O que você precisa saber sobre aceitar cartões de crédito como forma de pagamento?

Em Como pedir máquina de cartão por André M. Coelho

Para proprietários de pequenas empresas, adicionar a opção de aceitar cartões de crédito pode ser uma ótima maneira de expandir os negócios. Em uma loja administrada localmente, aceitar cartões de crédito garante negócios de clientes que acabam parando, mas não têm dinheiro em mãos. Em um ambiente online, os cartões de crédito oferecem uma das melhores opções de pagamento para os clientes. O melhor de tudo, configurar-se para aceitar cartões de crédito é um processo bastante simples que garantirá maiores oportunidades de negócios a longo prazo. É preciso saber algumas coisas, porém, para se preparar para aceitar cartões no seu negócio.

Leia também

A conta para receber por cartão de crédito

Configurar uma conta corrente é a maneira mais padrão de se preparar para aceitar cartões de crédito. Uma conta corrente estabelece uma relação financeira com uma instituição para o proprietário da empresa. Entre em contato com seu banco local e pesquise com outros bancos para descobrir suas necessidades para uma conta corrente

É possível também escolher uma conta Pessoa Jurídica. É importante conversar com seu banco ou instituição financeira pois muitas contas de Pessoa Jurídica oferecem descontos para empresas e até máquinas de cartão com taxas mais favoráveis. Pesquisar e comparar vão te levar longe nesse caminho.

Recebimento de cartão de crédito pelos gateways de pagamento

Se você ainda não estiver pronto ou não puder obter uma conta corrente, existem contas de terceiros disponíveis que permitem que os proprietários de empresas aceitem cartões de crédito. PayPal, PagSeguro, Mercado Pago, PayU, são apenas algumas das opções disponíveis. Essas empresas cobram uma taxa por cada transação, no entanto, quando você tem a conta do cartão de crédito.

Outras contas de terceiros incluem Amazon WebStore e Google Checkout. Ambas cobram taxas, mas se você achar que as taxas mensais globais serão mais baixas do que as taxas de transação e de serviços para a conta corrente, a conta de um gateway de pagamento pode ser o caminho a percorrer.

Além disso, algumas dessas empresas integram máquinas de cartão em seus serviços, o que pode resultar em menores taxas e uma logística mais fácil para a gestão das finanças da empresa.

Aceitando cartões

Aprenda mais sobre cartões de crédito e débito e veja o que precisa saber para tirar o melhor deles. (Foto: Len Penzo dot Com)

Vale a pena máquina de cartão?

Prós e contras existem com todos os tipos de transações. As contas corrente e máquinas de cartões tradicionais podem ser caras para algumas pequenas empresas e, por isso, muitas empresas limitam os tipos de cartões que aceitam. Ao mesmo tempo, ter uma conta e máquinas tradicionais também oferecem facilidade de uso e excelente segurança através das máquinas de processamento de cartão de crédito disponíveis.

As contas do PayPal, PagSeguro, Mercado Pago e outras exigem que o proprietário da empresa confie na segurança do sistema que eles fornecem, mas muitos desses nomes são conhecidos e confiáveis ​​pelos compradores.

Considerações sobre aceitar cartões de créditos

Para uma loja local, ter uma conta corrente para aceitar pagamentos na caixa registradora com uma máquina de cartão é o caminho mais lógico a percorrer. Obviamente, os clientes não podem pagar via gateway de pagamento quando entram na sua loja, então você precisará dos meios para aceitar cartões de crédito.

Se você fizer negócios online, no entanto, usar uma conta de terceiros pode ser benéfico. Muitos compradores se sentem mais seguros usando as plataformas de gateways ao invés de inserirem suas próprias informações.

Outra opção é começar com uma máquina de cartão mais simples, como um leitor de cartão para celular. Dessa forma, você começa a aceitar cartões de uma maneira mais simples e com menos custos envolvidos, vendo se essa opção será realmente a melhor para seu negócio ou não.

O que especialistas dizem sobre aceitar cartões?

Os especialistas em pequenas empresas, aconselham o proprietário da empresa a rever cuidadosamente as opções antes de tomar uma decisão. Pequenas empresas que já são lucrativas provavelmente podem lidar com o custo das taxas de transação que acompanham uma conta de comerciante, tanto em uma loja local quanto online.

Pequenas empresas que ainda estão no estágio de fundação e oferecem negócios online podem fazer melhor com um gateway de pagamentos, pelo menos por um tempo.

O importante é saber que você não precisa ficar preso a uma opção apenas. Com o tempo, pode mudar, já que a concorrência no setor de máquinas de cartão oferece cada vez melhores opções aos vendedores.

Você já aceita cartões na sua empresa? Como começou a aceitar?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Após ouvir relatos de seus clientes empresariais, André percebeu que existia o receio de aceitar cartões por motivos variados, desde custos até não saber como funcionava uma máquina de cartão. Sendo especialista em finanças e educador financeiro com mais de 300 horas em cursos, André decidiu escrever sobre as máquinas de cartão para ajudar seus leitores e os vendedores que querem entrar neste mundo dos cartões de crédito e débito.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Maquininha não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário