Código 51 do cartão de crédito: esclarecemos as principais dúvidas

Em Códigos de erro e manutenção por André M. Coelho

Ter seu cartão de crédito recusado é possivelmente um dos momentos mais embaraçosos de nossas vidas, especialmente se você é o primeiro de uma longa fila de clientes ou pior, não possui outro método de pagamento.

Quando um caixa passa seu cartão de crédito, o sistema de pagamento se comunica com o emissor do cartão de crédito para determinar se seu cartão de crédito é válido e se você possui fundos suficientes para a transação. Se tudo estiver bem com seu cartão de crédito, o sistema retornará uma mensagem “aprovada” e sua transação será concluída.

Leia também

No entanto, em alguns casos, o emissor do cartão de crédito envia uma mensagem recusando sua transação com cartão de crédito, como o erro 51. Mas o que isso significa?

Erro 51 do cartão de crédito

O erro 51 em uma máquina de cartão significa que a venda não foi autorizada e a transação foi negada. A recomendação é entrar em contato com o emissor do cartão pela Central de Atendimento que está no verso do seu cartão.

O motivo para esse código de erro pode ser o limite do cartão excedido, ou uma transação suspeita. Mas vamos falar sobre mais motivos, em detalhes, abaixo.

Por que meu cartão foi recusado?

Existem alguns motivos comuns pelos quais seu cartão de crédito pode ser recusado. Alguns deles podem ser uma falha de comunicação entre você e o emissor do cartão de crédito. Ou pode ser devido a algo que você fez com sua conta. Aqui estão alguns motivos comuns que podem explicar por que seu cartão de crédito foi recusado.

Você não tem crédito disponível suficiente

Seu crédito disponível é a diferença entre o saldo do seu cartão de crédito e o seu limite de crédito. Você pode ficar sem crédito disponível após uma série de gastos ou se seu limite de crédito for cortado inesperadamente. Você pode verificar seu crédito disponível ligando para o atendimento ao cliente ou fazendo login na sua conta online.

O caução retido em lugares como hotéis e agências de aluguel de carros também reduz o crédito disponível.

Sua conta está encerrada

Os emissores de cartões de crédito podem fechar os cartões de crédito sem aviso prévio por vários motivos. Ou é possível que o emissor do cartão de crédito tenha enviado uma carta, mas você não a recebeu. É preciso esclarecer muito bem isso antes de usar o cartão, pois se eles não te avisarem antes, você poderá entrar com um processo contra a instituição financeira.

Seu pagamento está vencido

Se você perdeu alguns pagamentos com cartão de crédito, o emissor do cartão de crédito provavelmente suspendeu sua capacidade de fazer novos pagamentos. Você precisará atualizar sua conta para restaurar seus privilégios de compra. Geralmente, o emissor do cartão irá te avisar sobre este bloqueio, assim como também avisará que seu nome está sendo enviado para um cadastro de devedores, ou seja, sujará seu nome.

Seu cartão de crédito venceu

Verifique a data de validade no seu cartão de crédito. Se a data de validade expirou, isso explicaria por que seu cartão de crédito foi recusado. O emissor do seu cartão de crédito pode ter enviado um cartão de substituição pelo correio. Você só precisa obter o novo cartão e ativá-lo. Geralmente, o próprio emissor do cartão já vai enviar um cartão novo antes do vencimento.

Sua conta foi sinalizada por fraude

Os emissores de cartão de crédito monitoram constantemente suas transações com cartão de crédito para garantir que elas se ajustem ao padrão de suas compras típicas. Qualquer coisa fora dos seus hábitos normais de gastos pode ser sinalizada como fraude e fazer com que seu cartão de crédito seja recusado. Geralmente basta uma ligação para a Central para o desbloqueio, mas pode ser necessário visitar seu gerente em alguns casos.

Transação não autorizada

Um cartão não autorizado sempre é acompanhado de um código de erro. Peça o código para esclarecer com seu banco o que pode ter acontecido. (Foto: RinggitPlus)

O que fazer se o seu cartão de crédito for recusado?

Se o seu cartão de crédito for recusado, a coisa mais fácil a fazer é concluir sua transação com outro método de pagamento – dinheiro, cartão de débito ou outro cartão de crédito. Você pode descobrir o que está acontecendo com sua conta quando terminar.

Fazer uma ligação ao emissor do cartão de crédito é a melhor maneira de descobrir por que seu cartão de crédito foi recusado. Em alguns casos, como suspeita de fraude, por exemplo, o emissor do seu cartão de crédito pode corrigir o problema para que sua transação possa processar normalmente. Ou, se sua conta for suspensa ou encerrada, o emissor do cartão poderá informar as opções disponíveis.

Como lidar com a falta de um método de pagamento alternativo?

Imagine o pior cenário de ter seu cartão de crédito recusado, mas sem uma fonte de financiamento de backup. Em algumas empresas, você pode simplesmente colocar sua mercadoria de volta na prateleira e voltar mais tarde para suas mercadorias quando tiver outro método de pagamento. Em outros casos, quando você deve dinheiro pelos bens que já consumiu ou pelos serviços que já recebeu, terá que elaborar uma solução com a empresa.

Fique calmo e educado: não culpe o funcionário ou a empresa. Eles estarão mais dispostos a trabalhar com você se você tiver uma atitude agradável. Pergunte se você pode retornar à empresa mais tarde para liquidar seu saldo depois de resolver o problema ou recuperar outra forma de pagamento. (Talvez você precise falar com o gerente para fazer essa solicitação.) Forneça às empresas suas informações de contato como uma garantia extra de que você pode ser contatado para pagamento.

Ofereça-se para desistir de uma garantia até que você retorne: se a empresa estiver relutante em permitir que você saia sem pagar sua conta, ofereça-se para deixar algo com eles que garanta que você retornará.

Ligue para alguém para obter ajuda: um amigo ou membro da família pode pagar por telefone ou trazer uma fonte de fundos de reserva para que você possa cuidar do seu pagamento. Nesse caso, você deve a seu amigo e não à empresa.

Ter seu cartão de crédito recusado é sempre uma possibilidade. Mesmo se você fizer todos os seus pagamentos dentro do prazo e manter seu cartão de crédito em boas condições, não saberá o que está acontecendo no final do emissor do cartão de crédito. Sempre leve consigo pelo menos duas formas de pagamento, por exemplo, um cartão de crédito e um cartão de débito. Dessa forma, você não terá problemas ao concluir uma transação.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Após ouvir relatos de seus clientes empresariais, André percebeu que existia o receio de aceitar cartões por motivos variados, desde custos até não saber como funcionava uma máquina de cartão. Sendo especialista em finanças e educador financeiro com mais de 300 horas em cursos, André decidiu escrever sobre as máquinas de cartão para ajudar seus leitores e os vendedores que querem entrar neste mundo dos cartões de crédito e débito.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Maquininha não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário