10 empresas de máquinas de cartão

Em Comparativo de máquinas de cartão por André M. Coelho

O mercado brasileiro viu recentemente a introdução de novos adquirentes de cartões devido a mudanças regulatórias nesse setor. Neste artigo, examinaremos o histórico dos adquirentes de cartões de crédito no Brasil e destacaremos as maiores empresas que operam no país para que você entenda as opções que pode escolher.

Empresas de máquina de cartão de crédito no Brasil

Os adquirentes de cartão de crédito no Brasil têm sido historicamente associados a redes afiliadas de cartão de crédito, as grandes redes como Visa, Mastercard, Diners Club e American Express tinham adquirentes exclusivos no Brasil.

Leia também

Essa tendência mudou significativamente nos anos de 2009 e 2010, quando o Banco Central e o Conselho Brasileiro de Defesa Econômica instituíram que o monopólio dos adquirentes nas redes de cartões de crédito era prejudicial ao desenvolvimento de novos concorrentes.

O novo regulamento não apenas possibilitou a introdução de novos adquirentes de cartão de crédito no mercado brasileiro, mas também mudou a maneira como os adquirentes dominantes trabalhavam e até como eram nomeados. Visanet, a adquirente de cartão de crédito com monopólio da rede Visa e a maior empresa deste setor no Brasil, mudou seu nome para Cielo em 2010 e começou a capturar pagamentos da Mastercard e de outras redes, enquanto seu concorrente Redecard começou a capturar pagamentos da Visa e de outras empresas. redes e mudaram seu nome para Rede em 2013, após investimento do banco brasileiro Itaú.

No entanto, mudanças regulatórias não diminuíram o domínio de mercado dos dois maiores adquirentes de cartões de crédito e nem criaram impedimentos para que essas empresas tivessem monopólio sobre redes menores de cartões, como é o caso da rede Elo para Cielo e da rede Hiper para Rede. Segundo estatísticas recentes, a Cielo e a Rede ainda lidam com quase 90% de todas as transações com cartão de crédito no Brasil, com vários novos adquirentes competindo para ganhar uma fatia maior das transações, a maior das quais é a empresa nacional GetNet, comprada pela banco Santander em 2013.

Aceitando cartões com a Cielo

A adquirente de cartões Cielo, fundada em 1995 com o nome Visanet Brasil pelos bancos brasileiros Bradesco, Banco do Brasil, Banco Real e Banco Nacional, juntamente com a rede internacional de cartões Visa, continua sendo a líder de mercado no setor de adquirentes de cartões no Brasil.

A Cielo teve um IPO bem-sucedido em 2009 e estabeleceu inúmeras parcerias com instituições financeiras e redes de cartões no país ao longo dos anos. A empresa afirma que seus sistemas processaram o equivalente a 9,3% do PIB brasileiro em 2013, com 5 bilhões de transações ocorridas durante esse ano.

Seus serviços abrangem não apenas máquinas de cartão de ponto de venda, mas também soluções de pagamento de comércio eletrônico e plataformas de dispositivos móveis projetadas para pequenas empresas. Algumas das redes de cartões aceitas pelos sistemas Cielo incluem Visa, Mastercard, Elo, uma rede nacional estabelecida por bancos brasileiros, American Express, Diners Club e Discover.

Máquinas de cartão Rede

Uma das maiores adquirentes de cartões do Brasil, a Redecard foi fundada em 1996 pelo Citibank, Banco Itaú e Unibanco depois que a empresa nacional de serviços financeiros Credicard separou suas operações de captura de pagamentos da sua principal operação. A empresa foi adquirida pelo Banco Itaú por BRL 10 bilhões em 2012 e mudou seu nome para Rede e alterou sua identidade visual para corresponder à do Banco Itaú.

A Rede alega que seus serviços estão presentes em todas as cidades brasileiras movidas a eletricidade e telecomunicações e registrou lucro líquido de R$ 1,8 bilhão em 2013. Seus produtos incluem máquinas de cartão para pontos de venda, soluções de pagamento integradas a sistemas de gerenciamento, plataformas de pagamento de comércio eletrônico e soluções de pagamento para dispositivos móveis. Algumas das redes de cartões associadas à Rede são Mastercard, Visa, sua marca proprietária de cartões de crédito Hipercard, Discover e Diners Club.

Máquinas de cartão

Conheça as principais máquinas de cartão do Brasil para te ajudar na escolha certa. (Foto: ShopKeep)

Santander GetNet

A adquirente de cartões GetNet foi fundada em 2003 por empreendedores brasileiros focados em fornecer soluções inovadoras para pagamentos no país, como permitir o carregamento de assinaturas de telefone pré-pago por meio de métodos virtuais. Desde 2009, seus sistemas capturam pagamentos das principais redes de cartões, como Visa e Mastercard, e em 2014 a empresa foi comprada pelo banco Santander por R$1,1 bilhão.

A GetNet alcançou recentemente 6% de participação de mercado no setor de adquirentes de cartões no Brasil e atualmente está presente em mais de 100.000 negócios. Seus produtos incluem uma ampla gama de soluções, incluindo máquinas de ponto de venda, plataformas de pagamento para cartões telefônicos de assinatura e transporte, serviços de segurança de pagamento e detecção de fraudes, processamento de transações eletrônicas, serviços de call center e data center. Algumas das redes de cartões de crédito aceitas por seus sistemas incluem Visa, Mastercard e redes nacionais Good Card e Cabal.

Vero máquinas de cartão

O banco brasileiro Banrisul criou a marca Vero de adquirentes de cartões em 2009, primeiro como adquirente exclusivo de cartões de crédito e vouchers do banco e depois se transformou em adquirente de várias redes. Suas soluções incluem máquinas de ponto de venda, plataformas de pagamento on-line e soluções de pagamento para dispositivos móveis. Os sistemas Vero processam pagamentos das redes Visa, Mastercard e marcas nacionais Verde Card e BanriCard.

Stone

O adquirente de pagamentos Stone foi estabelecido em 2014 pelos bancos BTG Pactual e Panamericano e pelo grupo de investimentos Arpex Capital. Seus produtos incluem máquinas de ponto de venda, soluções de comércio eletrônico e móveis e processamento de pagamentos digitais. Os sistemas Stone atualmente capturam o pagamento da Visa e Mastercard.

Elavon

A adquirente norte-americana Elavon estabeleceu operações no Brasil em 2012 como uma joint venture com o Citibank. Seus produtos incluem máquinas de ponto de venda, soluções de pagamento de comércio eletrônico e processamento de pagamento digital. Os sistemas da Elavon capturam pagamentos das redes de cartões Visa, Mastercard, Diners e Discover.

Global Payments

A empresa norte-americana Global Payments iniciou suas operações no Brasil em 2013, em parceria com o Banco de Brasília. Seus produtos incluem máquinas de ponto de venda e processamento de pagamento eletrônico. Atualmente, eles aceitam apenas redes de cartões Visa e Mastercard.

Bin

A empresa norte-americana First Data começou a operar serviços de aquisição de pagamentos no Brasil em 2014 com a marca Bin, após uma parceria com o Banco Cooperativo do Brasil. Atualmente, seus produtos incluem máquinas de ponto de venda, processamento de pagamento digital e plataformas de pagamento de comércio eletrônico. Os sistemas bin capturam pagamentos das redes Mastercard, Visa e Cabal.

Quais outras empresas de máquina de cartão vocês conhecem?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Após ouvir relatos de seus clientes empresariais, André percebeu que existia o receio de aceitar cartões por motivos variados, desde custos até não saber como funcionava uma máquina de cartão. Sendo especialista em finanças e educador financeiro com mais de 300 horas em cursos, André decidiu escrever sobre as máquinas de cartão para ajudar seus leitores e os vendedores que querem entrar neste mundo dos cartões de crédito e débito.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Maquininha não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário