Máquina de cartão sem taxa ou sem tarifa: como escolher? É sem custo?

Em Comparativo de máquinas de cartão por André M. Coelho

Pague 0% em todas as transações com cartão de crédito e de débito. Será que isso é possível? Ter uma máquina sem custo? Mais ou menos.

Já existem algumas soluções de pagamento que dizem cobrar 0% de taxas. Mas, na verdade, nessas empresas a sobretaxa é repassada para os clientes que optam por usar um cartão, “eliminando” as taxas de processamento de cartão de crédito para empresas.

Mas vamos entender um pouco mais em detalhes.

O que é taxa de cartão?

Quando as empresas aceitam cartões como forma de pagamento, pagam taxas de processamento associadas à transação. À medida que as taxas de processamento de cartão aumentam, as empresas veem um efeito negativo em seus resultados financeiros. A taxa do cartão de crédito ocorre quando uma empresa repassa a taxa do cartão ao cliente.

Leia também

Historicamente, as empresas incorporam o custo dos cartões em seus preços, colocando em desvantagem os clientes que não pagam com cartão.

Muitas empresas B2B e atacadistas adicionam uma taxa a pagar com cartões, sem perceber que precisam seguir as regras estabelecidas pelas bandeiras de cartão.

Posso ter uma máquina sem taxa cobrando os valores dos clientes

Qualquer máquina pode ser sem taxa, bastando que você cobre o valor da taxa de seus clientes. Você pode praticar, aliás, preços diferentes no cartão de crédito, débito, e no dinheiro. Isso não era permitido até alguns anos atrás, mas a legislação foi atualizada.

Então, é isso. Uma empresa pode cobrar a taxa dos clientes e ficar sem taxas nos

Taxa zero em cartões

A taxa zero de cartões pode ser obtida com um pouco de estratégia e planejamento. (Foto: Mobile Transaction)

E se meu cliente não quiser pagar uma taxa pelo cartão?

Em média, os clientes pagarão com cartão  quando apresentados com a opção. A maioria dos clientes paga com cartão porque ganha pontos e recompensas ou porque podem parcelar a compra, e não porque não podem pagar seu produto ou serviço. Cartões de crédito com pontos e recompensas maiores custam mais à empresa em taxas, reduzindo sua margem de lucro.

Diga ao cliente que o pagamento no débito ou no dinheiro é mais barato, já que a taxa do cartão de débito é menor e a taxa de receber no dinheiro é nula. Isso elimina o risco de clientes ficarem chateados com o seu negócio.

Máquina de cartão sem tarifa por negociação

Você pode também negociar com a empresa de processamento de pagamentos para tarifa zero em certas transações ou valores menores. Dependendo do volume de vendas, você pode obter taxas muito baratas ou até a taxa zero para transações no débito e/ou crédito. Mas tudo vai depender da comparação entre as diferentes empresas, e seu dever de casa de comparação.

Compliance de taxas de cartão

Algumas empresas de cartão podem exigir algumas coisas de seus usuários. Isso se chama compliance. Você deve seguir as regras das operadoras das máquinas de cartão para poder ter a taxa zero ou repassar a taxa aos clientes. É importante verificar o contrato, principalmente considerando que o não cumprimento das regras pode resultar em rescisão ou multas.

E é isso, pessoal. Sabemos que todos vocês querem economizar com as taxas de cartão. E dá pra economizar ou, pelo menos, reduzir os custos de operação de cada um.

Ficou alguma dúvida? Deixem suas perguntas nos comentários abaixo e iremos ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Após ouvir relatos de seus clientes empresariais, André percebeu que existia o receio de aceitar cartões por motivos variados, desde custos até não saber como funcionava uma máquina de cartão. Sendo especialista em finanças e educador financeiro com mais de 300 horas em cursos, André decidiu escrever sobre as máquinas de cartão para ajudar seus leitores e os vendedores que querem entrar neste mundo dos cartões de crédito e débito.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Maquininha não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário