Como se proteger de golpes com maquininha de cartão?

Em Problemas em máquinas de cartão por André M. Coelho

Então, você tira a fatura do cartão de crédito do mês passado, olhe para os números e percebe que algo está errado. Você vê uma série de cobranças que você sabe por um fato que você não fez. Há lojas que você não reconhece em lugares que você não visitou.

Você elimina os problemas, as questões de segurança do cartão e então percebe que a fraude estava na maquininha. Como isso pode ter acontecido?

Então o dano foi feito, mas não é irreversível. A maioria das empresas de cartão de crédito está disposta a atacar as cobranças não autorizadas da sua conta e reembolsar seu dinheiro – contanto que você os notifique o mais rápido possível. Mas a verdadeira questão é: se o cartão estava em segurança, como obtiveram seus dados?

Leia também

Golpe com maquininha de cartão: como acontece?

Os criminosos empregam uma série de maneiras de levantar o seu cartão de crédito e informações bancárias sem obter os dados de seus bolsos. Abaixo, mostramos como é possível encontrar soluções para duas formas de fraude que são amplamente faladas sobre hoje – skimming e digitalização.

1. Chupa cabra do cartão no ponto de venda

Enquanto este golpe existe há vários anos, o skimming ainda é um método comum de fraude de cartão de crédito. Skimming ocorre nos sistemas de ponto de venda (POS), onde os cartões de débito e crédito são usados ​​para fazer transações, como caixas eletrônicos, bombas de gás e registradores de caixa. Mais frequentemente do que não, o skimming é retirado durante as transações legítimas.

Um exemplo de skimming ocorre quando os ladrões usam uma “chave universal” para abrir as bombas de gás e incorporar um dispositivo que captura os números de cartão. Eles também posicionam uma câmera próxima que registra os números das senhas. Cartões falsos são então codificados com as informações e os fiscais se assumem.

Como os golpistas fazem isso sem serem pegos? Às vezes é um trabalho interno, orquestrado por um funcionário da instituição. Outras vezes é apenas uma boa análise do local sobre vigilância.

Fraudes na máquina de cartão

Aumente sua segurança com máquinas de cartão entendendo os golpes que podem acontecer. (Imagem: Pinterest)

2. Scanner de cartão de crédito

O scanner de cartão de crédito faz o roubo através do chip de radiofrequência (RFID) em seu cartão de crédito / débito

Então, o que há com o microchip que é implantado em todos os cartões de crédito / débito nos dias de hoje? Bem, é realmente um transmissor de rádio, e esse tipo de tecnologia existe desde a Segunda Guerra Mundial. O incorporação de chip RFID está em toda parte, de sapatos (gerenciamento de inventário) para os seres humanos (por motivos de saúde e segurança).

Embora os bancos afirmem que os chips RFID em cartões são criptografados para proteger informações, é provado que os scanners – caseiros ou facilmente comprados – podem roubar o nome e o número do portador do cartão. Um leitor de RFID de tamanho de celular pode pegar informações de cartão de 10 pés de distância.

Como se proteger de fraudes máquina de cartão?

Skimming e digitalização são táticas de fraude totalmente evitáveis. Manter sua guarda durante as transações é um bom lugar para começar, mas aqui estão algumas dicas.

1. Prevenção de cartão de crédito skimming

Skimming como uma fraude suportou por tanto tempo, porque é tão bem sucedida. Tente estas dicas para evitar os golpes:

Não use terminais de POS em áreas mal iluminadas ou desertas. Estes são os alvos mais prováveis ​​da ação do chupa cabra.

Lidar diretamente com um caixa ou caixa ao trocar dinheiro. ATMs e outros quiosques podem ser convenientes, mas você reduz sua probabilidade de ser desnatado evitando-os sempre que possível.

Esteja à procura de leitores de cartão danificados. Qualquer evidência de adulteração deve ser vista como sugerindo que um fraudador possa estar no trabalho.

2. Prevenir a digitalização de cartão de crédito

Enquanto evitando ataques de skimming requer maior vigilância durante as transações, reforçando suas defesas contra ataques de varredura pode ser alcançado com algum aparelho e estratégia.

Compre uma carteira que bloqueie as transmissões RFID

Empilhe seus cartões para mitigar parte da capacidade do scanner de ler informações

Deixe seus cartões em casa e use apenas dinheiro em lugares públicos

Enquanto evitar os fraudadores é um plano admirável de ataque, nem sempre pode mantê-lo seguro; Os bandidos têm uma maneira de ficar um passo à frente de todos. A melhor proteção está em ficar ciente de seus gastos. Isso significa ler religiosamente suas declarações de cartão de crédito todos os meses e acompanhar seus recibos como pontos de referência.

Você já passou uma fraude de máquina de cartão? Como fizeram para se recuperar e se proteger?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Após ouvir relatos de seus clientes empresariais, André percebeu que existia o receio de aceitar cartões por motivos variados, desde custos até não saber como funcionava uma máquina de cartão. Sendo especialista em finanças e educador financeiro com mais de 300 horas em cursos, André decidiu escrever sobre as máquinas de cartão para ajudar seus leitores e os vendedores que querem entrar neste mundo dos cartões de crédito e débito.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Maquininha não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário