Como pagar usando QR Code?

Em Problemas em máquinas de cartão por André M. Coelho

Depois de anos de debate sobre sua utilidade, os códigos QR podem estar ganhando um novo seguinte. Muitos varejistas – e até mesmo restaurantes – estão adotando códigos QR como forma de atender a essa necessidade.

Os pagamentos de código QR são bastante simples. Um consumidor abre um aplicativo em seu celular, e o varejista digitaliza o código QR para receber o pagamento. É tão rápido e fácil, e praticamente toda máquina de cartão já aceita esse tipo de pagamento.

Como funcionam os pagamentos de código QR?

Os códigos QR parecem muito parecidos com códigos de barras, mas têm uma vantagem, particularmente quando se trata de pagamento. Para iniciantes, os usuários podem digitalizar esses códigos de uma tela – como uma tela de smartphone – em vez de apenas papel. Tudo que você precisa receber o pagamento é um dispositivo que pode digitalizar o código QR – como um tablet ou um leitor de código de barras especializado.

Leia também

Para pagamentos de código QR do consumidor, você só precisa abrir o aplicativo relevante para digitalizar o código. Na maioria dos dispositivos móveis de hoje, este é o aplicativo da câmera. Os clientes podem digitalizar o código que o varejista está exibindo no checkout, confirme o preço total e siga os prompts para finalizar o pagamento.

Outra maneira de fazer pagamentos de código QR é para o varejista digitalizar um código QR no dispositivo do consumidor. Depois de totalizar o valor no sistema POS, o consumidor abre o aplicativo com seu código de pagamento. O varejista digitaliza o código e o consumidor finaliza a transação em seu dispositivo.

Pagamento com QR Code

Para pagar com QR Code, basta escanear o código com um aplicativo de pagamentos e autorizar o débito. (Imagem: divulgação)

Como configurar pagamentos com código QR?

Se um comerciante usa um serviço como o PayPal, PagSeguro, PicPay, ou uma máquina de cartão, é bastante fácil configurar códigos QR. Você pode gerar um código de maneira rápida e fácil do site, aplicativo, ou máquina de cartão, escolhendo a opção de pagar por código QR. O consumidor então digitaliza o código e entra no valor do pagamento do aplicativo PayPal em seu telefone.

O código QR de pagamento geralmente é estático, o que significa que isso não muda. É ideal para um pequeno ou micro negócio que está apenas começando e lida em ordens menores.

Vantagens dos pagamentos de código QR

Receber pagamentos por código QR é fácil. Os varejistas só precisam configurar uma conta com um processador de pagamento, como PagSeguro, Mercado Pago, ou PayPal, gerar um código.

Fazer pagamentos de código QR podem ser mais rápidos para os consumidores do que abrir suas carteiras e remover um cartão de crédito. Eles também não precisam levar nada além de seu smartphone na loja. Diga que alguém para em uma loja de conveniência para comprar uma bebida depois de uma corrida; Eles só precisam digitalizar seu código QR no registro para sair com a garrafa de água fria.

Os pagamentos de código QR também oferecem mais segurança do que cartões de crédito, já que várias violações de dados de alto perfil ilustraram. Todos os dados transferidos são criptografados, portanto, não há necessidade de armazenar informações de pagamento do cliente em seus sistemas.

Além disso, os códigos QR podem ser mais confiáveis ​​do que outros métodos de pagamento. A maioria das câmeras de smartphone pode ler facilmente os padrões nas caixas pretas, e os códigos incluem dados exclusivos, cometendo erros no pagamento menos provável e a transação muito mais rápida.

Configurando os códigos QR no seu negócio

Muitos tipos diferentes de varejistas podem usar pagamentos de código QR. Além do exemplo de loja de conveniência acima, vendedores de rua e micro empresas podem usar códigos QR para tornar muito mais fácil para seus clientes pagar por seus bens.

Por exemplo, se você vender uma quantidade limitada de inventário como fornecedor de rua, você pode criar códigos QR para cada um dos produtos. O consumidor apenas digitaliza o código QR para pagar pelo item.

Em última análise, é fácil para os varejistas e consumidores começarem os pagamentos de código QR. Eles podem ajudar os vendedores a coletar o pagamento muito mais rápido e se concentrar em vender produtos, oferecendo aos consumidores maior conveniência.

Como vocês usam o código QR no seu negócio? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Após ouvir relatos de seus clientes empresariais, André percebeu que existia o receio de aceitar cartões por motivos variados, desde custos até não saber como funcionava uma máquina de cartão. Sendo especialista em finanças e educador financeiro com mais de 300 horas em cursos, André decidiu escrever sobre as máquinas de cartão para ajudar seus leitores e os vendedores que querem entrar neste mundo dos cartões de crédito e débito.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Maquininha não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário