Sem rede na maquininha, e agora? Como aceitar pagamentos offline?

Em Códigos de erro e manutenção por André M. Coelho

Tudo estava indo bem: o cliente entrou, fez perguntas, encontrou o que estava procurando e decidiu comprar. A única coisa que resta a fazer era que eles pagassem.

Se eles pudessem.

Enquanto você tenta passar repetidamente o cartão, a mesma mensagem pisca na tela do terminal: “Erro do sistema”. O sistema de pagamento do cartão offline e você não sabe o que fazer.

Por que isso acontece? O que você pode fazer? E como evitar? Vamos dar uma olhada.

Por que a máquina de cartão de crédito fica sem rede?

Mais cedo ou mais tarde, todas as empresas que aceitam cartões de crédito provavelmente enfrentarão essa situação difícil e frustrante. Entender por que as máquinas de cartão ficam offline podem ajudá-lo a saber o que fazer. Veremos os três motivos mais comuns pelos quais as máquinas de cartão de crédito caem.

Leia também

1. Problemas de provedores de serviços de internet

Se a conexão um um telefone fixo, fibra, cabo, satélite, Wi-Fi ou rede móvel, os cartões de crédito são processados ​​pela Internet. O que significa que, se não houver internet, não há processamento de cartão de crédito.

Dependendo do seu provedor de serviços de Internet, esse pode ser um problema localizado, questão regional ou mesmo uma interrupção em todo o país. De qualquer forma, isso significa que você não poderá aceitar nenhum pagamento com cartão de crédito até que seja classificado.

Dica: se você não tem certeza se está tendo problemas com seu provedor de serviços de Internet, descubra se há um problema de rede em sua área. Sites permitem pesquisar problemas com os provedores de Internet. Basta inserir o nome do seu provedor e clicar no botão Pesquisar para ver se há algum problema relatado.

Pagamentos offline com maquininha

Com a maquininha offline, há soluções para continuar recebendo pagamentos normalmente. (Imagem: Pinterest)

2. Mau funcionamento do leitor de cartão

Outro motivo para que as máquinas de cartão de crédito diminuam é a própria máquina. Às vezes, há uma falha no software que impede que a transação passe. Outras vezes, o leitor de cartão não permitirá que nenhuma transação ocorra até que uma atualização de software ocorra.

Geralmente, basta reiniciar a máquina ou usar outra no lugar.

3. Sistema de processamento de pagamento por cartão

Uma terceira possibilidade para quando as máquinas de cartão estão offline é porque o sistema que processa os cartões está inativo. É raro, mas redes como Mastercard, Visa, Elo, American Express, entre outras, podem ter problemas no funcionamento.

O que fazer quando a máquina de cartão ficar offline?

Às vezes, a solução para as máquinas de cartão de crédito que caem simplesmente significa redefinir ou atualizar um ponto de venda. Outras vezes, porém, isso pode significar esperar dias para que uma falha de rede em todo o sistema volte online.

Se for esse o caso, o que você pode fazer para aceitar pagamentos com cartão de crédito enquanto espera?

Como aceitar pagamentos de cartão offline?

Como proprietário de uma empresa, a última coisa que você deseja dizer a um cliente que está pronto para fazer uma compra é “Volte mais tarde”. Se você disser isso a eles, também pode dizer a eles para nunca voltarem, já que há uma boa chance de que eles não voltem de qualquer maneira.

Em vez de descartar os clientes, aprenda o que você pode fazer para aceitar o pagamento do cartão de crédito enquanto espera que o sistema volte online.

A primeira solução é a venda digitada, usando um site ou seu smartphone. Algumas máquinas poderão aceitar até pagamentos offline, usando algumas tecnologias especiais.

Você pode solicitar o pagamento por PIX, dinheiro, ou transferência bancária.

Pode testar também outro cartão.

O importante é sempre ter um plano de reserva para caso a maquininha não funcionar. Afinal, você não pode controlar falhas de rede. Você não pode impedir que os sistemas de processadores caiam. No entanto, você pode usar equipamentos feitos para essas situações.

1. Terminais offline de cartão

Conforme mencionado na seção “Entrada manual” acima, existem alguns sistemas compatíveis com PCI que permitem armazenar informações offline. Você pode encontrar sistemas de PDV que são especialmente projetados para armazenar detalhes de cartão de crédito com segurança até que uma conexão possa ser estabelecida e o pagamento possa ser processado.

2. Terminais que funcionam em uma conexão fraca

Também há equipamentos projetados especialmente para áreas com conexões intermitentes ou lentas da Internet. Se você estiver frequentemente se encontrando em uma situação de ‘sistema offline’ com sua máquina de cartão, pode ser que sua conexão seja muito lenta para o seu equipamento, o que exige uma conexão mais rápida do que o que você tem disponível.

Se a velocidade da sua conexão for limitada, considere o equipamento feito para velocidades mais lentas. Geralmente, são máquinas de cartões “orçamentárias” que exigem apenas velocidades baixas. Se você costuma se encontrar nessa situação, pode valer a pena desistir de alguns dos recursos das máquinas de ponta e acompanhar uma máquina mais simples e confiável que pode funcionar em uma conexão lenta.

3. Outras opções

Embora você nunca queira simplesmente dizer ao cliente para “voltar mais tarde”, você pode convidá-lo a usar outra forma de pagamento.

De fato, muitas empresas usam um programa de desconto em dinheiro, PIX, ou transferência. Isso incentiva os clientes a usar dinheiro ou verificar no lugar dos cartões de crédito, reduzindo assim as taxas de processamento da empresa, oferecendo ao cliente uma maneira alternativa de pagar.

Quando as máquinas de cartão de crédito ficam offline, as empresas precisam entender qual é o problema. Se não for uma solução rápida, eles podem usar as impressoras de cartão para capturar manualmente as informações do cartão de crédito. Outras opções também existem, como terminais offline ou formas alternativas de pagamento.

Tem outras perguntas sobre o processamento de pagamentos? Deixem nos comentários suas dúvidas e iremos ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Após ouvir relatos de seus clientes empresariais, André percebeu que existia o receio de aceitar cartões por motivos variados, desde custos até não saber como funcionava uma máquina de cartão. Sendo especialista em finanças e educador financeiro com mais de 300 horas em cursos, André decidiu escrever sobre as máquinas de cartão para ajudar seus leitores e os vendedores que querem entrar neste mundo dos cartões de crédito e débito.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Maquininha não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário