Máquina de cartão sem aluguel: quais os modelos? Como escolher?

Em Como pedir máquina de cartão por André M. Coelho

Aceitar pagamentos com cartão de crédito aumenta as vendas na loja e é necessário para as empresas que vendem online. Escolher uma máquina de cartão sem aluguel pode ser o primeiro passo para começar nesse mercado. Com as diversas opções no mercado, pode ser difícil escolher um melhor modelo. Vamos então ajudar na escolha das melhores opções.

Como aceitar cartões de crédito e débito?

A maneira como você aceita cartões de crédito depende de onde você está fazendo os pagamentos. Para aceitar cartões de crédito na loja, as empresas precisam de um leitor de cartões e uma conta corrente, poupança e uma conta no serviço que fornece a máquina de cartão. Para aceitar cartões de crédito online, as empresas precisam de um site de comércio eletrônico e um gateway de pagamento.

Leia também

Todas as empresas podem escolher entre duas opções para aceitar cartões de crédito:

Ao selecionar uma máquina de cartão sem aluguel, suas opções ficam mais limitadas, mas isso não significa que você fica com opções piores. Os passos abaixo te ajudarão a escolher a melhor máquina de cartão sem aluguel para suas necessidades.

Selecione um sistema máquina de cartão sem aluguel

Um sistema de POS ou PDV é um sistema de software que serve como o hub central do seu negócio. Sistemas POS gerenciam transações, rastreiam inventário e fornecem análises de negócios. É importante que escolhamos um sistema de PDV primeiro, porque alguns sistemas possuem processamento de pagamento embutido para aceitar pagamentos com cartão de crédito.

Se você estiver vendendo pessoalmente, precisará de um PDV para ajudar a gerenciar as interações com o cliente. Se você está vendendo on-line, precisa de uma plataforma de PDV de comércio eletrônico ou digital que permita que os compradores comprem em seu site. Em ambos os casos, você pode escolher entre uma solução completa que tenha processamento de pagamento embutido ou um PDV que exija processamento de pagamento de terceiros.

Se você é um pequeno negócio e por uma questão de simplicidade, recomendamos a escolha de uma solução completa que tenha POS, processamento de pagamentos e serviços comerciais integrados. No entanto, se você for um negócio maior ou tiver um volume de vendas maior, pode ser melhor negociar os sistemas separadamente.

Recomendamos que a maioria das pequenas empresas use um sistema  tudo em um. Em um sistema tudo em um de máquinas sem aluguel, as empresas terão dunções de CRM, que rastreiam automaticamente os clientes por seu método de pagamento, por isso é fácil associar transações a clientes e vice-versa. É também mais fácil de criar e aceitar cartões-presente. O suporte ao cliente com tudo incluído: se algo der errado, as empresas entrarão em contato com uma equipe de suporte ao cliente, em vez de tentar descobrir onde o problema se originou e qual empresa chamar. E as taxas fixas são atrativas.

O sistema tudo em um de máquinas sem aluguel tem suas desvantagens. Ele é mais caro, especialmente para empresas maiores porque cobram taxas fixas por transação; as contas de comerciante personalizadas geralmente oferecem taxas mais baixas. Sistemas tudo em um normalmente têm taxas fixas, enquanto as contas de comerciantes oferecem mais flexibilidade com descontos por volume.

Máquina de cartão com aluguel pode ser melhor?

Para quem está começando no mundo da aceitação dos cartões de crédito, uma máquina de cartão com aluguel pode assustar. Porém, ela tem suas vantagens próprias, que podem se encaixar melhor nas necessidades e na realidade do seu negócio.

Serviços mercantis tradicionais geralmente contratam fornecedores terceirizados para leitores e equipamentos de POS. Isso pode levar a uma configuração mais difícil e obter suporte técnico quando necessário pode levar mais tempo. Além disso, para vendas on-line, você provavelmente precisará conectar sua conta de comerciante à sua loja online usando um gateway de pagamento, que pode adicionar outra taxa.

Para resumir, se você vende na loja, no celular e online, um tudo em um pode ser a melhor escolha. Mas se você vender em alto volume em um local de varejo, a economia de um fornecedor de serviços de intercâmbio e de comércio pode valer um pouco mais de trabalho para configurar. E você pode acabar com uma máquina de cartão sem pagar aluguel, dependendo do seu volume de vendas.

Aceitando pagamentos por cartão

Uma máquina de cartão sem mensalidade reduz os custos e facilita a aceitação de pagamentos por cartões. (Foto: Square)

Selecione o serviço de máquina de cartão sem aluguel

Fornecedores de serviços comerciais tradicionais são uma boa opção para vendedores de maior volume, já que suas taxas de processamento de cartão de crédito tendem a ser mais baixas. Geralmente, você verá economias que valem a pena quando suas vendas atingem certos volumes de venda

Se você quiser seguir esse caminho, é importante entender as diferentes taxas cobradas porque elas não são tão simples quanto as de uma máquina de cartão sem aluguel. Juntamente com as taxas de transação e processamento de cartão de crédito, você pode ter uma taxa de conta, uma taxa de gateway, taxas de prevenção de fraude e muito mais. Portanto, sempre verifique se você está claro sobre as taxas de processamento e as taxas adicionais ao considerar um provedor de serviços comerciais tradicional.

Essas informações precisam ser conhecidas antes de pegar sua máquina de cartão sem aluguel porque você quer estabelecer uma relação com a empresa. A partir dessa relação, você poderá no futuro mudar seu plano para outras máquinas com maior facilidade, e mais benefícios.

Fornecedores tradicionais de serviços comerciais se enquadram em dois tipos diferentes de estruturas de taxas:

Fornecedores de serviços com taxas fixas

Os emissores de cartões de crédito cobram uma taxa básica de processamento para usar seu serviço chamado de taxa de intercâmbio. Essas taxas variam de acordo com o tipo de cartão, como recompensas, cartões corporativos e cartão de débito e tipo de venda, como venda a varejo, venda de equipamentos comerciais e assim por diante. O que você precisa entender é que as taxas de intercâmbio são o que os emissores de cartões cobram dos processadores de pagamento para executar cada cobrança. Os processadores de pagamento, por sua vez, marcam isso e chamam esse plano de intercâmbio plus. Essa estrutura de taxas pode ser muito mais barata para os vendedores de maior volume em comparação aos serviços completos.

Provedores de serviços de comerciante de preços em camadas

Os provedores de preços em camadas cobram uma marcação diferente para cada tipo de cartão processado. Os cartões de crédito e débito têm taxas diferentes, mas isso não é tudo. Cartões de recompensa, cartões corporativos e até mesmo cartões de milhas aéreas têm taxas diferentes, e você nunca sabe quanto está sendo cobrado até receber sua fatura. Isso torna muito difícil entender o quanto você está pagando para processar cartões de crédito. Além disso, torna muito fácil para o provedor da conta do comerciante sobrecarregar o seu negócio, pois o faturamento em camadas é muito confuso para resolver. Não recomendamos fornecedores de preços diferenciados para pequenas empresas, pois em uma máquina sem aluguel, é melhor ter uma com taxas fixas

Selecione um gateway de pagamento

Quando um cliente online insere as informações do cartão de crédito na página de checkout da sua loja online, o gateway de pagamento criptografa ou protege as informações e as envia pela Internet para aprovação por meio do processador. A compra é aprovada ou recusada instantaneamente. Se aprovado, sua loja online conclui a venda automaticamente e o seu provedor de conta de comerciante deposita os fundos em sua conta, geralmente dentro de um a dois dias.

Muitos processadores de pagamento com máquinas de cartão sem aluguel incluem um gateway de pagamento com seu serviço. Outros exigem uma conta de gateway de pagamento separada. Por pura simplicidade, recomendamos o uso de máquinas de cartão sem aluguel que já tenham serviços de gateway.

O propósito dessa conexão toda é simplificar as coisas e o seu planejamento de negócios, estabelecendo também uma boa presença online

Escolhendo a máquina sem cartão com as menores taxas

Depois de selecionar tudo, pegue todas as máquinas de cartão sem aluguel e faça uma lista com elas, incluindo os valores pagos pela compra da máquina e as taxas que serão pagas. Compare todas elas e veja quais oferecem os melhores benefícios. Esqueça o fator “máquina que aceita mais bandeiras“. Nesse primeiro momento, o mais importante é escolher a máquina que tem as menores taxas e custos. O número de bandeiras aceitas deve ser usado apenas como um critério de desempate.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas para que possamos ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Após ouvir relatos de seus clientes empresariais, André percebeu que existia o receio de aceitar cartões por motivos variados, desde custos até não saber como funcionava uma máquina de cartão. Sendo especialista em finanças e educador financeiro com mais de 300 horas em cursos, André decidiu escrever sobre as máquinas de cartão para ajudar seus leitores e os vendedores que querem entrar neste mundo dos cartões de crédito e débito.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Maquininha não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário