O que é ecommerce? Na prática!

Em Tipos de máquinas de cartão por André M. Coelho

Mesmo se você não sabe especificamente o que é o comércio eletrônico, não há chance de você ter passado seus dias sem ouvir sobre isso. O mundo está cada vez mais migrando para o ecommerce, com ampla margem ainda para o crescimento.

Desde empresas de pequena escala até os gigantes do mercado, todo mundo está capitalizando na indústria de comércio eletrônico, e não há mais de volta daqui. Mas como funciona esse novo tipo de comércio?

O que é Ecommerce?

Ecommerce (também conhecido como comércio eletrônico) é o processo de compra e venda de produtos ou serviços, fazendo transferências de dinheiro e transferir dados sobre um meio eletrônico (Internet). Essa rede permite que as pessoas façam negócios sem a restrição da distância e do tempo.

Leia também

Tipos de ecommerce na prática

Existem vários tipos de opções de negócios de comércio eletrônico que você pode escolher com base em suas preferências, capital e modelo de negócios on-line. Para diferentes empresas, você tem que implementar várias técnicas e estratégias. Algumas das empresas on-line favoritas incluem:

Ecommerce na prática

O ecommerce é basicamente o comércio digital. Entender suas características ajudará no aumento de vendas e melhora dos resultados nos negócios. (Imagem: divulgação)

Como funcionam as plataformas de ecommerce

O negócio online funciona praticamente nos mesmos princípios que uma loja offline / varejo faz. Em uma escala mais ampla, todo o processo de comércio eletrônico pode ser dividido em três componentes principais ou processos de trabalho:

1. Recebendo pedidos

Este é o primeiro passo em que os clientes fazem o pedido através da plataforma de comércio eletrônico (site ou portal on-line), e o vendedor faz uma nota dele.

2. Informações de pedido de processamento

O segundo passo, onde todos os detalhes do pedido são processados ​​e concluídos. Agora está pronto para entrega.

3. Envio

O último passo em que o processo de entrega é realizado. Todos os componentes de logística desempenham um papel significativo nesta etapa para garantir a entrega oportuna ao cliente.

Se você receber o básico certo e conduzir seus negócios de comércio eletrônico no caminho certo, você certamente irá desfrutar de bons lucros. Lembre-se sempre de que o planejamento e a implementação de negócios adequados são as chaves para uma loja online de sucesso.

Para tudo isso, você vai precisar de uma plataforma de ecommerce. Algumas das mais populares incluem:

Dentro delas, você vai precisar configurar ainda vários outros produtos, como serviços a serem oferecidos, gateways de pagamento, etc. A maioria delas permite um período de testes gratuito antes da compra. Faça o teste, conheça, assista vídeos, e aprenda mais sobre as plataformas.

Como montar um negócio ecommerce?

Uma das coisas básicas que você precisa fazer ao iniciar uma Internet ou um negócio de comércio eletrônico é criar um site. Pode ser uma excelente plataforma para promover seus bens e serviços e torná-los populares com o público-alvo. Para atrair clientes e compradores através de mecanismos de busca (como o Google), seu site deve ser adequadamente otimizado por SEO.

Idealmente, seu site deve ter uma lista dos produtos ou serviços que você deseja promover. As seções devem ser interativas e fáceis de usar para a conveniência dos visitantes do site. Todos os detalhes essenciais e úteis sobre o negócio devem ser adequadamente mencionados no seu portal online. Tenha uma seção de checkout limpa e direta, então as pessoas não desistem no último momento.

Vantagens do Negócio de Ecommerce

A principal vantagem de um negócio de comércio eletrônico é que ele permite que você conduza seu negócio flexível e, ao mesmo tempo, seja muito útil para atingir uma gama completa de público-alvo em segundos. Hoje em dia, o negócio em casa também se tornou um meio predominante de ganhar dinheiro sob a forma de comércio eletrônico. Você precisa ter um computador e conexão com a Internet, e você pode facilmente continuar com o marketing e negócios com apenas um clique do mouse.

Outro benefício significativo de um negócio de comércio eletrônico é que ele ajuda você a identificar o público-alvo muito rapidamente e alcançá-los facilmente também. Por exemplo, se você está tentando vender alguns bens ou produtos, você pode facilmente fazer pesquisas de mercado da Internet e identificar seu mercado de nicho. Assim, você pode enviar emails ou folhetos promocionais para clientes em potencial que estarão interessados ​​em seu produto ou serviço. Em comparação com métodos promocionais convencionais, isso é bastante custo-benefício, pois você não precisa se aproximar dos clientes em uma base individual.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Após ouvir relatos de seus clientes empresariais, André percebeu que existia o receio de aceitar cartões por motivos variados, desde custos até não saber como funcionava uma máquina de cartão. Sendo especialista em finanças e educador financeiro com mais de 300 horas em cursos, André decidiu escrever sobre as máquinas de cartão para ajudar seus leitores e os vendedores que querem entrar neste mundo dos cartões de crédito e débito.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Maquininha não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário