Como cancelar cartão de crédito?

Em Problemas em máquinas de cartão por André M. Coelho

Você quer cancelar seu cartão de crédito. Antes de você pegar sua tesoura, sabe disso: cancelar um cartão de crédito na maneira certa envolve mais do que simplesmente cortá-lo em dois. Requer que você siga etapas específicas para fechar a conta do cartão de crédito para o bem – com o menor dano à sua pontuação de crédito.

Aqui está tudo que você precisa saber para cancelar um cartão de crédito com sucesso.

Você deve cancelar seu cartão de crédito? Provavelmente não

A primeira pergunta a se perguntar antes de cancelar um cartão é: Você realmente precisa cancelá-lo? Ou seria melhor apenas colocá-lo longe e não usá-lo? Ter uma linha de crédito disponível em um cartão sem equilíbrio sempre ajuda sua pontuação de crédito, e pode ser útil em uma emergência ou se seus termos melhorarem no futuro.

Leia também

No entanto, existem duas ocasiões para cancelar um cartão de crédito é chamado para:

Nesses casos, faz sentido cancelar cartões, já que eles estão custando desnecessariamente dinheiro.

Primeiro passo para Ccancelamento de cartão: o impacto na pontuação de crédito

Antes de fechar qualquer conta de cartão de crédito, você precisa considerar o possível efeito na sua pontuação de crédito. Só porque você cancela um cartão de crédito não significa que suas informações de pagamento saem do seu relatório de crédito imediatamente.

No caso de contas abertas, os dados de crédito positivos podem permanecer no relatório de crédito indefinidamente. Contas fechadas com saldos zero e nenhuma informação negativa associada normalmente permanecem em um histórico de crédito por 5 anos a partir da data em que são relatados fechados.

As marcas mais ruins no seu relatório de crédito têm uma data de vencimento mais rápida. Se a conta nunca é mais positiva, é carregada e enviada para coleções, a conta original e qualquer conta de coleta subsequente serão excluídas. Isso permite que as informações positivas permaneçam mais do que a maioria das informações negativas.

Além disso, os credores potenciais levam em conta a quantidade de crédito ainda em uso uma vez que um cartão e seu limite de crédito associado seja cancelado. Isso porque as agências de crédito e os credores estão interessados ​​no que é conhecido como uma razão de saldo para limitar, também conhecido como sua taxa de utilização de crédito, que compara a quantidade de crédito sendo usada para o valor total de crédito disponível para o mutuário.

A proporção é mais importante hoje do que quanto a crédito disponível. Do ponto de vista de um credor, uma baixa relação de saldo para limitar é um forte indicador de bom risco de crédito. Para compensar o fechamento de uma conta, por exemplo, você pode solicitar um aumento de limite de crédito em outro cartão para manter a proporção.

Dependendo do seu total de crédito disponível, fechar uma conta de cartão de crédito com um limite de crédito alto pode prejudicar sua pontuação de crédito, particularmente se você tiver altos saldos em outros cartões ou empréstimos. Para ter certeza de que fechar uma placa não afeta sua pontuação, pague saldos em todas as outras cartas. Se você tiver saldos zero, sua taxa de utilização de crédito é zero e não será afetada pela perda de um equilíbrio. No entanto, os especialistas dizem que este passo pode ser desnecessário para a maioria das pessoas.

Se uma pessoa estabeleceu um bom crédito, o impacto do fechamento do cartão deve ser mínimo e de curta duração.

Fundo de emergência investido

O dinheiro da reserva de emergência deve ser colocado em um investimento que seja fácil de sacar. (Imagem: divulgação)

O limite do cartão de crédito antigo é o melhor crédito

A idade de uma conta de cartão de crédito também é uma consideração importante. O tempo que uma conta foi aberta é um fator nas pontuações de crédito. Uma história mais positiva é benéfica para as pontuações de crédito. Então, fechar uma conta mais antiga em teoria poderia ter um impacto mais negativo.

Como negativo? Não há resposta única. As pontuações de crédito pesam tudo no histórico de crédito de uma pessoa em relação um ao outro. Assim, para uma pessoa, fechando uma conta mais antiga pode representar maior risco do que para outra pessoa apenas por causa da natureza única de suas histórias gerais de crédito.

Se você é jovem e ter um histórico de crédito curto, fechar a conta pode prejudicar sua pontuação geral de crédito mais do que se você fosse alguém em seus 50 anos que tem um histórico de crédito muito mais longo. Como afirmado anteriormente, o fechamento da conta não limpa esse histórico de conta do seu relatório, então se você abrir um novo cartão de crédito com termos mais atraentes para substituir o cartão que você está cancelando, sua pontuação de crédito não terá um grande sucesso.

Como cancelar um cartão de crédito passo a passo

Desde que você tenha considerado esses problemas e tenha outro cartão de crédito, você pode fazer acusações, você está pronto para cancelar seu cartão de crédito. Fechando uma conta da maneira certa demora um pouco de tempo, paciência e organização. Ao passar pelo processo de cancelamento do seu cartão de crédito, você pode querer manter notas completas sobre quem você falou, o que eles disseram e quando. Dessa forma, se alguma coisa der errado, você terá todos os fatos gravados. Use as etapas a seguir para cancelar seu cartão de crédito da maneira correta.

1. Encontre o número do departamento de atendimento ao cliente que você precisa entrar em contato

Para iniciar o processo de fechar a conta, colete e anote o número do atendimento ao cliente e o endereço de correspondência que você precisará. O número do atendimento ao cliente está no seu cartão de crédito, declaração mensal e site do emissor; O endereço de correspondência também está no site e na instrução mensal.

2. Resgate quaisquer recompensas restantes

No caso de cartões de recompensas, é comum perder algumas recompensas acumuladas quando um cartão estiver fechado, e isso pode ser inevitável. Mas com o planejamento, deve ser possível minimizar a perda. Verifique os procedimentos de equilíbrio e resgate de recompensas no site do emissor. Se você é incapaz de aplicá-los a viajar ou mercadoria, talvez seja capaz de receber milhas ou pontos acumulados como um crédito de declaração.

Os cartões de crédito em dinheiro geralmente têm os recursos de resgate mais fáceis. No entanto, a maioria deles requer recompensas para atingir certos limites geralmente antes de poder resgatar.

Alguns programas de caixa de dinheiro em dinheiro acumulam dinheiro apenas uma vez por ano, em um cronograma predeterminado. Conhecer as regras para a redenção permitirá que você planeje como capturar recompensas construídas antes de cancelar o cartão.

3. Pague qualquer saldo restante

Pague seu cartão de crédito na íntegra ou, se você puder encontrar um cartão de transferência de saldo com melhores condições, transfira o saldo. Você não pode fechar completamente um cartão até que o saldo seja pago.

Se você não quiser mais acusações acumuladas ao cartão até que o saldo seja pago, você pode entrar em contato com o emissor e pedir que o cartão seja bloqueado até que o saldo seja apagado e o cartão seja fechado.

Se você normalmente carrega um equilíbrio de um mês para outro, precisará pagar o equilíbrio completo da declaração dois meses seguidos para acabar com o saldo e parar ainda mais as taxas de juros acumuladas.

4. Ligue para o seu banco

Depois de atingir o representante do serviço ao cliente do banco, confirme se o saldo do seu cartão de crédito é zero. Não assuma que o saldo é zero, porque você pagou o valor total em sua conta mais recente. Os juros podem ter continuado a acumular entre o tempo que o emitente enviou a conta e seu pagamento foi feita.

Quando tiver certeza, o saldo é zero, informe-os que você está cancelando o cartão. Enquanto algumas empresas de cartão de crédito permitirão que você cancele sem falar com um representante, outros podem ser menos obrigatórios.

Se você é recebido com resistência, segure firme. É o seu direito fechar a conta. Diga ao representante que você quer que seja notado que a conta está sendo fechada ao seu pedido.

Peça um nome e endereço que você pode escrever com um aviso do cancelamento do seu cartão e observe isso junto com os detalhes da chamada, incluindo data, hora e uma maneira de identificar o representante que você falou.

5. Envie uma carta solicitando o fechamento da conta de cartão, só para ter certeza

Para maior segurança (caso o representante do atendimento ao cliente comete um erro), escreva uma pequena carta ou email de cancelamento ao emissor do cartão. Solicite confirmação por escrito do fechamento da conta e número de protocolo do atendimento

A carta deve incluir seu nome, endereço, número de telefone e número de conta e detalhes da sua chamada telefônica anterior. Além disso, afirme que você deseja que seu relatório de crédito reflita que a conta foi “fechada ao pedido do consumidor”.

Junto com a carta, inclua o número do cheque (ou uma cópia da verificação cancelada ou outra verificação de pagamento) que você usou para pagar o saldo da sua conta.

Faça uma cópia da carta para seus registros. Envie a carta via correio certificada ou com o recebimento de retorno solicitado, para que você possa provar que a empresa recebeu sua carta.

6.Veja seu relatório de crédito para confirmar o cancelamento

Obter o cartão cancelado pode levar um tempinho. Depois de alguns dias, dê uma olhada em uma cópia do seu relatório de crédito para garantir que a conta seja marcada como “FECHADA”.

Você pode extrair uma cópia gratuita do seu relatório de crédito uma vez por ano de cada uma das principais agências de crédito. V

Se a conta aparecer aberta, repita o processo: Ligue para o número do atendimento ao cliente para relatar o erro, acompanhar um email ou carta por correio com aviso de receebimento (incluindo uma cópia da sua carta original solicitando que a conta seja fechada) e, em seguida, verifique novamente o seu relatório de crédito. .

Se isso falhar, você pode apresentar uma disputa por meio de uma das agências de crédito. E se isso não funcionar, você pode apresentar uma disputa com o Procon ou tribunal de pequenas causas.

7. Descarte seu cartão adequadamente após confirmar o cancelamento

Depois de documentar o processo de cancelamento e certificar-se de que seu relatório de crédito reflete a conta fechada, você finalmente está livre para descartar seu cartão de crédito. Existem inúmeras maneiras de destruir o seu plástico (ou metal), mas você precisará escolher um método de descarte que deixa suas informações completamente irrecuperáveis ​​a partir de ladrões de identidade.

Se você decidir pegar a tesoura, certifique-se de que esteja cortando cada parte da informação, incluindo o número do seu cartão, a CVV, a data de vencimento e a assinatura.

Embora possa valer temporariamente o fechamento de um cartão de crédito se estiver no mercado para um novo empréstimo ou hipoteca, o cancelamento de um cartão de crédito não deve ser uma fonte de grande preocupação com os consumidores com bom crédito, desde o impacto resultante Seus problemas nas pontuações de crédito provavelmente serão mínimos e temporários.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Após ouvir relatos de seus clientes empresariais, André percebeu que existia o receio de aceitar cartões por motivos variados, desde custos até não saber como funcionava uma máquina de cartão. Sendo especialista em finanças e educador financeiro com mais de 300 horas em cursos, André decidiu escrever sobre as máquinas de cartão para ajudar seus leitores e os vendedores que querem entrar neste mundo dos cartões de crédito e débito.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Maquininha não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário