Tecnologia contactless, conheça!

Em Tipos de máquinas de cartão por André M. Coelho

Os pagamentos sem contato estão se tornando cada vez mais populares. Muitas máquinas de cartão, até mesmo as mais básicas, já tem aceitado as transações com esse tipo de tecnologia. Usando tecnologias modernas, a praticidade do contactless tem sido muito usada principalmente pelos jovens. Mas o que são esses pagamentos?

O que é um pagamento com cartão contactless?

Pagamentos sem contato são pagamentos feitos acenando ou tocando seu dispositivo sem contato – geralmente um cartão ou smartphone – sobre um leitor, que aceita o pagamento.

Leia também

Cartões de crédito sem contato têm um chip dentro deles que emite ondas de rádio. Uma antena é construída no plástico para garantir a conexão com um leitor sem contato. Isso é conhecido como tecnologia de identificação por radiofrequência (RFID).

Para pagar por algo com um cartão de crédito sem contato, você segura o cartão perto de um terminal de pagamento (conhecido como leitor de RFID) e capta o sinal, comunica-se com o cartão e processa o pagamento.

O terminal de pagamento dirá se o pagamento foi bem-sucedido ou não. Às vezes não funciona, e você precisará usar seu pin em vez disso.

Telefones celulares e outros dispositivos eletrônicos usam algo chamado comunicação de campo próximo (NFC) para transmitir dados – que é baseado na tecnologia usada no RFID.

Como faço pagamentos em uma maquininha contactless?

Você pode fazer pagamentos sem contato com vários dispositivos. Os mais comuns são cartões de débito ou crédito e telefones celulares, mas você também pode usar:

Além de fazer pagamentos, a tecnologia também pode ser usada para abrir portas ou até mesmo como um passe de segurança. Você pode reconhecer dispositivos sem contato pelo logotipo, que é composto de quatro linhas em negrito que formam um símbolo de onda.

Onde posso usar pagamentos sem contato?

A tecnologia sem contato está se tornando cada vez mais difundida, o que significa que você pode usá-la em vários lugares. Isso inclui várias lojas, restaurantes, bares, cafés e até mesmo serviços automatizados, como máquinas de venda automática. Alguns lugares também permitem que o Contactless seja usado em transporte público.

Contacless

Com a tecnologia contactless, é possível fazer pagamentos sem que haja uma interface física entre os dispositivos. (Foto: The Times)

Quais são os prós e contras do pagamento sem contato?

Os pagamentos sem contato são uma alternativa conveniente para dinheiro e Chip e PIN por vários motivos. Em primeiro lugar, o uso de qualquer forma de pagamento sem contato significa que você não precisará gastar tempo inserindo seu PIN, enquanto o uso do telefone permite que você pague por itens sem fazer o enraizamento na bolsa ou na carteira.

Os pagamentos sem contato também possuem várias medidas adicionais de segurança, como a limitação do número de transações que você pode fazer antes de inserir seu PIN. Alguns provedores de serviços sem contato também impõem um limite no tamanho das transações que você pode fazer. Se você exceder esse valor, poderá pagar usando Chip e PIN.

No entanto, isso não se aplica a pagamentos sem contato móveis, pois você geralmente precisa passar outra camada de identificação para desbloquear e usar o telefone, como uma impressão digital, uma varredura da íris ou uma senha.

Infelizmente, os cartões sem contato podem acarretar riscos – se o seu cartão for roubado ou perdido, alguém poderá usá-lo para fazer compras sem contato. Isso torna ainda mais importante informar o seu cartão ao seu provedor assim que você perceber que está faltando.

Além disso, pode ajudar a verificar regularmente as declarações do seu banco e crédito quanto a atividades fraudulentas – alguns bancos até indicam quais transações foram feitas usando pagamentos sem contato com um símbolo sem contato. Da mesma forma, você deve relatar imediatamente quaisquer transações não reconhecidas ao seu banco.

Vale a pena ter um cartão contactless?

Os cartões de crédito podem ser uma maneira conveniente de gerenciar seu dinheiro e criar um histórico de crédito, mas é importante encontrar um que corresponda às suas necessidades para que você possa aproveitar os benefícios que eles podem oferecer. É mais fácil encontrar o cartão certo quando você compara suas opções, não apenas considerando se ele usa ou não a tecnologia contactless.

Tudo o que você precisa fazer é conhecer alguns detalhes sobre você e suas finanças, além de ver quais taxas de juros os cartões oferecem, além de benefícios que você também pode obter. Compare bastante e depois de encontrar o cartão certo, você pode pensar em fechar com um provedor de cartões

A maioria dos novos cartões emitidos é sem contato, embora você possa pedir ao seu provedor um chip e um cartão PIN, se preferir. Esteja ciente de que seu banco pode não permitir que você tenha um cartão sem contato se tiver uma classificação de crédito ruim.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Após ouvir relatos de seus clientes empresariais, André percebeu que existia o receio de aceitar cartões por motivos variados, desde custos até não saber como funcionava uma máquina de cartão. Sendo especialista em finanças e educador financeiro com mais de 300 horas em cursos, André decidiu escrever sobre as máquinas de cartão para ajudar seus leitores e os vendedores que querem entrar neste mundo dos cartões de crédito e débito.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Maquininha não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário