NFC não funciona na maquininha, o que fazer?

Em Problemas em máquinas de cartão por André M. Coelho

Se você possui um cartão de débito ou crédito (e as chances são bastante altas), é provável que tenha feito pagamentos usando esses cartões sem contato.

Os pagamentos sem contato representam bilhões de transações em todo o mundo, e há indicações de que esse método de pagamento só está programado para continuar aumentando e substituindo cada vez mais os pagamentos em dinheiro vivo.

Às vezes, no entanto, pode haver casos em que você ache que seu pagamento sem contato não foi aceito. Ou a maquininha pode estar com algum problema.

Quais são as possíveis razões para isso?

Leia também

Vamos olhar mais de perto.

Por que meu cartão sem contato não está funcionando?

Existem várias razões pelas quais seu cartão sem contato não está funcionando, e a mais óbvia é que não há fundos insuficientes em sua conta ou você atingiu seu limite diário de gastos.

Como alternativa, você pode simplesmente ser obrigado a inserir seu chip e senha por motivos de segurança. Você pode ser solicitado a entrar com sua senha quando fizer cinco transações consecutivas sem contato ou quando o valor total da compra único exceder um certo limite dentro de um ciclo de 24 horas.

Isso se deve aos padrões de segurança que visam garantir que haja fraude reduzida por fraudadores que possam ter conseguido seu cartão sem o seu conhecimento e permissão.

Outros motivos para o pagamento com NFC ser recusado

Um cartão novo que precisa de um chip & Pin para ativar a opção de pagamento sem contato: se você acabou de receber seu novo cartão de débito ou crédito, precisará ativá-lo na primeira vez que o usar e é por isso que você será solicitado para inserir um chip & senha.

Seu cartão está fisicamente danificado: muita nanotecnologia entra na criação de cartões de débito e crédito e eles podem ser facilmente danificados pela entrada de água, excesso de luz solar ou outros elementos naturais e artificiais. Eles são relativamente frágeis e é por isso que é aconselhável manter seu cartão em um local seguro, fora do alcance dos outros (essa também é uma importante ponta de segurança). Se o seu cartão estiver danificado, entre em contato com o provedor do seu cartão e solicite um novo para poder utilizá-lo efetivamente no futuro. A maioria dos provedores de serviços oferece novos cartões gratuitamente, embora seja sempre uma boa ideia verificar isso.

A máquina de cartão na qual você está tentando pagar não suporta métodos de pagamento sem contato: esse é outro problema comum relacionado a pagamentos sem contato. O comerciante de quem você está fazendo uma compra simplesmente não possui um terminal de POS que suporta pagamentos sem contato. É por isso que é uma boa ideia verificar com eles antes de fazer uma compra.

Você atingiu seu limite diário: outro motivo pelo qual seu cartão pode ser recusado se deve ao alcance do seu limite de gastos diários pessoais. Esses limites são implementados por instituições financeiras para garantir que você gerencie seus fundos com mais eficiência. Ele também adiciona uma camada extra de proteção e segurança.

Pagamentos por NFC com problemas

Os terminais com NFC podem apresentar problemas, mas com soluções práticas para resolver e receber os pagamentos. (Imagem: DepositPhotos)

Problema no NFC da maquininha

Embora possa ser desagradável ter seu pagamento sem contato, é provavelmente o resultado de uma das situações que descrevemos acima.

Muitas vezes, há uma razão simples e lógica para pagamentos recusados, você só precisa estar ciente das várias possibilidades para isso.

1. Meu leitor de cartão continua se desconectando

Pressione o botão no leitor uma vez.

Aguarde alguns segundos para o leitor se conectar.

Luzes piscarão dependendo do nível da bateria do seu leitor.

Se as etapas acima não funcionarem, desista e reabra o aplicativo no seu dispositivo ou tente atualizar o app ou software da maquininha de cartão

2. Solução de problemas técnicos adicionais

Bateria Fraca. Pressione o botão no seu leitor uma vez para ver o nível da bateria. Vermelho piscando significa bateria baixa. Ou veja o nível de bateria na tela do dispositivo

Reinicie seu telefone, tablet, maquininha ou outro dispositivo eletrônico. Você também pode primeiro tentar colocar brevemente seu dispositivo no modo de avião.

Redefina seu leitor. Mantenha pressionado o botão liga / desliga por aproximadamente 20 segundos. As luzes no seu leitor piscarão laranja, depois vermelhas, e então elas param de piscar. Não solte o botão liga / desliga até que as luzes vermelhas parassem de piscar. Outros leitores podem ter essa opção no menu da tela.

Afaste o leitor de fontes de interferência de Bluetooth, como fornos de micro-ondas, telefones sem fio, luzes fluorescentes ou usando o leitor em uma mesa de metal.

Limpe seu cache Bluetooth se você tiver um dispositivo Android conectado a um leitor.

3. Meu leitor não aceita cartões de crédito

Se você estiver tendo problemas para aceitar transações sem contato, a solução pode ser simplificada.

Verifique se o seu leitor está totalmente carregado e que você tenha uma forte conexão de dados Wi-Fi ou Celular.

Se o leitor e o dispositivo estiverem a mais de 3 metros de distância, mova o leitor e o dispositivo mais perto quando estiver em uso.

Verifique se o seu leitor está conectado.

Certifique-se de pressionar a cobrança no aplicativo. Você deve ver uma única luz no leitor antes de pedir ao seu cliente que faça o pagamento.

Verifique se o chip no cartão do seu cliente está funcionando.

Mantenha o cartão do seu cliente no leitor até que seja solicitado a remover o cartão.

Confirme que o cartão do seu cliente tem um chip, o que significa que é habilitado para EMV ou se tem mesmo o pagamento sem contato.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Após ouvir relatos de seus clientes empresariais, André percebeu que existia o receio de aceitar cartões por motivos variados, desde custos até não saber como funcionava uma máquina de cartão. Sendo especialista em finanças e educador financeiro com mais de 300 horas em cursos, André decidiu escrever sobre as máquinas de cartão para ajudar seus leitores e os vendedores que querem entrar neste mundo dos cartões de crédito e débito.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Maquininha não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário