Entenda como funciona o Apple Pay!

Em Tipos de máquinas de cartão por André M. Coelho

Pagar por qualquer coisa nos dias de hoje deve ser rápido, simples e seguro. O Apple Pay oferece a você essas conveniências, esteja você se abastecendo no posto de gasolina, comprando roupas online ou comprando uma xícara de café no exterior. Você também pode usá-lo para enviar e receber dinheiro entre os indivíduos. Aqui está tudo o que você precisa saber sobre o Apple Pay, desde o que é até como usá-lo e se é seguro.

O que é o Apple Pay no Brasil?

O Apple Pay é um serviço fornecido pela Apple para fazer pagamentos digitais seguros. Ele permite que você pague por produtos e serviços pessoalmente, em aplicativos para iOS e na Web. O Apple Pay também permite enviar e receber dinheiro de pessoas físicas.

Leia também

Pense no Apple Pay como sendo um intermediário seguro entre sua conta financeira e os comerciantes quando você paga por bens e serviços. Desta forma, é semelhante ao PayPal. Os comerciantes nunca veem seus números de cartão de crédito ou suas informações pessoais, mas recebem os fundos que você deseja fornecer.

O Apple Pay oferece alguns serviços diferentes (explicados mais adiante), mas o grande problema que vem à mente quando se discute como ele funciona é o pagamento sem contato. Para pagamentos sem contato, o Apple Pay usa comunicação de campo próximo ou NFC. Todo dispositivo Apple suportado possui um chip NFC dentro dele. Esse chip se comunica com um leitor de cartão quando você deseja efetuar um pagamento. Assim, em vez de passar um cartão de crédito ou débito ou inserir um em um leitor de chip, você pode colocar seu iPhone ou Apple Watch próximo a um leitor de cartão sem contato e efetuar um pagamento sem precisar retirar seu cartão da carteira.

O que diferencia o pagamento sem contato da Apple Pay dos demais é o recurso de segurança adicional usado para autorizar um pagamento, ou seja, ID de toque, ID de rosto, PIN ou senha.

O Apple Pay é seguro?

Em comparação com outros sistemas de pagamento, o Apple Pay é seguro porque requer autenticação de dois fatores para todas as compras, seja Touch ID, Face ID, PIN ou senha. Outras soluções de pagamento sem contato geralmente exigem apenas um PIN para compras superiores a um determinado valor.

No back-end, o Apple Pay tem recursos adicionais em seu design que ajudam a proteger seus dados de serem coletados por terceiros, incluindo as pessoas e empresas que vendem para você. Quando você faz uma compra usando o Apple Pay, o vendedor nunca vê seu número de cartão de crédito. Em vez disso, o sistema usa um número para identificar seu dispositivo e gera um código de transação exclusivo toda vez que você compra algo. Além disso, a Apple não armazena seus números de cartão de crédito ou débito no dispositivo ou em seus servidores.

Com o Apple Pay Cash, no entanto, a Apple diz que armazena algumas informações “para solução de problemas, prevenção de fraude e propósitos regulatórios”.

O Apple Pay é diferente da Apple Wallet?

O Apple Pay é diferente da Apple Wallet, mas os dois estão intimamente conectados. Eles também são diferentes do Apple Pay Cash. O Apple Pay é o serviço de guarda-chuva fornecido pela Apple que permite pagamentos digitais. A Apple Wallet é o aplicativo em que você gerencia as contas configuradas para trabalhar com o Apple Pay. Este aplicativo permite adicionar ou remover cartões para usar para pagamento. Para gerenciar alguns aspectos dessa conta, como o cartão que é definido como padrão, é necessário ir para Configurações -> Carteira e Apple Pay.

O Apple Pay Cash é o serviço que permite enviar e receber dinheiro entre indivíduos. Você pode manter um saldo em sua conta Apple Pay Cash ou transferi-lo para uma conta bancária. Funciona com o Apple Message e o Siri, para que você possa usar sua voz para enviar dinheiro para alguém por meio de uma mensagem de texto.

Apple Pay

Use o Apple Pay para pagar com seu smartphone, tablet ou outro produto da Apple. (Foto: ElcomSoft blog)

Como cadastrar no Apple Pay?

Para configurar o Apple Pay, você precisa de um dispositivo Apple suportado, pelo menos uma conta financeira compatível, um ID da Apple conectado ao iCloud e o sistema operacional mais recente para o seu dispositivo.

Nos dispositivos iOS, comece abrindo o aplicativo Apple Wallet. Procure as etapas para adicionar um novo cartão e siga os avisos. Alguns bancos podem exigir um código de autorização para concluir a configuração. Depois que o banco confirmar o cartão, você estará pronto para usar o Apple Pay.

Para configurar no Apple Watch, o processo é semelhante. Comece abrindo o aplicativo Apple Watch no seu iPhone. Vá para My Watch e escolha o que você deseja. Selecione Wallet e Apple Pay e siga as instruções, incluindo a verificação bancária, para concluir.

Para Macs, você precisa de um modelo com Touch ID ou um Mac 2012 ou posterior conectado via Bluetooth a um dispositivo móvel compatível. Para configurar um modelo com Touch ID, vá para Preferências do Sistema> Carteira e Apple Pay e selecione Adicionar Cartão. Siga as instruções, verifique seu cartão com seu banco, se necessário, e você deve estar tudo pronto. Para usar um iPhone ou Apple Watch em conjunto com um Mac antigo, abra as Configurações no seu telefone, escolha Wallet e Apple Pay e ative a opção Permitir pagamentos no Mac.

Como usar o Apple Pay?

Depois de ter a Apple Wallet configurada para o Apple Pay, você pode usá-la para compras na vida real, o-line e em aplicativos para iOS. Você também pode enviar dinheiro para as pessoas se configurar o Apple Pay Cash também.

1) Em locais físicos

Você pode pagar com o Apple Pay em lojas e restaurantes, ou em máquinas de venda automática e varejistas móveis – em qualquer lugar que aceite pagamentos sem contato ou o Apple Pay.

Para fazer isso com o Touch ID, segure o telefone no leitor de cartões e deixe o dedo no botão inicial. Para autenticação de ID de rosto ou senha, clique duas vezes no botão lateral primeiro, depois examine seu telefone ou digite sua senha. Para pagar com o Apple Watch, mova o relógio para perto do leitor de cartão e clique duas vezes no botão lateral.

Independentemente do método utilizado, o Apple Wallet aparece automaticamente no seu monitor. Você saberá que a transação foi concluída quando você vê uma marca de verificação e “Concluído” na tela e ouve uma mensagem satisfatória se o volume estiver ativado. Com o Apple Watch, você vai sentir um toque.

2) Em aplicativos para iOS

Com um dispositivo iOS ou Apple Watch, você pode pagar por compras em aplicativos sempre que visualizar o Apple Pay como uma opção.

Para fazer uma compra, primeiro toque no botão Apple Pay na tela ou escolha Apple Pay como sua forma de pagamento. Se você precisar trocar o cartão padrão, toque no ícone “próximo”, apontando para a direita, ao lado do cartão. Segundo, insira ou revise as informações necessárias, como detalhes de cobrança e envio. Em terceiro lugar, confirme o pagamento. Finalmente, dependendo do seu dispositivo, você deve usar a ID Facial, uma senha ou a ID de Toque para autorizar o pagamento ou, para o Apple Watch, é necessário clicar duas vezes no botão lateral.

3) Online

O Apple Pay também funciona em alguns sites do Safari. As instruções para pagamento no Safari variam de acordo com o dispositivo. Com dispositivos móveis, é quase o mesmo processo que pagar em um aplicativo.

Nos Macs que possuem Touch ID, você clica no botão Apple Pay, insere ou confirma seus detalhes, seleciona o cartão que deseja usar e segue as instruções na Touch Bar para quando usar o Touch ID para autenticar a transação.

Para outros modelos de Mac, você deve ter um iPhone ou Apple Watch disponível que esteja conectado ao seu Mac via Bluetooth. Siga os mesmos passos de antes e, quando chegar a hora de autenticar, toque duas vezes no botão lateral ou pressione a ID de toque no seu dispositivo para autenticar.

Como ver transações da Apple Pay?

Na próxima vez que você desbloquear seu telefone, um cartão piscará na tela resumindo a última transação do Apple Pay. Para vê-lo novamente, abra a Apple Wallet e selecione o cartão apropriado. Você verá a data, o nome do fornecedor e o total de sua transação mais recente.

Para ver mais do seu histórico, toque nas reticências no canto inferior direito e selecione Transações. Nesta tela, você também pode desativar seu histórico de transações e notificações.

Como trocar cartões ou contas do Apple Pay?

Se você tiver vários cartões de crédito e débito configurados na Apple Wallet, provavelmente desejará mudar do cartão padrão antes de fazer uma compra. Como você faz isso depende do dispositivo que você tem.

Com o iPhone 8 ou anterior, toque duas vezes no botão home para abrir a Apple Wallet (sem desbloquear o telefone) e depois toque no cartão que deseja usar. Ou mantenha o dispositivo próximo ao leitor, mas não toque no botão da tela inicial / de toque. Quando você vir sua placa padrão na tela, toque nela e toque em para escolher outra placa. Complete a transação como você faria normalmente.

Com o iPhone X ou posterior, clique duas vezes no botão lateral e, quando vir o cartão padrão, toque nele e toque em para escolher outro cartão. Complete a transação como você faria normalmente.

Com o Apple Watch, clique duas vezes no botão lateral e deslize para a esquerda ou para a direita para escolher outro cartão. Em seguida, segure seu relógio perto do leitor para a transação.

Onde posso usar o Apple Pay?

O Apple Pay não é suportado em todo o mundo. Está disponível apenas em países selecionados. No entanto, o que significa “suportado” é um pouco complicado, pois você pode usar o Apple Pay em muito mais lugares do que o suporte técnico.

Para a lista de países que você vê abaixo, todos esses lugares oferecem suporte ao Apple Pay, no sentido de que bancos e cartões de crédito desses locais funcionam dentro do aplicativo Apple Wallet. Se você mora naquele país (ou tem bancos localizados lá) e deseja configurar a Apple Wallet, você pode.

No entanto, se você viajar para algum lugar que tecnicamente não suporta o Apple Pay, mas que aceita pagamentos sem contato, ainda é possível usá-lo para fazer compras. Por exemplo, a Islândia não está na lista de países suportados, mas o país aceita pagamentos sem contato em quase todos os lugares. Portanto, se você viajar para a Islândia e tiver o Apple Pay configurado, poderá usá-lo para compras, assim como faria com qualquer outra opção de pagamento sem contato. Alguns países têm um limite para o valor que você pode pagar usando um método sem contato. Verifique antes de viajar.

Onde posso pagar com o Apple Pay?

Você pode pagar usando o Apple Pay em qualquer lugar que suporte pagamentos sem contato. Você saberá que um lugar os aceita quando você vê um sinal Wi-Fi virado de lado e uma mão estendida em direção a ele com um cartão ou com o símbolo Apple Pay.

Dúvidas sobre o Apple Pay? Deixe nos comentários suas perguntas e iremos ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Após ouvir relatos de seus clientes empresariais, André percebeu que existia o receio de aceitar cartões por motivos variados, desde custos até não saber como funcionava uma máquina de cartão. Sendo especialista em finanças e educador financeiro com mais de 300 horas em cursos, André decidiu escrever sobre as máquinas de cartão para ajudar seus leitores e os vendedores que querem entrar neste mundo dos cartões de crédito e débito.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Maquininha não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário