar as máquinas de cartão. Com a câmera, você terá melhores chances de se proteger.

2. Verifique se suas decorações não atrapalham sua câmera de segurança

Cuidado com decorações e exibições que possam obstruir as câmeras de vídeo ou desativar os sensores de movimento. Balões são notórios por causar falsos alarmes.

Decorações que podem ser movimentadas podem ser usadas para que pessoas se escondam e vejam senhas que clientes digitam dos cartões. Cuidado.

Segurança das máquinas de cartão

Com um bom sistema de vigilância e um bom treinamento, sua empresa garantirá aos seus clientes a melhor experiência de compras. (Imagem: Shutterstock)

3. Teste os botões e contatos de segurança da empresa de máquina de cartão

Muitas empresas têm botões de assistência (também referidos como botões de pânico) para alertar silenciosamente sua empresa de segurança em caso de roubo. É importante testar seus botões para se certificar de que estão funcionando corretamente. Deixe sua empresa de segurança saber que você está planejando fazer um teste.

Não se esqueça e garantir que o contato da empresa da máquina de cartão também está à postos assim que você detectar uma fraude, protegendo todos de maiores dores de cabeça.

4. Informe sua empresa de segurança sobre horários de funcionamento

Algumas empresas de segurança oferecem serviço de abertura e fechamento supervisionado, no qual eles monitoram que seu sistema de segurança é desarmado em um agendamento que você definiu. Se você usar este serviço valioso, precisará notificar sua empresa de segurança quando suas horas mudarem.

5. Verifique se a sua lista de notificação de emergência está atualizada

Se um alarme for acionado ou algum outro evento crítico ocorrer, sua empresa de segurança precisa entrar em contato com as pessoas em sua lista de notificação de emergência. Chame sua empresa de segurança para revisar a lista para garantir que ele contenha os nomes e números de telefone corretos.

6. Funcionários sazonais e máquinas de cartão

Se você contratar novos funcionários apenas para certos feriados, datas comemorativas, ou para substituir funcionários em férias, certifique-se de que seus cartões de acesso apenas os permitam às áreas onde precisam ganhar a entrada e apenas durante as horas que deseja que eles tenham acesso.

Sobre as máquinas de cartão, permita apenas que alguns funcionários de confiança tenham acesso aos relatórios delas, bem como ao site com informações das transações. Centralizando as responsabilidades ficará mais fácil de monitorar.

7. Acompanhe e monitore o uso dos terminais de cartão de crédito na empresa

Use seu sistema de vigilância de vídeo para ficar de olho na loja. Algumas empresas tendem a olhar apenas para o seu vídeo de vigilância após o fato, mas para parar fraudes antes delas acontecerem você precisa obter um papel ativo e atribuir a um funcionário responsável para visualizar o vídeo ao vivo.

Você pode ir além e acompanhar os usos das máquinas de cartão e terminais pelo site da empresa administradora da máquina. Dá pra saber até quem está usando a máquina, dependendo do tipo de maquininha de cartão que você tem.

8. Restringir o acesso a funcionários para perto das máquinas de cartão

Seus vendedores precisam entrar em todos os lugares? Para reduzir as chances de fraudes, peça aos gerentes para restringirem o acesso de funcionários a áreas onde há informações privilegiadas, como dados bancários, dinheiro, ou dados contábeis da empresa. Com essa limitação, se tornará mais seguro qualquer procedimento.

9. Proteger e verificar o estoque com uma máquina de cartão

Se você tiver inventário, uma máquina de cartão com gestão de estoque incluso tornará mais seguro para controlar qualquer alteração. Assim sendo, você saberá exatamente onde e o quê procurar na sua empresa, dando mais uma camada de proteção não apenas para sua máquina de cartão, mas também para seus itens à venda.

10. Faça uma auditoria de segurança das suas máquinas de cartão

A maioria dos sistemas de segurança registra, quem está entrando em suas instalações e acessando áreas seguras, e em que horas eles estão fazendo isso. O mesmo vale para diversos terminais de cartão, principalmente os sistemas PDV. Isso cria uma trilha de auditoria que pode fornecer uma valiosa segurança e business intelligence.

Revise as informações regularmente. Sua empresa de segurança deve ser capaz de enviar dados por e-mail para você diariamente ou semanalmente, dependendo da sua preferência.

E se ainda tiver dúvidas de como manter melhor a segurança da sua empresa, deixe nos comentários suas perguntas. Estaremos aqui para te ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Após ouvir relatos de seus clientes empresariais, André percebeu que existia o receio de aceitar cartões por motivos variados, desde custos até não saber como funcionava uma máquina de cartão. Sendo especialista em finanças e educador financeiro com mais de 300 horas em cursos, André decidiu escrever sobre as máquinas de cartão para ajudar seus leitores e os vendedores que querem entrar neste mundo dos cartões de crédito e débito.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Maquininha não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário