Cartão de crédito falso: como identificar e se proteger?

Em Problemas em máquinas de cartão por André M. Coelho

A fraude no cartão de crédito é um problema nas lojas e online, com a tecnologia oferecendo aos criminosos muitas maneiras diferentes de obter e usar os dados do cartão. Se você administra sua própria empresa ou trabalha em uma loja, conseguir identificar um cartão falso pode economizar muito dinheiro e tempo. Aqui está o que procurar para detectar cartões fraudulentos.

O que procurar em um cartão falso?

Independentemente do tipo de cartão de crédito usado, ele deve sempre incluir os seguintes recursos:

Número do cartão: o número do cartão ou da conta é o principal conjunto de dígitos do cartão. Esse é o número que você digitaria ao fazer uma compra online e também ajudaria a verificar os pagamentos feitos na loja.

Leia também

Nome do titular do cartão: o nome do titular do cartão deve estar claramente impresso no cartão. Geralmente, está na frente do cartão, abaixo do número da conta, embora possa variar.

Números e letras em relevo: a maioria dos cartões de crédito tem números e nomes de conta impressos no cartão com relevo metálico. Mesmo que o brilho metálico tenha passado, você deve sentir os solavancos desses símbolos ao passar o dedo pelo cartão.

Cartões de crédito falsos

Identifique cartões de crédito falsos para se prevenir contra golpes. (Foto: Diário do Sertão)

Data de validade: verifique se o cartão tem uma data de validade válida e observe quanto tempo é válido. Geralmente, os cartões devem expirar entre três e quatro anos a partir da data em que foram emitidos. Portanto, por exemplo, se um cartão emitido em 2018 apresentasse um prazo de validade em 2030, você poderia questionar sua legitimidade.

Tarja magnética: todos os cartões de crédito têm uma tarja magnética que pode ser usada para passar o cartão em um terminal de pagamento. A maioria dos cartões de crédito também possui um microchip incorporado no lado direito da frente que você inseria em um terminal de pagamento.

Painel de assinatura: legalmente, os cartões de crédito devem ter um painel de assinatura assinado. No entanto, algumas pessoas optam por não assinar seu cartão, por isso nem sempre é um sinal de fraude. Mas se você duvida da validade com base na assinatura, solicite um formulário ou identificação com foto e verifique se o nome corresponde ao nome no cartão.

Código de verificação do cartão: também conhecido como CVC ou CVV (valor de verificação do cartão), esse é um número de três ou quatro dígitos usado para autenticar transações on-line. Está no painel de assinaturas de todos os cartões de crédito Visa e Mastercard, além de muitos cartões American Express.

Como identificar um cartão de cédito fake Visa?

Logotipo Visa: os cartões de crédito Visa geralmente têm o logotipo Visa na frente do cartão, no canto inferior direito. Às vezes, será azul sobre fundo branco, mas também pode ser apenas o nome nas letras de assinatura da Visa.

Número do cartão começando com 4: todos os números de cartões Visa começam com 4 e têm 16 dígitos. Os números também são divididos em quatro grupos de quatro números.

Holograma: um holograma quadrado metálico mostrando uma pomba estará na parte frontal ou traseira do cartão de crédito Visa. Quando você move a carta, deve parecer que as asas da pomba também estão se movendo levemente.

Fundo do painel de assinatura: a maioria dos cartões de crédito Visa tem um padrão listrado no fundo. Alguns também incluem os quatro últimos dígitos do número do cartão, ao lado do CVC.

Cartões de crédito Mastercard: como identificar um falso?

Logotipo Mastercard: procure o logotipo da Mastercard com dois círculos sobrepostos, lembrando que ele pode ser impresso na frente ou no verso de um cartão de crédito da Mastercard.

Número do cartão começando com 5. Assim como todos os cartões Visa começam com 4, todos os cartões de crédito Mastercard começam com 5. Eles também têm 16 dígitos, espaçados em blocos de quatro.

Holograma: os cartões de crédito Mastercard têm um holograma em forma oval que mostra dois mundos sobrepostos. Esse tamanho é semelhante ao logotipo da Mastercard.

Fundo do painel de assinatura: os painéis de assinatura Mastercard geralmente repetem a palavra “Mastercard”, embora possa ter a antiga capitalização “MasterCard”.

Cartões de crédito American Express

Logotipo da American Express: os cartões American Express geralmente têm um quadrado azul com “American Express” ou “Amex” impressos. Alguns cartões também têm a figura do centurião, ou AMERICAN EXPRESS, impresso em letras maiúsculas ao longo do lado do cartão.

Número do cartão começando com 3: os cartões Amex começam com o número 3 e têm 15 dígitos no total. Estes são espaçados em blocos de 4, 6 e 5 dígitos.

Detalhes do painel de assinatura: semelhante ao Mastercard, o painel de assinatura de um cartão American Express geralmente possui “American Express” impresso.

Outros detalhes a serem observados

Além do cartão de crédito, fique atento a esses possíveis sinais de que alguém está tentando usar um cartão de crédito fraudulento em sua loja.

Números desiguais no cartão: mesmo se os números estiverem em relevo, verifique se eles são impressos em uma linha reta. Números tortos podem indicar que é uma farsa mal impressa.

Cartões riscados ou desfigurados: se a parte da frente do cartão estiver arranhada para que você não possa verificar detalhes como o nome ou se o painel de assinatura estiver arranhado, é mais seguro não aceitar um pagamento. Explique que você não pode aceitar o cartão nessa condição e sugira que a pessoa use outra opção de pagamento.
Alguém que gasta mais do que seus clientes habituais.

Se alguém está comprando muitos itens caros, pode ser porque deseja aproveitar ao máximo um cartão fraudulento antes de ser denunciado.
Alguém que pede para pagar compras em transações menores e separadas.

Se alguém pedir para pagar por itens em transações separadas de menos de US $ 100, poderá estar tentando contornar a opção sem PIN oferecida para cartões de toque e uso.

Nervosismo ou inquietação: se alguém está constantemente olhando pela loja, checando seu telefone ou geralmente parece inquieto, pode ser porque eles sabem que estão fazendo a coisa errada. Nesse caso, tenha cuidado extra para verificar o cartão de crédito que eles usam.

Simpatia exagerada: enquanto algumas pessoas ficam nervosas quando violam a lei, outras podem ter uma sensação de bravata a respeito delas. Portanto, quando alguém parecer excessivamente amigável ou barulhento e isso não parecer certo, confie nos seus instintos.

O que devo fazer se achar que alguém está pagando com um cartão fraudulento?

Se você encontrar um cartão que parece suspeito, não será necessário aceitá-lo para o pagamento. Mantenha a calma e explique à pessoa que o cartão não será aceito.

Se houver sinais visíveis de adulteração, você também pode ligar para a empresa ou o banco que emitiu o cartão e solicitar que eles confirmem sua validade. Se você se sentir ansioso ou ameaçado, ligue para seu gerente, agente de segurança ou delegacia de polícia local.

https://youtu.be/yXbm6YwW3EU

Com um pouco de conhecimento e conhecimento dessas marcas fraudulentas comuns, você deve estar bem preparado para identificar cartões de crédito fraudulentos.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Após ouvir relatos de seus clientes empresariais, André percebeu que existia o receio de aceitar cartões por motivos variados, desde custos até não saber como funcionava uma máquina de cartão. Sendo especialista em finanças e educador financeiro com mais de 300 horas em cursos, André decidiu escrever sobre as máquinas de cartão para ajudar seus leitores e os vendedores que querem entrar neste mundo dos cartões de crédito e débito.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Maquininha não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário