Criar um gateway de pagamento vale a pena?

Em Comparativo de máquinas de cartão por André M. Coelho

Você deve construir um gateway de pagamento ou comprar? Esta é uma questão que não é tão fácil para responder.

Existem vários custos de manutenção e desenvolvimento envolvidos na construção de seu próprio gateway de pagamento a partir do zero. Você estaria pagando muito menos para usar um sistema de gateway de pagamento externo do que você faria se criar um sistema de gateway de pagamento.

Gateway de pagamento criado sai mais barato?

Pode ficar muito caro criar seu próprio sistema de gateway de pagamento a partir do zero. No entanto, optar por uma plataforma personalizada fornecerá as soluções necessárias sem gastar muito. Portanto, se você investir em uma plataforma personalizada em vez de em uma plataforma recém-desenvolvida, investirá em um produto de longo prazo que é otimizado para atender às suas necessidades de negócios específicas.

Leia também

Serviços que você precisa em um gateway de pagamentos

Um gateway de pagamento deve permitir que os comerciantes aceitem pagamentos digitais de maneira rápida, segura e fácil. O componente principal de qualquer gateway de pagamento seguro é processar transações de uma maneira que mantenha o dinheiro e os dados do cliente em segurança.

Um gateway de pagamento personalizado normalmente requer um investimento maior em termos de tempo e dinheiro, no entanto, essa solução de gateway de pagamento personalizada ajudará drasticamente seus negócios a crescer e prosperar. Um gateway de pagamento garantido ajuda a ganhar a confiança de seus clientes para que eles estejam dispostos a fazer transações.

Há uma vasta gama de gateways de pagamento para escolher no mercado atual, cada um com seus próprios benefícios e desvantagens que afetam os serviços que você pode oferecer através dessa plataforma. Determinar os prós e contras de todos os softwares prontos para uso pode tornar o processo de escolha da solução de pagamento certa muito demorada e tediosa.

Abaixo, discutiremos os prós e contras de optar por um gateway de pagamento personalizado, os componentes principais de um portal de gateway de pagamento, fatores diferenciados para o seu gateway de pagamento e o que os comerciantes estão procurando.

Vantagens de criar um gateway de pagamentos personalizado

Vamos às vantagens de personalizar um gateway de pagamentos:

1. Economize nas taxas de gateway de pagamento

As soluções de gateway de pagamento fora da prateleira geralmente envolvem um alto custo de inscrição e taxas associadas a todas as transações feitas, que podem consumir uma grande parte do seu lucro ao longo do tempo. Com seu próprio gateway de pagamento, você economiza essas taxas de longo prazo e custos de inscrição.

2. Recursos personalizados

Mesmo se você conseguir encontrar um produto razoavelmente preços prontos para uso, ainda poderá pagar muito em taxas, além de se limitar com restrições. Por exemplo, um gateway de pagamento de propriedade de terceiros pode não suportar pagamentos recorrentes e transações de várias moedas, o que limitaria sua capacidade de processar essas transações. Com seu próprio gateway de pagamento, você pode personalizar e adicionar novos recursos, dependendo das necessidades e requisitos de seus negócios.

3. Oferecer produtos de gateway de pagamento

Você pode oferecer e vender seu gateway de pagamento como um produto para outros comerciantes, clientes diretos, e agentes diversos.

Desvantagens de criar um gateway de pagamentos personalizado

Entenderemos agora as desvantagens de gateways de pagamento personalizados.

1. Custos de desenvolvimento de gateway de pagamento

Existem vários custos de manutenção e desenvolvimento associados ao desenvolvimento de um novo gateway de pagamento a partir do zero. O custo inicial da criação do seu gateway de pagamento é normalmente maior do que pagar as taxas associadas para usar um gateway de pagamento externo. No entanto, ao optar por ir com uma plataforma personalizada, você também está investindo em um produto de longo prazo para sua empresa que é otimizado para atender às suas necessidades comerciais específicas.

2. O custo de integração e certificação do processador de pagamento

A integração com os processadores de pagamento é demorada e requer passar por um longo processo de certificação. O uso de um gateway de pagamento pronta para uso geralmente é muito mais simples e rápido nesse aspecto, à medida que você paga essencialmente pela conveniência de utilizar um gateway de pagamento que já foi totalmente desenvolvido e estabelecido.

3. Lidar com relatórios de liquidação

Os processadores de pagamento enviam relatórios de liquidação em um formato bruto.

Serviços de gateways de pagamento

Gateways de pagamento tem uma série de serviços que poderão entregar melhores resultados para sua empresa. (Imagem: DreamHost)

O que você precisa em um gateway de pagamento?

Um gateway de pagamentos precisa entregar bons resultados e alguns serviços básicos essenciais.

1. Integração com vários processadores

A integração a diferentes processadores de pagamento fornece várias opções para seus comerciantes escolherem ao selecionar o banco adquirente que desejam usar para criar uma conta de liquidação. Isso também ajuda a fornecer taxas de transação competitivas, pois diferentes processadores de pagamento têm diferentes taxas de intercâmbio que dependem de fatores, como o volume de transações do comerciante.

2. Segurança

Conformidade com PCI e gerenciamento de fraudes – Todo comerciante exige um gateway de pagamento seguro para ajudá-los a ganhar a confiança de seus clientes. Os comerciantes também procuram mecanismos de detecção de fraude incorporados em gateways de pagamento para evitar estornos e outros problemas que resultam do processamento de compras fraudulentas.

Além disso, os dados dos seus usuários exigem uma estrutura robusta e política de proteção. Seu sistema deve poder receber informações do cliente e processar transações de pagamento em uma rede segura. Os desenvolvedores de gateway de pagamento devem utilizar as melhores práticas e procedimentos de codificação seguros durante o desenvolvimento, a fim de garantir que o gateway seja compatível com todos os regulamentos financeiros. Algumas coisas a serem lembradas ao se desenvolver para a conformidade incluem:

3. Escalabilidade para adicionar novos recursos

Todo comerciante deve ser capaz de se adaptar ao mundo em evolução do processamento de pagamentos on -line por meio de um gateway de pagamento seguro. Os gateways de pagamento também devem ser capazes de lidar com picos em transações, como na Black Friday ou nos feriados mais comerciais.

O próximo aumento e a aceitação mundial de novos métodos de pagamento, como as criptomoedas e o pagamento sem contato, são alguns exemplos de por que os comerciantes devem ter um gateway de pagamento que possam personalizar e atualizar facilmente.

4. Disputas/estorno e arbitragem

Os comerciantes se beneficiarão de um gateway de pagamento que possui uma interface para relatar e lidar com disputas da emissão de bancos.

Armadilhas comuns dos portais de gateway de pagamento

Algumas das armadilhas de gateways de pagamento incluem:

1. Preso com um único processador

Um gateway de pagamento integrado a um único processador não poderá oferecer taxas de taxas competitivas aos comerciantes. O gateway de pagamento também não poderá oferecer várias opções para criar contas de liquidação entre bancos e comerciantes.

2. Processamento manual de relatórios de liquidação do processador

Os relatórios de liquidação provenientes dos processadores precisam ser analisados ​​manualmente para serem apresentados em um formato legível, que pode ser um trabalho muito demorado e complicado.

3. Não suporta pagamentos recorrentes

A maioria dos comerciantes não deseja armazenar as informações do cartão de crédito de um cliente em seu site e prefere procurar uma abordagem tokenizada para aceitar pagamentos recorrentes de seus clientes.

Não fornecendo uma interface de pagamento fora do local-os comerciantes tendem a procurar uma “página de pagamento” dentro de um gateway de pagamento para redirecionar seus clientes para processar pagamentos ad hoc.

O que é preciso para diferenciar seu gateway de pagamentos?

APIs para o mundo exterior: construindo uma API fácil e simples de usar para ser usada pelo aplicativo comerciante.

Segurança aprimorada (transações seguras em 3D): os comerciantes sempre procuram medidas de segurança adicionadas no gateway de pagamento que reduzirão os estornos.

Capacidade de lidar com disputas, estorno e arbitragem: os comerciantes precisam de uma boa interface e mecanismo de relatório para visualizar e gerenciar seus estornos.

Fornecendo interface de pagamento fora do local: os comerciantes normalmente optam por ter uma “página de pagamento” para o seu gateway de pagamento para enviar e processar pagamentos ad hoc.

Suporte a pagamentos recorrentes: os comerciantes não desejam armazenar os detalhes do cartão de crédito de um cliente em seu site e geralmente preferem procurar uma abordagem tokenizada para aceitar pagamentos recorrentes.

Suporte ao cliente: os comerciantes procurarão suporte ao cliente durante todo o tempo para garantir que seus negócios não sejam afetados negativamente por falhas no lado do gateway de pagamento. A construção de um gateway personalizada permite que você incorpore soluções de suporte ao cliente, como Zendesk, no estágio de desenvolvimento, aliviando a necessidade de integração mais adiante.

O que os comerciantes estão procurando nos gateways de pagamento?

Possuir um gateway de pagamento projetado para suas especificações pode ser uma ferramenta valiosa para o seu negócio. Ele permite que você forneça uma solução única e integrada para o ponto de venda (POS) e o processamento de pagamentos, que você pode oferecer aos comerciantes como substituição do gateway de pagamento atual que eles podem estar usando.

No entanto, para garantir que os comerciantes estejam dispostos a se separar do seu fornecedor atual, seu gateway de pagamento deve estar seguro para reduzir o risco de estornos e ter uma gama mais ampla de opções para escolher um banco adquirente para criar contas de liquidação. Também deve oferecer taxas competitivas, liquidação mais rápida, excelente suporte ao cliente e relatórios de alta qualidade.

A construção de um gateway de pagamento aumentará seus recursos comerciais. Injetar sua plataforma de pagamento com recursos para oferecer suporte a processos financeiros, como acordos, saldos de contas e recursos de pagamento, multiplicará o valor da sua solução personalizada.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Após ouvir relatos de seus clientes empresariais, André percebeu que existia o receio de aceitar cartões por motivos variados, desde custos até não saber como funcionava uma máquina de cartão. Sendo especialista em finanças e educador financeiro com mais de 300 horas em cursos, André decidiu escrever sobre as máquinas de cartão para ajudar seus leitores e os vendedores que querem entrar neste mundo dos cartões de crédito e débito.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Maquininha não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário