Seguro proteção de preço: como funciona?

Em Comparativo de máquinas de cartão por André M. Coelho

A maioria dos compradores experientes compara cuidadosamente os preços antes de fazer uma compra-seja através de pesquisas na Internet, compras pessoais ou comprando em varejistas como clubes de atacado que geralmente oferecem descontos mais profundos do que os varejistas tradicionais.

Mas se você descobrir um preço mais barato em um item depois de comprá-lo, pode ser inconveniente devolvê-lo e recomprá-lo em outro varejista. Também pode ser frustrante tentar obter um ajuste de preço do varejista que vendeu a compra original.

Ao escolher o cartão de crédito certo, você pode proteger seu preço de compra.

Leia também

O que é um seguro proteção de preço?

A proteção de preços é uma vantagem oferecida por cartões de crédito selecionados que fornecerão o recurso se você vir uma queda de preço em algo que comprou. Se você pagar com um cartão de crédito que ofereça um benefício de proteção contra preços, poderá ter o ajuste de preço reembolsado em sua conta.

Esse benefício é frequentemente negligenciado porque os portadores de cartão podem não perceber que é oferecido. E geralmente é um benefício gratuito se o seu cartão de crédito oferecer. Saber como tirar proveito disso pode economizar dinheiro significativo, especialmente em uma compra de alto nível.

Além da proteção de preços, outros benefícios de proteção de compra podem incluir uma garantia estendida em itens elegíveis ou proteção de retorno. Apesar dos cortes das vantagens de proteção de preços, grandes emissores como American Express ainda oferecem benefícios competitivos de proteção de compras como esse.

Se a queda de preço ocorrer durante um período de tempo elegível – geralmente nos primeiros 60 a 120 dias depois de fazer sua compra original usando um cartão de crédito qualificado – você poderá ser reembolsado pela diferença de preço.

Enquanto alguns emissores de cartão de crédito removeram os benefícios de proteção de preços de seus produtos nos últimos anos, há vários que ainda os oferecem. Verifique cuidadosamente o guia do seu cartão de crédito para ver se você tem um cartão com eles na sua carteira.

Proteção de crédito para compras

Com o seguro de proteção de preço, é possível recuperar o dinheiro de uma compra que recebeu um desconto após a compra. (Imagem: divulgação)

Como funciona o seguro proteção de preços?

Cada emissor possui um protocolo para registrar uma reclamação. Em geral, há um período de tempo para arquivamento, que normalmente é entre 60 e 120 dias de compra – e esse período pode variar dependendo do cartão de crédito.

Outro termo que pode variar para fins de qualificação é se o preço do item caiu ou se você encontrou um preço mais baixo do que o que pagou. A proteção de preços se refere tecnicamente ao primeiro, embora você possa encontrar um termo de correspondência de preços com o varejista do qual comprou o item.

A apresentação de uma reclamação envolve fornecer provas do que você pagou pela sua compra e onde o item está listado por um preço mais baixo, como uma cópia de um anúncio impresso ou uma captura de tela se você o encontrou online.

Quais itens não são elegíveis para proteção de preços?

É importante reconhecer que você não pode solicitar proteção de preços em todas as compras. A maioria dos cartões de crédito tem exclusões, e geralmente podem ser encontradas nas letras dicas da visão geral dos seus benefícios. Muitos emissores de cartões têm as seguintes exclusões:

Carros, barcos, veículos do ar e água

Medicamentos

Compras de comidas e bebidas

Jóias que incluem pedras preciosas, diamantes e outras gemas soltas ou não definidas (em alguns casos, os relógios são permitidos)

Antiguidades, selos, colecionáveis, arte ou moedas

Animais

Plantas

Ingressos para eventos esportivos, shows ou shows

Passagens aéreas

Cheques de moeda ou viajantes

Itens leiloados

Revenda

Quais itens são elegíveis para proteção de preços?

Além das exclusões listadas acima, você deve ter a paz de espírito que sua compra é elegível. É melhor entrar em contato com seu emissor para confirmar se sua compra será coberta.

Para cartões de crédito que oferecem proteção de preços, a cobertura exata varia.

Por exemplo, pode haver limites de reivindicação. Os emissores de cartão de crédito não permitem ajustes ilimitados de preços; portanto, tenha cuidado para garantir que a partida valha a pena. O intervalo é amplo, dependendo do cartão. Também pode haver um limite para o número de reivindicações por ano, por titular do cartão.

A papelada é necessária para registrar uma reclamação. Isso geralmente inclui o extrato do seu cartão de crédito mostrando sua compra, um recibo detalhado original e um anúncio ou listagem on-line do item e o preço mais baixo.

Quais emissores ainda oferecem proteção de preços?

A proteção de preços é um benefício valioso, mas muitos emissores pararam de oferecê-lo; portanto, encontrar um cartão que o ofereça pode ser difícil.

Muitos emissores de cartão de crédito, como Citi e Discover, abandonaram completamente o benefício.

No entanto, existem alguns emissores que mantiveram a proteção de preços em cartões de crédito específicos – como American Express, Mastercard e Visa, em cartões específicos, que oferecem proteção de preços em determinados cartões.

Como a proteção de preços pode economizar dinheiro simplesmente arquivando uma reclamação, procurar um cartão com proteção de preços pode fazer sentido para você.

Como acionar o seguro proteção de preço?

A apresentação de uma reivindicação de proteção contra preços não é complicada, mas existem algumas etapas necessárias.

Normalmente, existe um formulário de reivindicação para preencher e assinar, bem como a documentação para enviar, incluindo:

Seu recibo datado e datado para sua compra original

Uma cópia de um anúncio impresso ou uma captura de tela do item exato exibindo uma venda ou preço reduzido; Deve incluir o nome da data, loja ou varejista e uma visão geral e descrição do produto.

Seu extrato de cartão de crédito mostrando a compra

Você pode fazer upload ou enviar a documentação em aplicativos, sites, ou de acordo com recomendação do SAC.

Vale a pena obter um cartão com proteção de preços? A resposta é provavelmente sim: a proteção de preços é uma vantagem notável. Lembre-se de que você pode ter que procurar um e esses benefícios podem variar entre os cartões, mas se você encontrar um que atenda às suas necessidades, isso pode levar a grandes economias se você comprar algo e achar mais barato em outro lugar.

Lembre-se de que só cartões com anuidades mais caras que tem o seguro proteção de preço.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Após ouvir relatos de seus clientes empresariais, André percebeu que existia o receio de aceitar cartões por motivos variados, desde custos até não saber como funcionava uma máquina de cartão. Sendo especialista em finanças e educador financeiro com mais de 300 horas em cursos, André decidiu escrever sobre as máquinas de cartão para ajudar seus leitores e os vendedores que querem entrar neste mundo dos cartões de crédito e débito.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Maquininha não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário