Cartão de crédito de teste, é seguro? Como usar?

Em Tipos de máquinas de cartão por André M. Coelho

Ao fazer a integração de um sistema de pagamentos em uma loja virtual, números de cartão de teste devem ser usados para ver se há alguma falha e corrigir antes de colocar o site em funcionamento. Encontrar esses números é relativamente fácil, mas há algum problema em utilizá-los? Vamos entender um pouco do funcionamento desses números de cartão e como usar em um sistema de pagamentos.

Cartão de teste no sandbox da plataforma

O sandbox de uma plataforma é, basicamente, o ambiente de testes para pagamentos antes de uma loja ser colocada online. Os números de cartão de crédito de teste devem ser usados ​​no Sandbox do sistema de pagamentos escolhidos para sua loja virtual para validar os fluxos de transações de autorização, captura e crédito.

Leia também

Como testar os números de cartões na plataforma de pagamento?

Como os cartões de crédito de teste não incluem um código de verificação de cartão (CVV), você pode usar 123 como CVV para Visa, MasterCard, Discover e Diners Club ou 1234 como CVV para American Express. Em alguns sistemas, os números escolhidos podem ser qualquer um.

Ao usar cartões de teste, você pode especificar qualquer data de validade no futuro, usando um dos seguintes formatos, dependendo do sistema:

Testando cartões de créito

Um cartão de crédito de teste serve para configurar ambientes virtuais de vendas para avaliação do funcionamento. (Foto: halogencreative.co.uk)

Gerador de cartão de crédito

Algumas plataformas tem programas de geração de números e cartões de crédito para gerar informações aleatórias do cartão de crédito para teste. Você pode criar versões de teste dos cartões de crédito Visa, Mastercard, American Express, Discover, Maestro, JCB e diversas outras bandeiras.

Você também pode usar números de cartão de crédito de teste emitidos para o sandbox da plataforma de ecommerce que você escolheu. Basta seguir às instruções no manual para criar uma conta de teste na sandbox e testar o ambiente virtual.

Em alguns casos, se a coluna Código CVV estiver em branco e for necessária no formulário de checkout, insira um CVV aleatório.

Outros métodos de pagamento na plataforma de ecommerce

Para testar outros métodos de pagamento, como Apple Pay, Masterpass ou Visa Checkout, siga as instruções na página relevante do método de pagamento de acordo com o sandbox da plataforma escolhida.

Algumas formas de pagamento não suportam cartões de teste. No entanto, você pode usar um cartão “ativo” no ambiente de teste da forma de pagamento. A plataforma geralmente retornará um valor de token com a resposta da transação, mas eles não cobrarão no seu cartão quando ele for usado no ambiente de teste.

Números de cartão de teste

Para testar suas formas de pagamento, você obviamente precisará de um conjunto adequado de dados do cartão. Não é necessário usar seu próprio cartão para isso. Embora nenhum dinheiro seja processado com uma conta de teste, você provavelmente desejará realizar testes que simulem determinadas situações, por exemplo, diferentes marcas de cartões de crédito.

Use uma tabela com um conjunto de números de cartão de crédito de teste que podem ser usados ​​para simulações, e faça testes em diferentes condições para garantir que sua loja virtual estará preparada.

Você também pode acionar um erro de transação (para fins de teste) inserindo um código de erro como valor da transação.

https://youtu.be/lOKgmhQ4pUg

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Após ouvir relatos de seus clientes empresariais, André percebeu que existia o receio de aceitar cartões por motivos variados, desde custos até não saber como funcionava uma máquina de cartão. Sendo especialista em finanças e educador financeiro com mais de 300 horas em cursos, André decidiu escrever sobre as máquinas de cartão para ajudar seus leitores e os vendedores que querem entrar neste mundo dos cartões de crédito e débito.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Maquininha não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário