Cartão de débito: o que é e como funciona?

Em Como pedir máquina de cartão por André M. Coelho

Um cartão de débito permite que os usuários façam pagamentos diretamente de suas contas bancárias usando redes de cartão de crédito em vez de cheques ou usando o dinheiro de papel. Seu banco pode lhe dar um cartão de débito ou cartão de crédito, mas essas opções de pagamento de plástico não funcionam da mesma maneira. Crucialmente, um cartão de débito é um tipo de cartão bancário que está vinculado à sua conta corrente.

Entendendo o que um cartão de débito oferece em termos de conveniência e como funciona pode ajudá-lo a escolher o cartão correto para suas necessidades e usá-lo com responsabilidade.

Leia também

O que é um cartão de débito?

Um cartão de débito é como um cartão de caixa eletrônico com a funcionalidade de um cartão de crédito. A diferença notável é que quando você compra algo com um cartão de débito, o dinheiro vem diretamente da sua conta corrente.

Um dos benefícios de um cartão de débito é capaz de usá-lo para transações que normalmente exigem cartões de crédito. Exemplos incluem compras online, aluguel de carros e reservas de hotéis e companhias aéreas, entre outras coisas.

Como funciona um cartão de débito?

Você pode usar um cartão de débito para retirar dinheiro em caixas eletrônicos ou fazer compras nas lojas de tijolo e argamassa e on-line onde cartões de crédito são aceitos, todos sem ter que escrever um cheque ou carregar dinheiro. A maior vantagem sobre cartões de crédito é que você não está emprestando dinheiro como você é quando você usa um cartão de crédito, que pode ajudar a mantê-lo fora da dívida.

Se você usar seu cartão de débito em um hotel ou para aluguel de carros, a empresa pode colocar uma espera maior na conta para cobrir o custo estimado da estadia e incidentais, ou extra, custos que você pode acumular. Mantenha mais do que o valor da sua compra em sua conta corrente Se você planeja usar seu cartão de débito para pagar por um hotel ou um aluguel de carros para evitar uma situação em que seu cartão seja recusado por causa de um problema de seu saldo ou limite atual.

Cartão de débito

Escolha um cartão de débito para controlar suas finanças e não gastar mais do que deve. (Imagem: Visa)

Como fazer um pagamento com cartão de débito?

Para usar seu cartão de débito, deslize o cartão no leitor de cartões de um comerciante e insira o número de identificação pessoal (PIN) que você recebeu do banco no teclado. Se a transação for aprovada, uma espera de pré-autorização será colocada em sua conta corrente que reduz o saldo da sua conta pelo valor da transação. Seu banco pode mostrar a transação como “pendente” até que o dinheiro seja transferido da sua conta para o comerciante. Neste ponto, será exibido como uma transação autorizada. Você pode ter uma transação listada como pendente por três a quatro dias, mas os períodos de espera podem variar de acordo com o Banco. Porém, o dinheiro não ficará disponível durante este período.

Há alguma penalidade ao usar o cartão de débito?

É possível superar sua conta se você optar por algo chamado proteção de cheque especial. Isso incorrerá em uma taxa de descoberto, tipicamente um pouco cara. O que isso significa é que você pode fazer uma compra com sucesso, mesmo se você não tiver fundos em sua conta para cobrir as despesas. A taxa de descoberto é o que os cobradores bancários permitem que seu saldo caia para menos de zero.

Manter um saldo em execução em sua conta corrente pode ajudar a reduzir a probabilidade de incorrer em cobranças de descoberto. Você pode facilmente rastrear suas compras de débito durante todo o mês no papel ou com um aplicativo móvel.

Opção de proteção de descoberto significa que seu cartão será recusado se você tentar fazer uma compra quando não tiver fundos suficientes. Nesse caso, você não terá que pagar uma taxa de descoberto.

Alternativas para cartões de débito

Pagar com dinheiro ou cheques pode ser preferível para algumas pessoas, e as verificações estão desenhando dinheiro da mesma conta corrente como um cartão de débito. No caso, pagar com dinheiro geralmente resulta em descontos nos pagamentos.

Quando você precisa pagar com plástico, há benefícios para usar um cartão de crédito em vez de um cartão de débito. Se usado de forma responsável e se você pagar saldos a cada mês, ele pode ajudar a construir crédito.

Proteção contra fraudes para cartões de crédito também é tipicamente mais forte do que é para cartões de débito. Se o seu cartão for fisicamente roubado, ligue para o banco imediatamente. Se você tem um cartão de débito ou um cartão de crédito, você não pode ser responsabilizado por quaisquer encargos não autorizados que atinjam sua conta depois de entrar em contato com o seu banco. Além disso, as proteções favorecem cartões de crédito.

Além disso, um cartão de débito roubado geralmente é mais inconveniente, mesmo que você não seja responsável pelas acusações. O dinheiro é debitado diretamente da sua conta corrente, e leva tempo antes de ser reembolsado. Com um cartão de crédito, no entanto, você não perde o acesso a qualquer um dos seus próprios dinheiro – somente o uso do seu cartão até que você seja emitido um novo.

Cartão de Débito x Cartão de crédito

Cartão de débito:

Cartão de crédito

Os cartões de débito funcionam de forma semelhante aos cartões de crédito. Os fundos são debitados diretamente de uma conta bancária.

A proteção de cheque especial permite que as transações sejam processadas, mesmo se você não tiver fundos para cobri-los, mas será cobrado uma taxa de descoberto.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Após ouvir relatos de seus clientes empresariais, André percebeu que existia o receio de aceitar cartões por motivos variados, desde custos até não saber como funcionava uma máquina de cartão. Sendo especialista em finanças e educador financeiro com mais de 300 horas em cursos, André decidiu escrever sobre as máquinas de cartão para ajudar seus leitores e os vendedores que querem entrar neste mundo dos cartões de crédito e débito.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Maquininha não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário