Como funciona o cartão de crédito para o lojista?

Em Problemas em máquinas de cartão por André M. Coelho

Existem cinco elementos envolvidos no processamento de transações com cartão de crédito. Esses cinco elementos são o comprador, o vendedor, o banco adquirente, o banco emissor e a associação de cartões. O intermediador de pagamentos representa o vendedor, enquanto o banco emissor representa o comprador. Entender esses cinco elementos e como eles funcionam juntos é a chave para entender como as transações com cartão de crédito são processadas para o lojista.

Como funciona cartão de crédito para o lojista e o comprador?

Esses dois elementos são os mais fáceis de entender. O comprador é o indivíduo que possui o cartão de crédito e pretende usá-lo para concluir uma transação. O cartão é fornecido a eles pelo seu banco emissor ou instituição financeira e eles o oferecerão aos vendedores para pagamento. O vendedor é o negócio que oferece seus produtos e serviços em troca do pagamento que será feito com o cartão de crédito. O vendedor deve ter uma conta onde os fundos do cartão do comprador possam ser colocados. Essa conta pode ser uma conta corrente ou uma conta associada à máquina de cartão específica.

Leia também

Como funciona o cartão de crédito com o intermediador de pagamentos?

O intermediador de pagamentos deve ser um membro de uma associação de cartão de crédito (MasterCard, Visa, Elo, Cabal etc). Essas instituições cria contratos com vendedores que permitem que eles aceitem cartões de crédito como forma de pagamento. Eles também fornecerão aos vendedores o hardware e o software necessários para processar as transações. Quando um vendedor receber o pagamento por meio de um cartão de crédito, a empresa responsável por intermediar os pagamentos colocará os fundos na conta do vendedor.

Cartão de crédito

Entenda como o cartão de crédito funciona para o lojista e veja os benefícios que ele pode trazer para sua empresa. (Foto: Cnet)

Cartão de crédito para lojista e o banco emissor

O banco emissor é o banco responsável por fornecer cartões de crédito ao comprador. Eles também podem ser membros de uma associação de cartões e devem responder a eles. Um banco emissor pagará a um banco adquirente por quaisquer compras feitas por compradores que usam seus cartões. No entanto, o comprador é responsável por reembolsar o banco emissor com base no contrato que eles assinaram quando o cartão de crédito foi emitido para eles.

Bandeiras de cartões de crédito e seu funcionamento

As associações de cartões são melhor consideradas como câmaras de compensação. Elas não devem ser confundidos com bancos e não fornecem cartões de crédito a compradores ou vendedores. Elas são um órgão regulador que supervisiona um grupo de instituições financeiras. A principal função das bandeiras de cartões é regular as instituições associadas a eles. Eles são responsáveis ​​por estabelecer taxas e diretrizes e também podem servir como intermediários entre os bancos. Eles também gerenciarão a rede usada para seus respectivos cartões. As associações de cartões são para entidades de lucro, e muitas são empresas de capital aberto.

Quanto tempo demora para o lojista receber os pagamentos no cartão de crédito?

Existem duas formas de recebimento de pagamentos no crédito: à vista ou parcelados.

Na forma de pagamento à vista, o vendedor recebe o dinheiro daquele que comprou no crédito em até 15 dias úteis, geralmente, e recebe o dinheiro todo do pagamento. Esse valor também pode ser pago para uma compra parcelada, à vista, ao invés de em parcelas.

Na forma de pagamento parcelado, o vendedor recebe pagamentos à vista pelo comprador em até 15 dias, assim como no pagamento à vista. A diferença é quando o comprador parcela as compras. O vendedor irá receber os valores também parcelados, a cada mês recebendo o valor correspondente à parcela, descontadas as taxas que o serviço cobrar.

A partir do momento em que o dinheiro cair na conta do vendedor, ele já poderá ser usado. Em alguns serviços, quando há integração com plataformas de vendas e que oferecem mecanismos de segurança para os compradores, o dinheiro pode ser bloqueado quando há alguma disputa entre o comprador e vendedor. Vale a pena pesquisar e verificar qual o tipo de serviço que seu intermediador de pagamentos oferece para um melhor planejamento financeiro.

Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Após ouvir relatos de seus clientes empresariais, André percebeu que existia o receio de aceitar cartões por motivos variados, desde custos até não saber como funcionava uma máquina de cartão. Sendo especialista em finanças e educador financeiro com mais de 300 horas em cursos, André decidiu escrever sobre as máquinas de cartão para ajudar seus leitores e os vendedores que querem entrar neste mundo dos cartões de crédito e débito.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Maquininha não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário