Erro 12 cartão, como resolver?

Em Códigos de erro e manutenção por André M. Coelho

É difícil para um cliente quando o cartão de crédito é recusado durante uma compra. Frequentemente eles se sentem envergonhados ou com raiva e, em uma loja de tijolo e argamassa, é o comerciante que deve lidar com eles.

Mas os declínios também são frustrantes para o dono da loja. Não apenas você tem um cliente potencialmente irado em suas mãos, mas também pode estar enfrentando uma venda perdida.

A compreensão dos códigos que acompanham um declínio pode facilitar a situação – e pode salvar a venda. Compilamos uma lista dos códigos de recusa mais comuns que um comerciante pode ver, além de sugestões sobre como lidar com as situações.

Leia também

Código de erro 12 no cartão

O número de erro e o texto do erro varia um pouco de uma operadora de máquina de cartão para outra. Porém, acontecem mais ou menos pelos mesmos motivos.

Normalmente, ocorre apenas se você digitar manualmente o número do cartão e ele for digitado incorretamente. Verifique se tudo está correto e execute o cartão novamente.

Esse código geralmente é retornado pelo emissor quando eles não aceitam a transação. Isso pode ocorrer quando uma transação no mesmo valor e comerciante é tentada várias vezes rapidamente para o mesmo cartão. O titular do cartão deve entrar em contato com o banco emissor.

Por que o PDV me deu uma mensagem de transação inválida?

Aqui estão algumas razões pelas quais você pode obter um código de cartão de crédito 12:

O número do cartão está incorreto. Esta é a explicação mais simples. Às vezes, quando um número de cartão é digitado incorretamente, ele pode acionar de volta uma transação inválida.

A data de validade é inválida. Isso pode significar que foi digitado incorretamente ou expirou.

AVS falhou. O Address Verification System, ou AVS, é uma medida de prevenção de fraudes implementada pelas associações membros do cartão, como a VISA. Eles verificam campos como o código postal em seus registros para garantir que alguém não esteja usando um cartão que não é deles.

Você está tentando algo estranho como pegar um reembolso. Se o sistema não souber lidar com uma solicitação, poderá cuspir um código de recusa 12 em resposta.

O cartão de crédito em si é inválido. É possível que o cartão tenha sido cancelado ou sinalizado pela empresa do cartão de crédito e esteja passando como um código de cartão de crédito 12.

Você tentou executar o cartão várias vezes seguidas em rápida sucessão. Muitas associações de cartões têm medidas contra várias transações rápidas, pois geralmente são um sinal de fraude.

Pode ser uma delas ou uma combinação delas que está causando o acionamento do sistema por uma transação inválida. Verifique se não é um erro do usuário e vá a partir daí.

Erro do cartão de crédito

Se o cartão for recusado por algum erro, mantenha a calma e identifique a causa para consertar o problema. (Foto: White Rose Credit Union)

O que fazer quando você receber um código de erro de máquina de cartão?

As situações de recusa de código são sempre irritantes, mas siga estas etapas para resolvê-lo o mais rápido possível!

Etapa 1: desculpar-se com o cliente

Mesmo que você tenha certeza de que a culpa é deles, ser cordial ajuda a tornar esse processo menos frustrante para ambas as partes.

Etapa 2: tente executar o cartão novamente

A maioria das pessoas tenta isso primeiro de qualquer maneira, mas caso você não tenha tentado.

Etapa 3: se isso não funcionar, ou se você não estiver pessoalmente, verifique se todas as informações estão corretas.

Faça uma leitura lenta do código, data de validade, nome e código de segurança. Peça ao seu cliente para repeti-lo, se necessário.

Etapa 4: sugira verificar novamente o CEPdo cliente.

É possível que o cliente tenha se mudado recentemente e tenha inserido acidentalmente o CEP incorreto. Pergunte educadamente se há outra possibilidade de CEP.

Etapa 5: se nenhuma dessas correções funcionar, solicite ao cliente que pague com um cartão diferente.

Se você não conseguir que o cartão funcione, verifique se seu cliente deseja trocar de cartão para você.

Etapa 6: se essa não for uma opção, solicite uma forma de pagamento ou oferta alternativa para reter o pedido enquanto eles ligam para o banco para obter mais detalhes.

Veja se eles podem pagar em dinheiro ou cheque. Se isso não for uma opção, não peça desculpas! Peça o nome ou dê uma linha telefônica mais direta. É provável que eles tenham que ligar para o banco para descobrir as coisas, então você quer levá-las de volta para a frente da fila do caixa quando descobrirem. A última coisa que você quer fazer é perder uma grande venda para um concorrente devido a um erro no sistema.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Após ouvir relatos de seus clientes empresariais, André percebeu que existia o receio de aceitar cartões por motivos variados, desde custos até não saber como funcionava uma máquina de cartão. Sendo especialista em finanças e educador financeiro com mais de 300 horas em cursos, André decidiu escrever sobre as máquinas de cartão para ajudar seus leitores e os vendedores que querem entrar neste mundo dos cartões de crédito e débito.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Maquininha não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário