Pagamento NFC: o que é isso?

Em Tipos de máquinas de cartão por André M. Coelho

Os pagamentos NFC são pagamentos sem contato que usam a tecnologia de comunicação de campo próximo (NFC) para trocar dados entre leitores e dispositivos de pagamento, como Apple Pay e Android Pay eWallets ou cartões com chip EMV. Os dispositivos NFC devem estar próximos para concluir um pagamento NFC, normalmente com menos de 2 polegadas de distância, e os pagamentos são criptografados e altamente seguros.

A tecnologia NFC torna as transações fáceis e fáceis, sem exigir que seus clientes acessem suas carteiras, roubem ou insiram um cartão de débito ou crédito.

Leia também

Como funciona o pagamento via NFC?

NFC significa comunicação em campo próximo, que é tecnologia impulsionada por chips NFC em dispositivos de pagamento e leitores. Quando próximos e ativados, esses chips NFC trocam dados criptografados para concluir um pagamento. O processo cria um fluxo de checkout extremamente rápido, conveniente e altamente seguro. Por causa disso, os pagamentos conduzidos por NFC, como o Apple Pay e o Android Pay, estão se tornando rapidamente um método de pagamento preferencial para o consumidor.

A conexão sem fio ou “sem contato” entre os dois dispositivos usa ondas de rádio semelhantes às etiquetas de identificação por radiofrequência (RFID) usadas em armazenamento, armazenamento e outros aplicativos de rastreamento sem fio. Os chips NFC usam uma freqüência de rádio RFID específica (13,56 MHz) que só funciona quando os chips estão muito próximos.

Para maior segurança, as eWallets só se comunicam com leitores NFC quando o usuário da eWallet desbloqueia o aplicativo em seu dispositivo, seleciona o cartão de pagamento a ser usado e conclui a ação de pagamento. Conforme mostrado abaixo, os iPhones usam impressão digital ou reconhecimento facial seguros para desbloquear a tela de pagamento, enquanto os dispositivos Android usam códigos de bloqueio de tela.

Outra vantagem é que os leitores de pagamento NFC conectam-se a apenas um dispositivo de pagamento NFC de cada vez. Isso faz com que não haja absolutamente nenhum perigo de um cliente próximo pagar a compra de outra pessoa acidentalmente. A tecnologia simplesmente não permite que isso aconteça.

Além dos benefícios de segurança cobertos acima, os compradores também podem armazenar vários cartões de crédito e débito em seus dispositivos móveis. Isso reduz a necessidade dos compradores de levar cartões em carteiras e bolsas. Não é de admirar que a adoção pelo consumidor de pagamentos por NFC esteja aumentando, e as lojas que aceitam pagamentos NFC versáteis possam atender a essa crescente multidão prontamente.

Pagamentos com NFC

Pagamentos que usam o NFC estão usando um chip de comunicação sem fio com alta tecnologia e muitas vantagens. (Foto: MSPoweruser)

Como aceitar pagamentos NFC no Brasil?

Você precisa que um leitor com NFC aceite pagamentos NFC, mas isso é apenas uma parte da equação. O seu plano de processamento de cartão de crédito também tem de aceitar pagamentos digitais por eWallet. Nem todos os provedores de máquinas de cartões e gateways de pagamento oferecem essas opções. Os que oferecem, processam pagamentos NFC e processamento padrão de cartão de crédito em um único serviço global. Dessa forma, se você usar estes serviços, poderá começar a aceitar pagamentos NFC imediatamente assim que adquirir o leitor habilitado para NFC. É simples assim. Além disso, suas taxas de processamento de pagamentos móveis são as mesmas que aceitar qualquer cartão de crédito. O leitor pode ser na forma de uma máquina de cartão com um leitor integrado ou um leitor NFC independente.

Desvantagens das vendas por NFC

Para todos os pontos positivos que os pagamentos por NFC oferecem tanto aos comerciantes quanto aos compradores – segurança, conveniência e rapidez na compra -, é surpreendente que a adoção de NFC não seja disseminada entre os grandes varejistas. A realidade é que as empresas menores estão liderando a taxa de pagamentos NFC. Existem duas razões distintas para isso.

1. Desafios de Disponibilidade e Atualização do Leitor NFC

Pequenos varejistas tendem a usar os processadores prontos para pagamentos NFC. Para essas empresas, a atualização para leitores habilitados para NFC é de baixo custo e totalmente transparente. Portanto, muitas pequenas empresas podem embarcar facilmente. Em contrapartida, as grandes redes de varejo e as grandes lojas de varejo investem pesadamente em seus atuais terminais de pagamento e sistemas integrados de ponto de venda. Para essas empresas, a atualização para dispositivos habilitados para pagamentos NFC é onerosa e demorada.

2. Políticas para honrar todas as carteiras

Comerciantes grandes e pequenos estão familiarizados com a política de honrar todas as carteiras de todas as redes de cartão de crédito. Isso exige que as empresas aceitem qualquer tipo de cartão de crédito de marca importante apresentado, como recompensas ou cartões corporativos. O desejo das redes de cartões de crédito de implementar uma política de “honrar todas as carteiras” está fazendo com que alguns grandes varejistas pensem duas vezes antes de converter para NFC.

Existe uma preocupação de que as redes de cartões estenderão a honra a todos os cartões para uma política de todas as carteiras de honra. Isso forçaria os comerciantes a aceitarem que a Apple Pay e o Android Pay também aceitassem qualquer tipo de eWallet apoiada pela rede de cartões apresentada por um comprador.

Na superfície, isso parece ser uma vantagem em termos de conveniência de compra. No entanto, isso pode ter sérias repercussões, como certas marcas e empresas sendo obrigadas a aceitar pagamentos das concorrentes. Os pagamentos NFC já transmitem dados de lojas, transações e compradores, o que fornece informações demográficas valiosas tanto para os comerciantes quanto para os fornecedores de eWallet. Mas detalhes da transação, como itens adquiridos, também podem ser incluídos nesses dado. Sob um cenário de todas as carteiras, as lojas poderiam literalmente ser forçadas a compartilhar dados valiosos e detalhados sobre vendas e clientes com seus concorrentes diretos.” Isso é uma das principais razões pelas quais a adoção generalizada de pagamentos via NFC é lenta entre os grandes varejistas.

Você deve aceitar pagamentos por NFC?

Apesar das preocupações dos grandes varejistas, a aceitação de pagamentos por NFC entre micro-vendedores e pequenas empresas está crescendo. Isso é impulsionado principalmente pela disponibilidade de leitores NFC de baixo custo. Estudos mostram que essa adoção está crescendo entre os consumidores. Do ponto de vista do cliente, os pagamentos NFC claramente são uma coisa boa. Neste momento, as pequenas empresas estão prontas para atender esses clientes com mais facilidade do que muitos concorrentes maiores.

Um leitor habilitado para pagamentos com NFC é o que você precisa para aceitar pagamentos NFC em sua loja ou empresa. Pequenas empresas e varejistas de pequeno a médio porte podem adicionar essa capacidade facilmente comprando leitores de pagamento NFC de baixo custo de processadores de pagamento de alta qualidade para empresas de pequeno porte.

São várias empresas de cartões que oferecem hardware de processamento de pagamentos pré-programado com tecnologia sem contato, incluindo terminais EMV inteligentes e gratuitos com tecnologia NFC.

Você aceita pagamentos NFC? É algo que seus clientes procuram e apreciam? Gostaríamos de saber sobre suas experiências com pagamentos NFC nos comentários abaixo.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Após ouvir relatos de seus clientes empresariais, André percebeu que existia o receio de aceitar cartões por motivos variados, desde custos até não saber como funcionava uma máquina de cartão. Sendo especialista em finanças e educador financeiro com mais de 300 horas em cursos, André decidiu escrever sobre as máquinas de cartão para ajudar seus leitores e os vendedores que querem entrar neste mundo dos cartões de crédito e débito.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Maquininha não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário