Open Finance vale a pena? Como usar na processadora de pagamentos?

Em Comparativo de máquinas de cartão por André M. Coelho

O setor financeiro está à beira de um novo horizonte. A infraestrutura de tecnologia herdada complexa e silenciosa dificulta a inovação e impede que os consumidores acessem seus dados financeiros de maneira segura e confiável. Simplificando, os dados financeiros hoje são fechados. É difícil acessar, causando ondulações em todo o setor e criando atrito na experiência do cliente.

O futuro de nossa indústria significa adotar as finanças abertas, o sistema de Open Finance. O Open Finance começa com acesso seguro e confiável para os consumidores compartilharem seus dados com os aplicativos e ferramentas financeiros que eles escolhem usar.

Leia também

O que é open finance?

As finanças abertas foram amplamente adotadas na Europa e na Austrália, e agora estão expandindo cada dia mais no Brasil.

O Open Finance é o próximo passo além do setor bancário aberto ou open banking, permitindo o acesso e o compartilhamento de dados do consumidor a ainda mais produtos e serviços financeiros – não apenas bancários.

A finanças abertas englobam a capacidade de acessar e agir de dados financeiros para criar experiências personalizadas, aumentar o ritmo da inovação e impulsionar a colaboração do setor. O Open Finance permite que todos acessem e atuem em dados financeiros para:

Tomar decisões inteligentes através de insights de dados

Construir experiências personalizadas

Ativar novos modelos de negócios

Apoiar o bem-estar financeiro

Mitigar fraude e risco

Open banking e Open finance

O Open Banking é o compartilhamento de dados de consumidores estruturados e seguros por meio de APIs bancárias abertas entre os provedores de serviços financeiros. Diferentemente das finanças abertas, o Open Banking é limitado ao banco de varejo e investimento. Confira esta postagem do blog para entender mais sobre o que é o Banking Open e veja exemplos.

Funcionamento do Open Finance

O Open Finance traz mais liberdade para receber oportunidades financeiras muito mais estruturadas. (Imagem: Pinterest)

Open finance vale a pena?

O Open Finance é o próximo passo além do setor bancário aberto, permitindo o acesso e o compartilhamento de dados do consumidor a ainda mais produtos e serviços financeiros – não apenas bancários. Isso inclui empréstimos, crédito ao consumidor, investimentos e pensões.

Também permite uma integração mais ampla de dados financeiros com indústrias não financeiras, como assistência médica e governo. Em finanças abertas, os consumidores concedem acesso a terceiros confiáveis ​​à sua pegada financeira para obter melhores experiências e soluções personalizadas para melhorar o bem -estar financeiro.

O Open Finance coloca o consumidor no controle de seus dados. Isso significa que as empresas, financeiras e outras, podem construir e oferecer soluções que as ajudem a entender e gerenciar melhor suas vidas financeiras. E fornece uma base que oferece aos consumidores e aos provedores financeiros melhores acesso, visibilidade e controle sobre quem tem acesso a dados financeiros.

1. Consumidor

Com a liberdade e a flexibilidade que as finanças abertas permitem, os consumidores têm mais opções e controle sobre os dados que compartilham e como eles se envolvem com suas finanças. E eles obtêm acesso incomparável a uma gama mais ampla de produtos e serviços.

2. Instituições financeiras

O Open Finance permite uma maneira mais segura para as instituições financeiras permitirem que os consumidores compartilhem seus dados financeiros com aplicativos financeiros e outros terceiros – e uma imagem mais completa das finanças de seus clientes.

Como resultado, as instituições financeiras podem colaborar com vários fornecedores para fornecer uma variedade maior de serviços a seus clientes com base em dados do consumidor, descobrindo novos modelos e inovações de negócios.

3. Fintechs

Com conexões seguras e confiáveis, alimentadas por APIs de finanças abertas, a Fintechs pode fornecer produtos projetados de maneira única para atender às necessidades do consumidor. Fintechs e outros terceiros ganham uma base mais ampla e precisa sobre a qual criar tecnologias financeiras centradas no consumidor fora da instituição financeira.

Como usar o open finance?

O open finance pode ser usado para conectar-se e verificar com segurança dados financeiros do consumidor. Ativando em sua processadora de pagamentos, você pode tornar os dados financeiros acionáveis ​​com contexto, limpeza e categorização, além de entregar experiências de dinheiro digital e móvel personalizadas que impulsionam o crescimento.

Seus clientes poderão compartilhar importantes informações com você para obter ofertas e benefícios para suas finanças, como parcelamentos com menores juros ou melhores condições.

Como funciona o Open Finance?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Após ouvir relatos de seus clientes empresariais, André percebeu que existia o receio de aceitar cartões por motivos variados, desde custos até não saber como funcionava uma máquina de cartão. Sendo especialista em finanças e educador financeiro com mais de 300 horas em cursos, André decidiu escrever sobre as máquinas de cartão para ajudar seus leitores e os vendedores que querem entrar neste mundo dos cartões de crédito e débito.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Maquininha não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário