5 coisas que você precisa saber sobre maquininha grátis

Em Como pedir máquina de cartão por André M. Coelho

Se você está procurando uma maneira de sua empresa aceitar cartões de crédito, provavelmente foi bombardeado com ofertas para leitores de cartões “gratuitos”. Dado que o terminal médio do cartão de crédito de bancada pode custar um pouco de dinheiro, essa oferta pode parecer boa demais para ser verdadeira.

No entanto, o advento dos sistemas de processamento móvel que permitem que você use seu smartphone ou tablet em conjunto com um leitor de cartão simples possibilitou obter um leitor de cartão de crédito em funcionamento por pouco ou nenhum dinheiro. Ao mesmo tempo, há muitos fatores a serem considerados antes de seguir a primeira empresa que oferece um leitor gratuito.

Leia também

Este artigo analisa algumas questões ao obter um leitor de cartão gratuito e explica como lidar com essas ofertas e escolher uma para seu negócio.

Maquininha de cartão grátis pode não ser gratuita

Muitas empresas atraíram milhares de clientes que tinham provedores de serviços comerciais mais tradicionais ao longo dos anos. Os concorrentes responderam de maneiras diferentes, com muitos tentando oferecer um leitor de cartões móveis enquanto ainda confiavam nos contratos de longo prazo, altas cobranças de transação e várias taxas de conta que sempre usaram para obter lucro.

Consequentemente, é provável que você ocupe fornecedores que oferecem um serviço que se parece muito com as empresas mais famosas de leitores “gratuitos” à primeira vista, mas, na realidade, custará muito mais.

Um truque comum é a oferta de leitor de cartão de crédito “gratuita”. Sabendo que os empresários geralmente não querem alugar seus equipamentos ou comprá-los antecipadamente, os fornecedores oferecerão um leitor de cartão de crédito gratuito com cada conta de comerciante que você abre.

No entanto, este equipamento nunca é verdadeiramente “gratuito”. Sempre haverá algum tipo de troca com esse tipo de oferta. Em muitos casos, você precisará desistir de um contrato mês a mês em troca de um contrato de longo prazo com uma taxa de rescisão precoce cara. O valor do equipamento gratuito também pode ser recuperado por uma taxa mensal mais alta, taxas de processamento mais altas ou uma combinação dos dois.

Embora os terminais de cartão de crédito “gratuitos” às vezes possam ser um bom negócio para determinadas empresas, incentivamos fortemente você a ler os detalhes do seu contrato com muito cuidado antes de se inscrever para ver o que você está desistindo em troca desse terminal gratuito.

Usando máquinas de cartão gratuitas

Máquinas de cartão gratuitas podem vir com diversos custos avulsos e problemáticos. (Imagem: Stax Payments)

Máquina de cartão gratuita x Máquina de baixo custo

Com os leitores gratuitos de cartão de crédito se tornando raros, muitos comerciantes serão mais bem servidos com um leitor de cartão de baixo custo. Popularizados pelo PagSeguro, essas maquininhas básicas e de baixo custo podem aceitar pagamentos baseados em chip e NFC e integrar-se a um aplicativo gratuito que inclui toda a funcionalidade básica necessária para aceitar pagamentos e acessar sua conta.

Tudo isso com uma taxa mais em conta do que leitores gratuitos. É importante você pesar e negociar diferentes taxas com diferentes provedores para encontrar a melhor oferta.

Comparar para escolher sua máquina de cartão

Não existe um único provedor que possa oferecer os custos mais baixos a cada comerciante. O que pode ser uma solução muito barata para você pode não ser um bom negócio para outra pessoa.

Além disso, pagar o mínimo de dinheiro pelo processamento não será muito útil se você precisar se preocupar com a sua conta de repente congelada ou desligada ou se o atendimento ao cliente não for adequado para resolver problemas técnicos quando surgirem.

Aqui estão algumas coisas a serem lembradas ao comparar as máquinas de cartão antes de confirmar sua opção para seu negócio:

Quais recursos vêm com o leitor?

Quanto custa o processamento?

Você está em um contrato mês a mês ou será preso a um contrato de longo prazo?

Existe uma taxa de rescisão antecipada?

Que opções de conectividade o leitor tem?

Quanto tempo dura a duração da bateria?

Essas perguntas ajudarão você a acompanhar o básico e a identificar os detalhes mais importantes para você ao fazer a melhor opção para um leitor gratuito.

Máquinas de cartão gratuitas e os serviços oferecidos

Com o EMV (ou cartão “chip”) agora sendo o método padrão de aceitação de cartões pessoais, a tecnologia de tarja magnética está a caminho da obsolescência. Embora ocasionalmente precise processar um pagamento de tarja, um leitor de cartão que aceita apenas tarjas magnéticas é de utilidade muito limitada.

Também não podemos esquecer da capacidade de leitura de chips NFC, o que praticamente todas as máquinas mais baratas hoje tornam possível. Assim, você poderá aceitar pagamentos sem contato com facilidade.

Os leitores modernos de cartões para sistemas de processamento móvel geralmente aceitam e se conectam e se conectam via Bluetooth para contornar o desaparecimento dos fones de ouvido da maioria dos smartphones modernos.

Esses recursos adicionais impulsionaram o preço dos leitores até o ponto em que os provedores não podem mais incluí-los como um recurso “gratuito” de uma nova conta (pelo menos, não sem algum tipo de troca para compensar o valor do valor do leitor). Devido a esses fatores, a maioria dos empresários terá que comprar um leitor de baixo custo ou encontrar um “gratuito” que vem com trocas com as quais possam conviver.

Você pode conseguir máquinas de cartão grátis negociando

Todas as empresas podem te oferecer um leitor de boa qualidade e um aplicativo móvel que permitirá que você comece a aceitar cartões de crédito.

Embora cada empresa tenha suas limitações, todas elas fornecem um excelente serviço para pequenas empresas como a sua.

Porém, negociando e tendo um bom volume de vendas, você poderá obter menores taxas e até máquinas gratuitas para seu negócio. Em outras palavras, qualquer máquina de cartão pode ser gratuita, desde que você negocie  bem com as diferentes empresas.

Você já usou uma máquina de cartão gratuita? Como foi? Teve alguma diferença de uma máquina normal?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Após ouvir relatos de seus clientes empresariais, André percebeu que existia o receio de aceitar cartões por motivos variados, desde custos até não saber como funcionava uma máquina de cartão. Sendo especialista em finanças e educador financeiro com mais de 300 horas em cursos, André decidiu escrever sobre as máquinas de cartão para ajudar seus leitores e os vendedores que querem entrar neste mundo dos cartões de crédito e débito.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Maquininha não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário