O que fazer se a máquina de cartão estiver fora do ar?

Em Problemas em máquinas de cartão por André M. Coelho

O processamento de pagamentos quando as máquinas estão fora do ar permite que você faça pagamentos com cartão em qualquer lugar, a qualquer momento, mesmo que não haja conectividade com a rede. Com o modo offline de muitos serviços, você pode realizar transações de cartão de crédito seguras que são processadas automaticamente quando você tem conectividade novamente.

Máquina de cartão crédito fora do ar, o que fazer?

O processamento de pagamentos offline é uma ótima opção para ter na manga para que você possa continuar a receber pagamentos com cartão se a rede da máquina cair.

Leia também

Muitas empresas aceitam pagamentos em locais onde não há conectividade. Pense em festivais ao ar livre; mercados; eventos em lugares remotos; vendas móveis como caminhões de reboque, serralheiros e encanadores; e outros lugares onde não há conexão com a Internet.

Em todas essas situações, a intermediadora de pagamentos poderá oferecer meios para aceitar os cartões quando a máquina ou sistema estiver fora do ar.

Como aceitar pagamento com cartão offline?

Para aceitar os pagamentos de cartão quando a máquina não estiver funcionando, você pode ter de:

Pode ser necessário definir um limite para processamento de cartão de crédito offline. Depois de ativar o modo offline, se você perder a conectividade, verá um banner vermelho no seu aplicativo de ponto de venda, o que significa que o aplicativo mudou automaticamente para o modo offline.

Quando você estiver pronto para receber uma transação de cartão de crédito offline, passe o cartão no leitor ou repasse os dados dos cartões para a intermediadora de pagamentos no app, site, ou telefone.

Recebendo pagamentos fora do ar

Receba pagamentos offline quando sua máquina de cartão estiver fora do ar. (Foto: OM4)

Quem pode se beneficiar do processamento de pagamentos com a offline?

O processamento de cartões offline é ideal para festivais, captação de recursos a céu aberto, venda de ingressos no local e outras ocasiões em que você está em um local remoto sem conectividade ou quando a rede cai. É também um salva-vidas quando o WiFi cai na sua loja física. Com o Modo Offline, você ainda pode manter seu negócio funcionando.

Coisas importantes para lembrar com o processamento de cartão de crédito offline

Quando você realiza transações com cartão de crédito offline, assume o risco de pagamentos vencidos, recusados ​​ou contestados. Basicamente, a intermediadora não pode falar com os bancos durante o processamento de pagamentos offline, portanto, quando você usa o modo offline, você é responsável se algum cartão for recusado. Embora os pagamentos offline sejam processados ​​automaticamente quando o dispositivo tiver conectividade novamente, é importante observar que as transações expiram se não forem processadas dentro de 72 horas.

Se não houver pagamento, a empresa não cobra uma taxa de transação, mas, infelizmente, você teria perdido o custo dos produtos ou serviços vendidos e dos quais não recebeu fundos. E, infelizmente, a empresa não consegue entrar em contato com nenhum cliente em seu nome ou fornecer informações de contato caso uma transação de cartão de crédito offline seja recusada. Portanto, para reduzir o risco de processamento de pagamentos off-line, recomendamos que você:

Recomendamos optar por aceitar cartões por intermédio de um app, site ou telefone, se a máquina estiver fora do ar ou não estiver funcionando. Isso garante que haverá uma verificação do cartão.

Tenha mais de uma máquina de cartão

O ideal e mais seguro de fazer para aceitar pagamentos em sua empresa é ter mais de uma máquina de cartão em suas mãos, de empresas diferentes e com formas de conexão diferentes, como 3G, internet, ou telefonia. Assim, você garante que não perderá suas vendas e não precisará de estabelecer limites para as transações.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Após ouvir relatos de seus clientes empresariais, André percebeu que existia o receio de aceitar cartões por motivos variados, desde custos até não saber como funcionava uma máquina de cartão. Sendo especialista em finanças e educador financeiro com mais de 300 horas em cursos, André decidiu escrever sobre as máquinas de cartão para ajudar seus leitores e os vendedores que querem entrar neste mundo dos cartões de crédito e débito.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Maquininha não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário