Como aceitar cartão BNDES na sua loja?

Em Bandeira de cartão de crédito por André M. Coelho

O governo brasileiro oferece múltiplos incentivos para pequenas e médias empresas nacionais. Entre elas, existem linhas de crédito especiais, mais fáceis de obter e que ajudam as pequenas e médias empresas a crescer. Neste artigo, entenderemos o que significa ser um Fornecedor BNDES Credenciado.

O que é o BNDES?

O BNDES, abreviação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, e é uma organização pública ligada ao Ministério da Economia.

Desde a sua fundação em 1952, o BNDES visa apoiar empreendimentos que contribuam para o desenvolvimento do país, investindo nos setores de agricultura, indústria, infraestrutura, comércio e serviços. Recentemente, o banco também investiu em causas sociais, como educação, saúde, agricultura familiar, saneamento e transporte urbano.

Leia também

O BNDES financia investimentos para expansão, modernização e recuperação da capacidade de produção e competitividade de pequenas e médias empresas nacionais. Isso é feito permitindo a aquisição de novas máquinas e equipamentos produzidos no Brasil, que devem ser credenciados pelo BNDES.

Cartão do BNDES

O cartão BNDES é um cartão de crédito especial oferecido pelo BNDES que visa financiar investimentos feitos por micro, pequenas e médias empresas, bem como por Pequenos Proprietários Individuais – popularmente conhecidos como MEI. Esses investimentos vêm na forma de financiamento para a compra de produtos listados aqui.

Os principais benefícios do cartão BNDES são:

Limite de crédito pré-aprovado de até R$ 1 milhão, concedido pelo banco emissor do cartão BNDES

Financiamento automático por até 48 meses, com pagamento a ser feito em parcelas fixas

Taxas de juros atraentes

Não há cobranças de IOF

Todo mês, o BNDES informa ao mercado sua taxa de juros real. É possível visualizar todas as taxas de juros do BNDES neste link.

Os bancos autorizados a emitir cartões BNDES são:

Empresas ou donos de empresas que possuem um cartão BNDES só podem comprar produtos que estão disponíveis em seu site, através de um mecanismo de busca disponível aqui.

Como pedir o Cartão BNDES

Como dito anteriormente, os cartões BNDES são destinados a micro, pequenas e médias empresas e MEIs, que têm uma receita bruta anual de até R$ 90 milhões. Os seguintes requisitos também devem ser respeitados para solicitar um cartão BNDES:

Estar sediado no Brasil, com controle acionário brasileiro

Engajado em atividades econômicas compatíveis com as Políticas Operacionais e de Crédito do BNDES

Estar em dia com o pagamento de impostos federais, como INSS e FGTS

Os agricultores também podem solicitar um cartão BNDES, desde que tenham um CNPJ e estejam registrados na Junta Comercial da cidade.

Como vender para o cartão BNDES?

O BNDES concederá uma certificação especial a fornecedores sediados no Brasil e dispostos a vender para os titulares de cartão de crédito do BNDES. Essas entidades são chamadas Fornecedor Credenciado, que é Português para Fornecedor Credenciado.

Os principais benefícios para os fornecedores credenciados pelo BNDES são:

Ser capaz de realizar negócios com financiamento automático para o cliente por até 48 meses

Garantia de recebimento do valor que foi financiado pelo BNDES dentro de 30 dias após o registro da Nota Fiscal no site do cartão BNDES

Concessão gratuita de espaço no site do Cartão BNDES para exibir o catálogo de produtos da empresa

Isenção da análise do crédito do cliente para cada venda, uma vez que o crédito já foi pré-aprovado

Mais velocidade no processo de vendas

Não há mais comprometimento do capital de giro da empresa ao financiar clientes

Aceitar cartões do BNDES

Aceite cartões do BNDES para expandir seus negócios e seus clientes. (Foto: Ecoa)

Requisitos para ser um Fornecedor Credenciado

As seguintes entidades podem se candidatar para ser um fornecedor credenciado pelo BNDES:

Empresas com pelo menos 60% de suas ações em mãos de brasileiros, que produzem bens e insumos para apoiar as atividades de micro, pequenas e médias empresas

Produtores de partes, peças e componentes para bens de capital industriais, desde que pelo menos 60% deles fossem de produção brasileira. Esses produtores precisam ter uma página da web, onde informações sobre a empresa e as características do produto estão disponíveis

Fabricantes de componentes para computadores e automação industrial

Fabricantes de equipamentos de informática cadastrados no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Empresas que produzem materiais, componentes e sistemas construtivos destinados à construção civil, desde que sejam credenciados pelo Programa Setorial da Qualidade – ou pelo Inmetro

Empresas brasileiras que desenvolvem software para computadores e detentoras de propriedade intelectual no Brasil. Essas empresas também devem ter uma página na Web, onde informações sobre a empresa e as características do software estão disponíveis

Lojas credenciadas pelo Inmetro para instalação de kits de Gás Natural Comprimido

Distribuidores, desde que sejam nomeados por fornecedores credenciados

Entidades credenciadas pelo Inmetro para prestação de serviços de Avaliação de Conformidade

Empresas de impressão que aceitam pedidos de impressão de livros feitos por editores

Instituições de ensino, empresas e escolas de idiomas que oferecem cursos presenciais para o treinamento ou desenvolvimento de atividades como recepção, viagens, eventos, serviços de alimentação, entretenimento e idiomas (inglês e espanhol)

Empresas que prestam serviços de design, ergonomia e modelagem e empacotamento de produtos, desde que seu CNPJ tenha no mínimo dois anos e tenha uma página na web, onde um portfólio mostrando que a empresa forneceu esse tipo de serviço para pelo menos três empresas diferentes

Fabricantes de CD e DVD que aceitam pedidos de cópias feitos por gravadoras, distribuidores de filmes ou locadoras

As entidades que prestam serviços de credenciamento também estão entre aquelas que podem ser fornecedoras credenciadas pelo BNDES nos seguintes casos:

No caso de hospitais e outras instituições de saúde, desde que sigam os padrões da ANS

No caso de serviços de metrologia, padronização, regulamentação técnica e avaliação de conformidade, desde que credenciados pelo Inmetro

Por fim, os fabricantes dos seguintes produtos também podem se candidatar a ser um fornecedor credenciado pelo BNDES, desde que alguns requisitos sejam atendidos:

Produtores de barcos – desde que os barcos sejam destinados a pesca ou transporte, com menos de 20 pés e com um motor menor que 200 HP. Barcos a motor para serviços públicos específicos, como manutenção e reparo, destinados a serviços médicos e odontológicos, combate a incêndios, entre outros, não têm restrições quanto ao tamanho ou à potência do motor

Peças automotivas para veículos pesados ​​ou agrícolas, como caminhões, ônibus e tratores

Pneus para ônibus, caminhões, tratores, máquinas de manutenção agrícola ou rodoviária, bem como pneus para motocicletas até 250cc, triciclos e quadriciclos

Para ser um fornecedor credenciado pelo BNDES, é necessário acessar este site. Após o preenchimento de informações como o CNPJ e o número CNAE – que é o equivalente brasileiro à Classificação Industrial Padrão Internacional de Todas as Atividades Econômicas – será necessário escolher um adquirente de cartão de crédito.

O cartão BNDES trabalha com a Cielo, a Redecard e a Cabal. Por fim, é necessária uma descrição completa dos produtos que serão exibidos no site, bem como informações sobre como entrar em contato com a empresa e informações sobre os responsáveis ​​pela conta do fornecedor credenciado pelo BNDES.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Após ouvir relatos de seus clientes empresariais, André percebeu que existia o receio de aceitar cartões por motivos variados, desde custos até não saber como funcionava uma máquina de cartão. Sendo especialista em finanças e educador financeiro com mais de 300 horas em cursos, André decidiu escrever sobre as máquinas de cartão para ajudar seus leitores e os vendedores que querem entrar neste mundo dos cartões de crédito e débito.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Maquininha não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário