Como aprovar venda sem o cartão de crédito?

Em Problemas em máquinas de cartão por André M. Coelho

O impressionante crescimento das empresas digitais, combinado com o crescente interesse dos consumidores em comércio eletrônico transfronteiriço e compras online, continuará a impulsionar o crescimento do ecossistema de comércio eletrônico.

Um catalisador fundamental por trás do crescimento explosivo do comércio eletrônico decorre do aumento do uso de telefones celulares. À medida que os telefones celulares se tornam mais poderosos e são capazes de oferecer suporte a uma variedade de aplicativos nativos, a conexão à Internet e as compras online se tornam mais convenientes para os consumidores em todo o mundo.

Leia também

Muitos especialistas estão se perguntando se um dia as compras online ultrapassarão todas as transações em lojas físicas. Enquanto as lojas físicas continuam vendendo, o comércio eletrônico está crescendo aos trancos e barrancos incríveis para dar às fontes de comércio mais tradicionais alguma competição séria.

Uma coisa é certa: o comércio eletrônico não é uma moda e, para permanecer competitivo, sua empresa digital precisa permanecer no topo dessa tendência de comércio eletrônico.

No mundo digital de alta velocidade de hoje, os clientes ainda podem fazer compras sem sair do conforto de sua casa ou ter que ter uma forma física de pagamento em mãos. Estamos compartilhando tudo o que você precisa saber sobre transações com cartão não presente, seu papel no comércio eletrônico e como elas podem impactar seus negócios digitais.

Vendas com cartão presente e vendas digitadas

As transações com cartões são muito comuns em lojas físicas. Durante o checkout, você é solicitado a passar o cartão de crédito ou débito em um terminal de ponto de venda. As transações que capturam os detalhes do pagamento pessoalmente, no ponto de venda, são consideradas com cartão presente.

As compras online apresentam uma mudança inovadora na forma como os clientes se envolvem com as lojas e recebem seus produtos. Graças à tecnologia de comércio eletrônico e processamento de pagamentos online, os clientes ainda podem ter as mesmas experiências de compra sem necessariamente estar presentes em uma loja física.

Transações com cartão não presente são transações que são processadas sem o cartão de crédito ou o titular do cartão estar fisicamente presente no momento da compra, chamadas também de vendas digitadas. As transações sem cartão permitem que os negócios digitais vendam convenientemente seus produtos ou serviços digitais para clientes em todo o mundo.

Cartão não presente

Transações sem cartão presente poder aumentar seu número de vendas. (Foto: Credit.com)

Quanto custa fazer uma venda no cartão à distância?

Em uma comparação direta, muitas vezes você descobre que as taxas de processamento de transações geralmente são mais altas para transações com cartão não presente do que para transações com cartão. A diferença de custo decorre do risco percebido de fraude nas transações com cartão não presente, pois o comerciante não pode validar fisicamente o titular do cartão ou o cartão de pagamento pessoalmente.

Como ocorre a fraude de cartão não presente?

O caso mais comum de fraude do CNP ocorre quando as informações comprometidas do cartão são usadas por um criminoso para concluir transações remotamente. Essa forma de fraude com cartão de pagamento ocorre sem o conhecimento real do titular do cartão. Muitas vezes, o titular do cartão não percebe a fraude ocorrida até revisar seu extrato de faturamento no final do mês e encontrar cobranças não autorizadas em sua conta.

Os efeitos prejudiciais da fraude do CNP não se limitam aos portadores de cartão individuais. As transações do CNP também podem deixar seus negócios digitais suscetíveis a fraudes por estorno. A fraude por estorno ocorre quando os clientes relatam não receber o produto ou autorizar a cobrança, apesar de já receberem o produto da sua loja digital. Nesse caso, sua empresa digital perde uma venda e os fundos também podem ser retirados da sua conta de comerciante para liquidar a reivindicação de estorno. Você também pode ser cobrado uma taxa por cada transação contestada.

Para proteger sua receita, sua empresa deve tomar medidas proativas para evitar fraudes no CNP.

Como aprovar venda sem o cartão de crédito?

Como podemos verificar se a pessoa que faz a transação remotamente está realmente autorizada a fazê-lo? Aqui estão três padrões populares da indústria que ajudam a impedir a fraude do CNP:

1. Use os Serviços de Verificação de Endereço

Os Serviços de verificação de endereço comparam o endereço de cobrança fornecido pelo cliente durante a transação com o endereço de cobrança no arquivo do emissor do cartão. As bandeiras vermelhas são levantadas se houver uma discrepância entre os dois.

2. Validar códigos de segurança do cartão

A segunda maneira de verificar uma transação do CNP envolve o uso de códigos de segurança do cartão (CSC/CVV). Os CSCs geralmente são os três números digitais (próximos ao campo de assinatura do titular do cartão) presentes na parte traseira da maioria dos cartões Discover, Mastercard e Visa. A inserção do código de segurança do cartão durante uma transação permite que o sistema verifique se, apesar do pedido remoto, o comprador ainda possui um cartão físico válido.

3. Aderir à conformidade com PCI

Garantir a conformidade adequada com o PCI é outra maneira de minimizar o volume de vendas fraudulentas. Ao realizar transações com clientes em servidores seguros em um sistema compatível com PCI, sua empresa pode minimizar o risco de comprometimento dos dados do cliente. Uma plataforma de comércio eletrônico tudo em um ajuda a processar transações com segurança, agregando dados de pedidos e realizando uma análise antifraude em tempo real.

O ecossistema de comércio eletrônico está mudando

Não importa se você é um negócio digital estabelecido ou uma loja online promissora que procura vender software, downloads digitais ou conteúdo digital, uma parte essencial da venda online é garantir que você esteja familiarizado com o comércio eletrônico ecossistema. Compreender o conceito geral de transações com cartão não presente é apenas a ponta do iceberg.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Após ouvir relatos de seus clientes empresariais, André percebeu que existia o receio de aceitar cartões por motivos variados, desde custos até não saber como funcionava uma máquina de cartão. Sendo especialista em finanças e educador financeiro com mais de 300 horas em cursos, André decidiu escrever sobre as máquinas de cartão para ajudar seus leitores e os vendedores que querem entrar neste mundo dos cartões de crédito e débito.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Maquininha não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário