Como passar cartão na maquininha? Com e sem chip!

Em Comparativo de máquinas de cartão por André M. Coelho

Cartões com tarja magnética estão rapidamente dando lugar para cartões com chips EMV e NFC. No entanto, lojistas ainda precisam saber utilizar estes tipos de cartões para receber pagamentos em suas lojas normalmente.

É fácil se acostumar com as diferentes tecnologias e receber os pagamentos, e nós vamos te mostrar como.

Como passar cartão na maquininha?

Quando você está fazendo uma compra, a principal diferença entre cartões com tarjas magnéticas e cartões de chip EMV e NFC é o período de tempo que a máquina precisa ler as informações do seu cartão. Nesse caso, a tecnologia mais nova pode ser mais rápida se tiver NFC.

Leia também

Cartões com tarja magnética devem ser deslizados de cima para baixo na lateral da máquina de cartão, com a tarja virada para o lado de dentro; ou do lado esquerdo para o direito para leitores superiores, com a tarja virada para o lado de fora. O cliente deverá então inserir a senha e aguardar a confirmação da transação.

Cartões com chip EMV são inseridos em uma entrada na máquina de cartão, que pode ser lateral ou estar na parte inferior. O cliente deverá então inserir a senha e aguardar a confirmação da transação.

Cartões com chip EMV e NFC (sem contato) precisam ser aproximados da máquina de cartão próximos à parte superior da máquina. Valores pequenos geralmente não precisam de senha neste tipo de transação. No caso do NFC, o cliente poderá fazer a aproximação usando um dispositivo eletrônico, como celular ou smartwatch, usando uma carteira digital para o pagamento.

O processo é bem simples, como você pode ver, seguindo sempre os passos:

1. Inserir os valores de pagamento.

2. Escolher forma de pagamento: crédito à vista, crédito parcelado, débito.

3. Pedir para o cliente inserir, deslizar, ou aproximar o cartão/dispositivo com NFC

4. Pedir para o cliente digitar a senha quando solicitado.

5. Enviar ou imprimir comprovante para o cliente.

Cartão por aproximação

O cartão por aproximação NFC só basta aproximar perto da máquina para ele ser lido. (Imagem: CNBC)

Cuidado com fraudes de cartão de crédito online

O ponto inteiro da tecnologia de chips EMV é reduzir a fraude, já que os chips são mais difíceis de replicar do que uma faixa magnética. Há uma boa possibilidade de fraude em transações on-line e outros tipos de vendas em que o cartão não é apresentado ao comerciante. A tecnologia de chip EMV faz muito pouco para evitar esses tipos de fraude. Na verdade, sua experiência de compras on-line não mudará muito com uma vez que você tiver seu novo cartão.

Vendas no cartão com chip x Vendas no cartão com tarja magnética

Qual a diferença entre chip vs. tarja magnética? Qualquer pessoa com um dispositivo de skimming/chupa-cavbra pode fazer uma duplicata ilegal de cartões de crédito que tenham listras magnéticas.

No entanto, para clonar cartões de crédito com o chip, os criminosos teriam que obter uma máquina que custa muito cara. O criminoso médio não seria capaz de tornar esse tipo de investimento e escolheria os alvos de cartão de tarja magnética.

O comerciante deve preferir vendas com chip, pois reduz consideravelmente as chances de chargeback, que pode prejudicar muito seu negócio.

Usando cartão com chip

Cartões com chips devem ser inseridos em aberturas presentes nos terminais para a leitura. (Imagem: CBS Boston)

EMV x NFC

Os leitores de chips são melhores do que tarjas magnéticas? Sim. No entanto, outra questão a ser perguntada é, são as transações EMV melhores que NFC?

Ambos EMV e NFC fornecem um nível mais alto de segurança do que cartões de tarja magnética. Como eles se comparam um com o outro são talvez, uma questão de preferência.

Com a opção oferecida pela tecnologia Near-Field Communication (NFC), o NFC tem uma vantagem sobre o EMV. Os clientes que usam NFC têm que colocar seu smartphone ou outros dispositivos inteligentes próximos ao processador do leitor de cartões para concluir uma compra. O processamento que ocorre nos bastidores com o NFC é muito semelhante ao da EMV.

Bem, EMV e NFC não são tecnologias contraditórias; Na verdade, elas são tecnologias companheiras. A EMV é uma tecnologia de pagamento que oferece uma experiência de pagamento mais rica e mais segura, fornecendo padrão global para o uso de cartões inteligentes baseados em chip para transações de crédito e débito em todo o mundo.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Após ouvir relatos de seus clientes empresariais, André percebeu que existia o receio de aceitar cartões por motivos variados, desde custos até não saber como funcionava uma máquina de cartão. Sendo especialista em finanças e educador financeiro com mais de 300 horas em cursos, André decidiu escrever sobre as máquinas de cartão para ajudar seus leitores e os vendedores que querem entrar neste mundo dos cartões de crédito e débito.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Maquininha não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário