Vale a pena usar máquina de cartão no seu negócio?

Em Comparativo de máquinas de cartão por André M. Coelho

Cartões de crédito são a força vital do comércio moderno. Os clientes gostam de cartões de crédito porque economizam para fazer uma viagem ao banco. A maioria das lojas físicas e online de médio a grande porte aceita pelo menos um tipo de cartão de crédito. No entanto, a decisão de aceitar cartões de crédito pode ser mais difícil para uma pequena empresa. Existe um custo associado à aceitação de cartões de crédito e você deve avaliar se os benefícios superam o custo.

Avalie as vantagens da máquina de cartão de crédito

Primeiro, os cartões são convenientes não apenas para os compradores, mas também para você, porque a empresa do cartão deposita os fundos diretamente na sua conta e você não precisa se preocupar com cheques incorretos, garantir o dinheiro ou cobrar faturas. Em segundo lugar, o sinal na janela da sua loja dizendo que você aceita cartões de crédito lhe dá credibilidade instantânea. Terceiro, as vendas aumentam, pois os clientes podem fazer mais compras por impulso e comprar itens mais caros quando pagam com cartão de crédito.

Leia também

Estime os custos de aceitar cartões de crédito

Primeiro, você incorrerá em custos iniciais de inicialização, como o custo de compra ou aluguel do equipamento de cartão de crédito e a configuração de uma linha de telecomunicação separada para conectar-se à empresa de processamento de cartões. Segundo, você incorrerá em custos contínuos, como taxas de extrato mensais, taxas de transação e uma porcentagem de cada transação de vendas. Alguns desses custos dependem do seu volume de vendas, enquanto outros são constantes. Terceiro, há risco de estorno, o que significa que os clientes podem contestar as cobranças do cartão de crédito, caso não estejam satisfeitos com seu produto ou serviço.

Aceitar cartões na empresa

Aceite compras no cartão e aumente as vendas em seu negócio. (Foto: Wireless Terminal Solution)

Calcule seu ponto de equilíbrio para aceitar cartões de crédito

Este é o ponto em que seus lucros são suficientes para cobrir as taxas de cartão de crédito e os custos de transação. Por exemplo, se sua margem de lucro operacional, que é vendas menos custo de mercadorias e despesas operacionais, for de aproximadamente 7% das vendas e as taxas de cartão de crédito forem de aproximadamente 3%, você poderá considerar aceitar cartões de crédito. No entanto, se você estiver operando um negócio de baixa margem, como uma pequena loja de conveniência, ou se não tiver muitos clientes de varejo, como uma consultoria doméstica, poderá decidir não aceitar cartões de crédito.

Avalie a importância dos cartões de crédito para gerar vendas

Embora algumas empresas de pequeno porte possam não precisar aceitar cartões de crédito, como uma pequena mercearia ou um carro com chip, outras podem perder dinheiro porque não gerariam volume de vendas suficiente para cobrir despesas fixas. Por exemplo, um restaurante, mesmo um pequeno, precisa aceitar pelo menos um cartão de crédito para torná-lo conveniente para os funcionários do escritório durante o horário de almoço e para as famílias durante o horário do jantar.

Considere definir limites de compra para aceitar cartões de crédito

Isso significa que você aceitaria um cartão de crédito somente se o cliente comprasse um valor mínimo, mas a lei não permite isso. O que a lei permite é que você defina valores diferentes para compras no cartão e dinheiro, desde que você trate todos os cartões da mesma forma. Isso pode ajudá-lo a manter as margens em itens com preços mais baixos. No entanto, tenha cuidado como você impõe esses descontos. Tenha certeza de que está incluindo as taxas nos cálculos para evitar prejuízos.

Como vocês colocaram cartões na empresa de vocês? Quais máquinas escolheram?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Após ouvir relatos de seus clientes empresariais, André percebeu que existia o receio de aceitar cartões por motivos variados, desde custos até não saber como funcionava uma máquina de cartão. Sendo especialista em finanças e educador financeiro com mais de 300 horas em cursos, André decidiu escrever sobre as máquinas de cartão para ajudar seus leitores e os vendedores que querem entrar neste mundo dos cartões de crédito e débito.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Maquininha não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário