Leitor de cartão de crédito no celular funciona?

Em Maquina de cartão móvel e WiFi por André M. Coelho

Se você sempre sonhou em iniciar seu próprio negócio, ou se a economia estagnada o levou a buscar esse sonho mais cedo do que o esperado, você pode se sentir confortável ao descobrir que uma tecnologia emergente poderia facilitar: leitores de cartão de crédito móveis.

Hoje em dia, nada afasta os clientes como uma placa que diz “somente dinheiro”. Menos e menos pessoas parecem carregar dinheiro; em vez disso, muitos pagam até pelos menores itens com um cartão de crédito ou débito. Isso pode representar um desafio para o indivíduo ou para o pequeno empresário que nem sempre trabalha em um local físico. Considere empresas de telefonia móvel como um caminhão de comida, assim como profissionais que fazem visitas domiciliares, como um massagista ou um passeador de cães – até mesmo a babá adolescente ou o cortador de grama. O seu sustento pode depender da capacidade de aceitar pagamentos facilmente. E hoje, isso significa aceitar cartões.

Leia também

Como funciona o leitor de cartão de crédito no celular?

Os leitores de cartão de crédito móvel basicamente transformam seu smartphone em uma máquina de cartão cartão de crédito. Se você é sério sobre o seu negócio, é provável que você já tenha um smartphone que você usa para fins comerciais. Se não, talvez a capacidade de finalmente aceitar pagamentos em plástico em movimento faça com que o investimento em um smartphone valha a pena para você.

Vários leitores de cartão de crédito móvel estão no mercado agora, e cada um deles trabalha um pouco diferente. Embora a tecnologia básica seja a mesma que você encontra nos onipresentes terminais de ponto de venda, cada serviço usa seu próprio mecanismo e cada um vem com sua própria estrutura de taxas.

Exploraremos essa tecnologia em expansão e algumas das máquinas e serviços mais populares disponíveis. O melhor para você dependerá de suas necessidades. E, como a segurança é sempre um problema quando se trata de informações confidenciais de cartão de crédito, exploraremos algumas das acusações que os concorrentes fizeram contra outros produtos.

Máquinas e serviços de cartão de crédito móvel

A forma mais simples de leitor de cartões é uma pequena caixa que se conecta ao conector de áudio de um smartphone. Inclui um espaço para o passe físico de um cartão de crédito. Se você fez o download do aplicativo, o smartphone receberá as informações enviadas por meio de ondas sonoras para o telefone.

Outra opção é um leitor de cartão de crédito Bluetooth. Ele funciona de forma quase independente, mas precisa se conectar ao seu smartphone para acessar a internet e se conectar com o app e a rede da prestadora de serviços de pagamentos por cartão. O leitor não funciona de forma independente.

A tecnologia de comunicação de campo próximo (NFC) permite que os consumidores façam compras apenas com uma onda de seu telefone. Smartphones com essa capacidade podem armazenar informações de cartão de crédito e transmitir as informações para leitores de cartão de crédito habilitados para NFC.

Esses leitores populares são compatíveis com uma variedade de dispositivos móveis e tablets, mas verifique a compatibilidade antes de se comprometer com um. Conforme você processa a transação, os aplicativos lhe dão a opção de enviar um recibo ao cliente via email ou SMS. Claro, você não precisa de uma máquina para aceitar pagamentos com cartão de crédito. Você pode utilizar também aplicativos de serviços como PayPal, PagSeguro e Mercado Pago para realizar transferências usando cartões. Não é bem uma máquina de cartão móvel, mas é um método móvel de pagamento.

Planos de pagamento variam entre os diferentes serviços, com cobranças de porcentagens de cada transação, podendo também cobrar taxas mensais. Mas a melhor opção para você pode depender de quantas transações você processa e quão grandes elas são.

Leitor de cartão de celular

Existem diversos modelos de leitor de cartão que podem atender às suas necessidades e usar diferentes tecnologias para aceitar cartões pelo smartphone. (Foto: geekygadgets.com)

Segurança do leitor de cartão de crédito e débito para celular

Todas as empresas que vendem leitores de cartão de crédito móvel dirão que seu produto é perfeitamente seguro, mas será que são mesmo? Enquanto alguns clientes famintos em um food truck reagem com alegria ao aceitar cartões de crédito, outros reagem com pavor quando vêem o cartão ser levado para o telefone pessoal de um estranho. O roubo de identidade e a fraude de cartões são as principais preocupações, e alguns especialistas em tecnologia dizem que certos leitores são mais seguros do que outros.

Primeiro, vamos examinar os recursos de segurança reivindicados pelos leitores de cartão de crédito móvel. As empresas dizem que seus dispositivos não armazenam informações de cartão no telefone do comerciante. Alguns gostam de ressaltar que é mais seguro do que outras trocas de pontos de venda, como restaurantes, porque o cartão nunca deixa a visão do cliente, enquanto as informações do cartão podem ser copiadas à mão. As empresas também gostam de observar que seu software ou dispositivo está em conformidade com o Padrão de segurança de dados do setor de cartões de pagamento, atendendo a requisitos como a criptografia de dados do cartão.

Apesar de tais precauções, alguns dizem que as informações do seu cartão ainda estão em risco, e que os leitores de cartão de crédito móvel abrem oportunidades para hackers e criminosos. Assim, parece que os consumidores podem estar correndo riscos ao permitir que seus cartões sejam inseridos em leitores de cartão de crédito móvel. Mas é uma questão de debate se esses riscos são suficientes para serem alarmantes ou mesmo significativamente diferentes daqueles riscos associados a qualquer outra transação de cartão. Então, todo cuidado é necessário para garantir a segurança dos seus dados.

É preciso de CNPJ para máquina de cartão de celular?

Muitos serviços exigem uma conta com CNPJ para ajudar a garantir que as instituições financeiras que o comerciante não executar as vendas com cartões fraudulentos e fugir com o dinheiro. Muitos comerciantes preferem usar outros serviços mais flexíveis porque eles não exigem um CNPJ, podendo usar uma conta de Pessoa Física normalmente.

Ficou alguma dúvida sobre os cartões de crédito para celulares? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Após ouvir relatos de seus clientes empresariais, André percebeu que existia o receio de aceitar cartões por motivos variados, desde custos até não saber como funcionava uma máquina de cartão. Sendo especialista em finanças e educador financeiro com mais de 300 horas em cursos, André decidiu escrever sobre as máquinas de cartão para ajudar seus leitores e os vendedores que querem entrar neste mundo dos cartões de crédito e débito.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Maquininha não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário