Quais são as marcas de máquina de cartão?

Em Tipos de máquinas de cartão por André M. Coelho

Desde os primórdios das vendas por cartão de crédito de maneira eletrônica, o processamento de pagamentos do Brasil para o exterior tem sido um assunto problemático. Teoricamente, os comerciantes só precisam se conectar a um gateway de pagamento para vender seus produtos e serviços em qualquer lugar do mundo. Infelizmente, a realidade não é tão simples e, para muitos países, inclusive o Brasil, não basta estar conectado apenas a algumas redes de cartão de crédito para processar pagamentos de comércio eletrônico.

Embora a indústria global de comércio eletrônico seja movida por pagamentos com cartão de crédito, para uma grande parte do mundo, os cartões de crédito ainda são considerados caros e inseguros. Conhecer as principais marcas de máquinas de cartão não apenas vai te dar o conhecimento das marcas mais seguras para se associar, como também vai te auxiliar a encontrar as melhores oportunidades com menores custos.

Leia também

Máquina para cartão: a importância de uma marca segura

O Brasil é um dos países com as maiores taxas de atividade de comércio eletrônico fraudulento no mundo. Como resultado, os serviços internacionais de prevenção de fraudes provavelmente marcarão transações do Brasil com uma pontuação de risco mais alta do que as transações de outros países.

Há dados insuficientes e insights para os serviços internacionais de prevenção de fraudes para avaliar com precisão as transações brasileiras. Quando os serviços de prevenção de fraude optam por ser cautelosos, há uma grande quantidade de transações de cartão de crédito rejeitadas incorretamente e, posteriormente, perda de receita para o comerciante. Uma marca boa de máquina de cartão ou um gateway de pagamento de uma marca confiável poderão ajudar a impedir as fraudes.

Devido à atual regulamentação financeira no Brasil, comerciantes internacionais, por exemplo, são obrigados a estabelecer uma entidade legal no Brasil para entrar em um acordo de comerciante com compradores brasileiros. Se uma marca operadora de máquinas de cartão abre uma unidade no Brasil, é um sinal de maior segurança. Várias são as empresas desembarcando no mercado nacional e aumentando a concorrência, além de cada uma trazer mais inovações no âmbito da segurança das transações com cartões de crédito e débito.

Escolhendo marca de máquina de cartão

Conheça as marcas de máquina de cartão para escolher a melhor para suas necessidades. (Foto: Mobile Transaction)

Métodos de Pagamento com as máquinas de cartão

Estabelecer o processamento de pagamentos no Brasil permitirá um número significativo de métodos de pagamento adicionais além dos cartões de crédito. Uma boa marca de máquina de cartão também vai oferecer gatewas e plataformas de pagamentos que oferecem métodos como boletos bancários, parcelamentos, vendas pelo telefone, vendas online, entre muitos outros.

O comerciante deve buscar estabelecer um processo para o menor atrito possível para que um consumidor conclua a compra. Um boleto bancário, por exemplo, costuma ser usado quando o gateway oferece descontos para o pagamento no boleto, ou quando o cliente não pode usar o cartão. As opções vão dar ao cliente uma boa flexibilidade para poder confirmar a compra o quanto antes.

Os cartões de débito são o método de pagamento de crescimento mais rápido para o comércio eletrônico no Brasil. Em volume, ainda há menos cartões de débito do que transações com cartão de crédito relacionadas ao comércio eletrônico no Brasil, mas com mais de 300 milhões de cartões de débito emitidos no Brasil, o método de pagamento está rapidamente se tornando onipresente no país, e uma máquina de cartão deverá aceitar esse método de pagamento das principais bandeiras no mercado.

Uma quantidade crescente de cartões de crédito está sendo emitida em bandeiras brasileiras como Elo e Hipercard. Essas redes são usadas como padrão por vários dos maiores bancos brasileiros e os consumidores às vezes pagam a mais pelos cartões de crédito emitidos nas redes Visa ou MasterCard. Embora a Visa ou a MasterCard sejam líderes de mercado, a Elo e a Hipercard têm um número muito maior de cartões de crédito ativos do que as redes internacionais, como American Express e Diners Club. Pensar nessas bandeiras é essencial na hora de escolher a marca certa de máquina de cartão.

Qual marca de máquina de cartão escolher?

Há um punhado de prestadores de serviços de pagamento brasileiros que oferecem estrutura para receber pagamentos no Brasil e liquidar os pagamentos. Seus serviços são configurados para que, para o consumidor brasileiro, o provedor de serviços de pagamento seja exibido como o comerciante e a transação seja cobrada na moeda brasileira local, o Real.

Dependendo do método de pagamento, o comprador brasileiro fará o pagamento ao prestador de serviços de pagamento brasileiro dentro de 30 dias após a transação ter sido autorizada. O prestador de serviços de pagamento deduzirá as taxas de processamento brasileiras, bem como o imposto retido na fonte exigido antes que o pagamento seja trocado para uma moeda internacional e transferido para o comerciante no exterior.

Uma boa parte das transações são feitas em parcelas. Geralmente, isso é usado para comprar bens de capital usando parcelas isentas de juros no cartão de crédito. O valor poderá ser pago ao comerciante em parcelas após o pagamento de cada uma delas pelo cliente.

Uma parte significativa da receita do adquirente brasileiro vem de comerciantes que desejam antecipar o pagamento de vendas concluídas com parcelas. O adquirente antecipará os pagamentos e cobrará do comerciante os juros relacionados.

São marcas de máquinas de cartão brasileiras e que aceitam a maioria das bandeiras de cartão:

Cielo

Rede

Getnet

iZettle

Payleven

Sumup

Moderninha

Mercado Pago

Stone

DirectPay

PagPop

Vero

Zoop

Sipag

Todas estas são plataformas que oferecem soluções mobile, máquinas de cartão tradicionais e opções de gateway para pagamento online.

Escolher entre elas demanda levar em consideração o que já falamos acima, além de comparar as taxas, custos das máquinas e necessidades do seu negócio. A qualidade do atendimento e o SAC merecem também uma atenção especial.

Qual marca de máquina de cartão você usa? Qual acha melhor e por quê?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Após ouvir relatos de seus clientes empresariais, André percebeu que existia o receio de aceitar cartões por motivos variados, desde custos até não saber como funcionava uma máquina de cartão. Sendo especialista em finanças e educador financeiro com mais de 300 horas em cursos, André decidiu escrever sobre as máquinas de cartão para ajudar seus leitores e os vendedores que querem entrar neste mundo dos cartões de crédito e débito.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Maquininha não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário