Recusas de cartão de crédito ocorrem quando a transação de pagamento não pode ser processada. Há várias razões para isso: uma recusa do processador de pagamento, do gateway de pagamento ou (mais comumente) do banco emissor. Associado ao pagamento recusado, há um código de falha e um motivo fornecido ao comerciante.
Erro refaça a operação: o que fazer?
Se você recebeu uma mensagem para refazer a operação, há algumas causas comuns para o erro. Abaixo está um guia para os erros mais comuns envolvidos com esta mensagem e algumas ações recomendadas a serem executadas quando ocorrerem.
Aqui está um rápido glossário de termos comumente usados para garantir que as definições sejam claras:
Emissor do cartão – refere-se à instituição financeira que emite cartões de crédito. Não confunda com a bandeira do cartão de crédito.
Titular do cartão – uma pessoa que possui um cartão de crédito ou débito. Essencialmente, essa é a pessoa cujo nome está na conta do cartão ou no próprio cartão.
Terminal – também conhecido como terminal de pagamento, POS (ponto de venda), EFTPOS ou terminal de cartão de crédito, é o dispositivo que faz interface com os cartões de pagamento para processar as transações eletrônicas de transferência de fundos.
Processador de pagamento – normalmente, um terceiro é designado por um comerciante para lidar com o processamento de pagamentos por vários meios, como cartões e cheques, online ou pessoalmente.
CID – Número de identificação do cartão de crédito. Este é um código de três dígitos no painel de assinatura, na parte traseira dos cartões Visa, MasterCard e Discover. O CID do American Express tem 4 dígitos na frente do cartão.
CVV / CVV2 – Valor de verificação do cartão 2. O CVV é um código incorporado aos cartões que é passado quando um cartão é digitalizado em um POS ou ATM. O CVV2 é semelhante ao CID (veja acima) e é impresso no cartão físico e é usado durante o check-out para uma medida de segurança adicional.
Códigos de erro de máquinas de cartão e soluções
Texto de resposta: Trans inválida
Definição de código de falha: transação inválida
Explicação: Esta transação não é suportada ou é inválida. Este código pode ser exibido ao tentar reembolsar um pagamento por crédito, por exemplo.
Ao trabalhar com uma solução segura de processamento de pagamentos, esses erros devem ser detectados antes que a transação seja submetida para autorização, o que significa que esse código raramente aparece, se é que existe. Se você receber esse código de falha, verifique o tipo de pagamento e os detalhes do pagamento e corrija-os conforme necessário. Depois que o problema for resolvido do lado do comerciante, tente processar o pagamento novamente.
Texto de resposta: Erro de valor
Definição do código de falha: Valor inválido
Explicação: A transação é inválida porque a quantidade solicitada para processamento é negativa ou não numérica.
Ação recomendada: uma correção simples pode ser feita verificando o valor do pagamento e ajustando-o. Depois que o valor for fixado, continue com a transação novamente.
Texto de resposta: Erro do Nº do cartão
Definição do código de falha: Número do cartão inválido
Explicação: O número do cartão é inválido.
Ação recomendada: revise o número do cartão e corrija-o antes de tentar processar esta transação novamente. Se houver pagamentos recorrentes agendados, interrompa-os assim que o número do cartão inválido for encontrado. Os comerciantes terão uma taxa de autorização para cada tentativa de transação com um número de cartão inválido. Revise o número do cartão e corrija-o antes de tentar processar esta transação novamente. Se houver pagamentos recorrentes agendados, interrompa-os assim que o número do cartão inválido for encontrado. Os comerciantes terão uma taxa de autorização para cada tentativa de transação com um número de cartão inválido.
Texto de resposta: Digite novamente
Definição do código de falha: Redigite a transação
Explicação: Houve um erro desconhecido.
Ação recomendada: tente a transação novamente. Se as tentativas repetidas não derem certo, entre em contato com o seu PSP para obter assistência. Tente a transação novamente. Se tentativas repetidas não derem certo, entre em contato com o seu PSP para obter assistência.
Texto de resposta: Repetir
Definição do código de falha: Sistema do emissor indisponível
Explicação: Um erro de comunicação temporário causou falha na autorização.
Ação recomendada: Tente processar a transação novamente. Se tentativas repetidas também não derem certo, entre em contato com o provedor para obter assistência.
Texto de resposta: Cartão OK
Definição do código de falha: sem motivo para recusar
Explicação: Um erro desconhecido causou falha na autorização, mas não foi detectado nenhum problema no próprio cartão.
Ação recomendada: Tente processar a transação novamente. Se tentativas repetidas também não derem certo, entre em contato com o provedor para obter assistência.
Texto de resposta: Erro do sistema
Definição do código de falha: Mau funcionamento do sistema
Explicação: Um erro temporário causou falha na autorização.
Ação recomendada: Tente processar a transação novamente. Se tentativas repetidas também não derem certo, entre em contato com o provedor para obter assistência.
Texto de resposta: Falha no CV
Definição do código de falha: Erro de verificação do tipo de cartão
Explicação: O CID ou CVV2 fornecido não corresponde ao associado ao número do cartão. Esse código de falha também pode indicar um erro na configuração da conta do comerciante.
Ação recomendada: solicite o código corrigido ao cliente. A transação pode ser tentada novamente sem o CID ou CVV2, mas os comerciantes devem estar cientes de que um código inválido pode sinalizar o uso fraudulento do cartão. Se a transação for tentada sem o código e não for concluída, entre em contato com o PSP para obter assistência e determinar se é um problema de configuração da conta.
Com este guia para os códigos de falha de cartão de crédito mais comuns, os comerciantes agora podem avaliar e responder rapidamente às transações recusadas. Normalmente, entrar em contato com o cliente ou revisar os detalhes do cartão levará a uma resolução. Isso significa recuperar a receita perdida de transações recusadas e garantir que as transações futuras possam ser processadas sem incidentes.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!