Como funciona um assistente de e-commerce?

Em Comparativo de máquinas de cartão por André M. Coelho

Você está procurando ajuda para sua loja virtual de comércio eletrônico? Então, você pousou no lugar certo.

Os proprietários de empresas de comércio eletrônico enfrentam de perto situações desafiadoras à medida que seus negócios crescem. Desde a classificação do inventário até a interação do cliente, toda tarefa grande e pequena vem sobre seus ombros. Essas tarefas continuam aumentando à medida que os clientes e a lista de inventários crescem.

A melhor solução, neste caso, é contratar um assistente de comércio eletrônico. Mas, como você descobre quem é a pessoa certa para o trabalho? Como funciona uma assistência de comércio eletrônico?

Leia também

Como empresário de comércio eletrônico, você começa com recursos limitados e, portanto, exige vas especialistas que possam criar soluções práticas e rápidas. Portanto, ao procurar um assistente de comércio eletrônico virtual, você deve marcar alguns parâmetros e considerar fatores cruciais relevantes para o seu negócio.

O que é um assistente de ecommerce?

O primeiro passo é entender quem pode se encaixar perfeitamente na descrição do assistente de comércio eletrônico.

Conduzir sem problemas um negócio de comércio eletrônico exige que você cuide da logística, gerenciamento e processamento de pedidos, inventários, rastreamento de um pedido e muito mais. Os assistentes virtuais de comércio eletrônico lidam com essas tarefas em seu nome. Eles trabalham como contratados remotos que gerenciam suas operações comerciais, para que você possa usar seu precioso tempo nas principais atividades relacionadas aos negócios.

Um assistente de comércio eletrônico deve ser habilidoso e altamente proficiente, um especialista que entende seu negócio de comércio eletrônico. Além disso, o candidato ideal deve ser capaz de fornecer soluções abrangentes de comércio eletrônico e serviços altamente funcionais.

Agora que você tem uma idia sobre com quem deseja trabalhar, deve estar se perguntando sobre os serviços que um assistente virtual pode fornecer.

O que um assistente de ecommerce faz?

Você pode delegar muitas tarefas a um assistente de ecommerce especialmente aquelas que não exigem diretamente seu envolvimento. A delegação de tarefas também depende do tipo de negócios ou empreendedores que poderão ajudar o seu negócio a funcionar.

Algumas das tarefas para um assistente de ecommerce incluem:

1. Desenvolvimento ou design da loja

Geralmente, os empreendedores gostam de colaborar com designers de web profissionais ou experientes para desenvolver uma loja da web. Mas o trabalho não terminou depois disso. Depois de configurar uma loja, você precisa garantir que todas as atualizações sejam carregadas oportunamente. Você também precisa trabalhar e adicionar novas páginas da Web e corrigir quaisquer erros feitos anteriormente.

Finalmente, existem técnicas para melhorar as taxas de conversão, como a implementação de alterações impulsionadas pelos dados. Um assistente de ecommerce ajuda você a resolver todas essas coisas.

Funções de assistentes de ecommerce

Assistentes de ecommerce poderão otimizar facilitam processos que poderiam tomar muito tempo nos seus processos. (Imagem: Web Retailer)

2. Processamento dos pedidos

O básico do manuseio de uma loja de comércio eletrônico envolve processamento de pedidos. É uma tarefa recorrente que acontece diariamente, semanalmente ou mensalmente, dependendo dos seus requisitos de negócios. Um assistente de comércio eletrônico é ideal para gerenciar pedidos, remessas e liberação de faturas.

3. Fornecimento de produtos e pesquisa

Se a sua loja apresentar produtos de tendência, é altamente provável que atraia mais clientes. Ter um estoque relevante também ajuda a aumentar o envolvimento do público. Um assistente de ecommerce auxilia você na pesquisa de produtos e sugere os produtos que você pode adicionar à sua loja da web. Eles também podem fazer pesquisas de mercado, girando pelas páginas da web e coletando informações úteis para você.

4. Gerenciamento de inventários

O gerenciamento de inventário é uma tarefa essencial, pois você precisa obter um delicado equilíbrio de inventário – não enfrentando um superávit ou escassez excessiva a qualquer momento.

Os proprietários de lojas de comércio eletrônico geralmente passam por desafios como esses, que podem se transformar em enormes perdas. Um assistente de e-commerce pode ajudar a evitar essa situação mantendo seu inventário sob controle. Dessa forma, você também pode economizar custos de armazenamento, não mantendo grandes quantidades de itens desnecessários.

O gerenciamento de inventário consome tempo e é propenso a erros, porque exige que você trabalhe com detalhes. Um especialista em comércio eletrônico virtual sabe como processar os dados. Eles têm experiência em ajustar rapidamente todas as coisas nos lugares certos sem uma única falta.

5. Listagem de produtos

Criar listas de produtos longas é outra tarefa recorrente que um assistente de comércio eletrônico pode lidar brilhantemente. As listagens envolvem muitas tarefas subordinadas, como fazer upload de títulos de produtos, otimizar sua otimização, atualizá-los e fixar preços e etiquetas. Essas tarefas podem levar horas devido ao detalhamento envolvido nelas. Você pode economizar seu tempo entregando-os a um assistente e focar em outras atividades de crescimento.

6. Criar descrições de produtos bem ajustados

Uma descrição bem escrita do produto é um dos principais fatores por trás de um produto ou serviço bem-sucedido. As descrições de produtos são curtas, mas levam tempo, pois incluem mais do que apenas informações do produto.

Um assistente especializado de comércio eletrônico sabe como criar uma descrição do produto que cumpra as últimas tendências de SEO e, ao mesmo tempo, chama a atenção do público-alvo. Você pode desfrutar de dupla vantagem dessa maneira – obtendo o engajamento do público e melhor rankings do Google.

Onde encontrar um assistente de comércio eletrônico?

Depois de conhecer os benefícios de ter um assistente de comércio eletrônico, é melhor você se preparar para contratar um. Mas quais são as opções?

1. Assistente de ecommerce freelancer

Você pode verificar alguns bons mercados freelancers. A maioria dos sites é simples de usar e apenas exige que você publique uma descrição do trabalho. A notificação atinge candidatos relevantes que se conectam com você. Você também pode postar no LinkedIn, uma rede de contratação com melhor classificação.

2. Conectando-se a uma agência

Várias agências fornecem aos empresários funcionários virtuais. É uma opção que vale a pena explorar se você deseja economizar em custos e tempo. Além disso, empresas de pessoal virtual como são confiáveis ​​quando você deseja contratar funcionários remotos.

Você pode começar com uma consulta gratuita e contratar um profissional treinado de comércio eletrônico em menos de uma hora. Além disso, o treinamento que essas empresas fornecem aos profissionais é um bônus para você, pois você pode começar diretamente com a delegação de tarefas sem nenhum treinamento adicional.

A contratação de assistentes virtuais por meio de uma agência também é econômica. Não há taxa de consulta e você paga pela assistência a cada hora.

3. Usando um assistente automatizado

Existem assistentes de ecommerce que são sistemas, automatizando diversas funções de ecommerce. Não dá pra automatizar tudo, no entanto, mas boa parte pode ser feito por sistemas de automação de vendas. Vários gateways de pagamento já tem assistentes de ecommerce integrados.

Antes de contratar um assistente de ecommerce

Você deve estar pensando que a maioria dos itens parece classificada neste momento. Você está certo! Mas contratar um assistente virtual para uma loja de comércio eletrônico não é tão fácil. Você sempre deve dar uma olhada em relação a esses fatores antes de finalizar seu assistente virtual.

1. Verifique se um assistente virtual pode lidar com várias tarefas

Um assistente de comércio eletrônico deve ser capaz de lidar com várias tarefas. Existem tantas tarefas pequenas e orientadas a detalhes que devem ser concluídas por um indivíduo, para que um armazenamento de comércio eletrônico possa funcionar suavemente. Um VA pode gerenciar com sucesso sua loja apenas quando eles têm imensa experiência fazendo isso. Por exemplo, eles devem ter experiência anterior no gerenciamento de planilhas de inventário.

2. ERP e outras ferramentas de ecommerce

Para gerenciar pedidos e inventário, um indivíduo deve conhecer o software ERP (Enterprise Resource Planning). Faça perguntas sobre o ERP específico que você usa para o seu negócio. Se o candidato responder com sucesso a essas perguntas, é uma vantagem adicional para você. Um assistente de comércio eletrônico deve estar familiarizado com várias ferramentas ERP.

3. Tente avaliar sua adaptabilidade

Um profissional de comércio eletrônico deve ser capaz de absorver as informações que eles encontraram. Há muito o que processar ao lidar com uma loja de comércio eletrônico. Além disso, eles devem saber como se adaptar a novas pesquisas e diretrizes.

Um assistente também deve ter um conhecimento básico de SEO. O básico da otimização pode percorrer um longo caminho quando se trata de escrever descrições de produtos. As descrições amigáveis ​​ao SEO podem ajudar sua loja a se destacar no mercado.

Você pode olhar para o portfólio deles para saber se um determinado candidato tem a aptidão para aprender e absorver mais.

4. Preste atenção ao que exatamente você está procurando

Quando você contrata um assistente de comércio eletrônico, liste o que você espera do candidato adequado; Por exemplo, se você deseja desenvolver sua loja com o PagSeguro, procure um desenvolvedor experiente com o sistema. Da mesma forma, para listagens na Amazon, eBay, entre outras, você deve selecionar um candidato que já trabalhou para essas plataformas antes.

Um assistente de comércio e comércio virtual pode cuidar de tarefas monótonas de comércio eletrônico. É assim que um negócio exemplar funciona porque, quando você obtém a ajuda certa, pode crescer imparável!

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Após ouvir relatos de seus clientes empresariais, André percebeu que existia o receio de aceitar cartões por motivos variados, desde custos até não saber como funcionava uma máquina de cartão. Sendo especialista em finanças e educador financeiro com mais de 300 horas em cursos, André decidiu escrever sobre as máquinas de cartão para ajudar seus leitores e os vendedores que querem entrar neste mundo dos cartões de crédito e débito.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Maquininha não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário