Taxa da maquininha aumentou, e agora?

Em Comparativo de máquinas de cartão por André M. Coelho

Sua empresa aceita pagamentos com cartão de crédito ou débito? Nesse caso, você pagará taxas de cartão. Existem vários encargos para você estar ciente e que impactam nos custos de vendas para sua empresa. Por isso, é muito importante gerenciar e negociar essas taxas das melhores formas possíveis.

O que é uma taxa de maquininha??

As taxas do comerciante se referem às cobranças pagas pela empresa quando um cliente faz um pagamento com um cartão. A quantidade variará amplamente, dependendo de vários fatores, incluindo:

A rede de cartões usada (como Visa, MasterCard e Amex)

Leia também

O adquirente do comerciante (ou seja, o negócio que processa pagamentos em nome do comerciante)

O método de pagamento (por exemplo, o pagamento foi feito por telefone, com cartão presente, online, etc)

Volumes e valores de transação

Além das taxas por transação, as cobranças de cartão de crédito e débito podem incluir cobranças de serviço mensais e taxas de processamento adicionais. O alto número de taxas de transação diferentes se deve à complexidade do esquema de cartões de várias partes, que envolve pelo menos sete partidos diferentes.

Nas processadoras de pagamentos brasileiras, todos esse valores são traduzidos para taxas ficas que englobam todos esses custos, e um valor fixo ou mensal para sua máquina de cartão.

Negociar taxas da maquininha

As taxas da maquininha podem ser negociadas facilmente, apenas com uma ligação e comparações simples de valores. (Imagem: Pinterest)

Tipos de taxas da maquininha,

As taxas de maquininhas incluem uma combinação de pagamentos mensais ou únicos e taxas de transação:

1. Uma taxa de serviço do comerciante ou taxa de processamento

É uma taxa de transação normalmente cobrada como uma porcentagem de cada venda. A taxa dependerá do tipo de cartão usado, com cartões de crédito comerciais mais caros que os cartões de débito. As taxas de intercâmbio estão incluídas nesta categoria e são cobradas diretamente aos comerciantes.

2. As taxas de gateway de pagamento

Podem ser cobradas a uma taxa mensal ou por transação fixa. As taxas fixas normalmente incluem um número padrão de transações. Se a sua empresa lidar com pagamentos de cartões on-line, você precisará de um gateway de pagamento para lidar com a transação. Ele atua como terceiro para se comunicar entre o banco do titular do cartão e sua conta de comerciante.

3. As taxas de autorização

Cobrem o custo da autorização do cartão. Isso se refere ao processo de teste dos detalhes do cartão do cliente para garantir que eles sejam válidos.

4. As taxas de conformidade com PCI

Cobrem um importante recurso de segurança. Todas as empresas do Reino Unido que aceitam os pagamentos do cartão devem cumprir o padrão de segurança de dados do setor de cartões de pagamento (PCI DSS). Isso garante que os dados do cliente sejam armazenados e transmitidos com segurança.

5. As taxas de estorno e chargebacks

São custos incorridos quando uma transação é revertida. Os clientes podem solicitar um estorno para transações que não aprovam ou reconhecem, e o banco geralmente é do lado do cliente.

6. Taxas de cartão não presentes

Se aplicam a transações de cartões não presente. Se um cliente paga por telefone ou on-line, o banco assumirá maior risco, portanto, cobra uma taxa de transação mais alta.

7. Taxa mínima mensal de serviço

Garante que os processadores de cartões obtenham lucro. Atua como uma salvaguarda para o provedor de processamento por meses com baixas vendas. A cobrança se aplica apenas se suas taxas mensais de transação não tiveram o limite mínimo.

8. Outros custos

Os custos de administração incluem taxas para configuração da conta e rescisão antecipada.

Como posso reduzir minhas taxas da maquininha?

As taxas de transação de cartão de crédito e débito podem realmente prejudicar seus resultados. Então, como você pode minimizar o impacto?

1. Pesquise para encontrar as melhores taxas

Há uma ampla gama de taxas de transação. Custos administrativos como taxas de configuração geralmente podem ser evitados inteiramente com o provedor certo.

2. Leia seu contrato

Alguns processadores de cartão de crédito e débito cobrarão taxas por volumes de rescisão ou transação antecipados acima da sua taxa acordada. Certifique-se de entender os detalhes de qualquer contrato antes de se inscrever.

3. Procure descontos de processamento em massa

As empresas podem encontrar as taxas mais baratas por meio de contas comerciais processando altos volumes de vendas mensais. Você pode encontrar taxas muito baixas, dependendo do seu tipo de empresa.

4. Procure preços flexíveis

Embora sua empresa possa não estar processando altos volumes de vendas, você nunca sabe o que está chegando. Procure os provedores de contas de comerciantes que oferecem esquemas projetados para crescer com seus negócios.

5. Evite transações de maior risco

Os processadores de cartões cobram taxas mais altas por vendas não presentes que envolvem altos níveis de risco. Considere se afastar de pedidos de correio ou telefone que acompanham esse risco adicional.

Elimine completamente as taxas de máquinas de cartão

Existe apenas uma maneira de eliminar as taxas caras de processamento de cartões: afaste seus clientes de comércio eletrônico dos pagamentos de cartões a métodos de pagamento alternativos mais econômicos.

As transferências bancárias instantâneas, como PIX direto para sua conta, é uma opção para as empresas que buscam reduzir sua confiança nos pagamentos de cartões.

Com transferências bancárias instantâneas, as empresas eliminam os estornos e as taxas de intercâmbio. E com o acordo instantâneo, os pagamentos bancários abertos são mais rápidos e mais fáceis do que com cartões.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Após ouvir relatos de seus clientes empresariais, André percebeu que existia o receio de aceitar cartões por motivos variados, desde custos até não saber como funcionava uma máquina de cartão. Sendo especialista em finanças e educador financeiro com mais de 300 horas em cursos, André decidiu escrever sobre as máquinas de cartão para ajudar seus leitores e os vendedores que querem entrar neste mundo dos cartões de crédito e débito.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Maquininha não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário