O que é a cooperativa Ailos?

Em Comparativo de máquinas de cartão por André M. Coelho

As cooperativas de crédito são organizações sem fins lucrativos que fornecem aos membros os mesmos serviços financeiros que os bancos, mas sem a ênfase em ganhar dinheiro. E o Sistema Ailos é um grupo de cooperativas financeiras que pode fornecer os serviços financeiros certos para suas necessidades.

O que é a cooperativa Ailos?

O Ailos tem diversas cooperativas filiadas oferecendo serviços financeiros aos mais diversos perfis de clientes. É basicamente uma cooperativa central, que organiza os serviços de diversas cooperativas.

Através do sistema Ailos, clientes podem usar de serviços financeiros através da cooperativa central ou suas filiadas. Entre estes serviços, estão inclusos:

Leia também

Em outras palavras, uma lista quase idêntica aos serviços financeiros oferecidos pelos bancos.

As cooperativas de crédito operam com um mantra de “um membro, um voto” – independentemente de ativos financeiros. Os membros do conselho não recebem remuneração pelo serviço. Como as cooperativas de crédito não têm fins lucrativos, elas também estão isentas da maioria dos impostos estaduais e federais.

Isso difere de como os bancos funcionam. Os bancos são empresas ou parcerias com fins lucrativos cujo objetivo é ganhar dinheiro para os acionistas.

A principal diferença é que as cooperativas de crédito são sem fins lucrativos; portanto, os ganhos são devolvidos aos membros na forma de taxas de juros mais baixas, taxas mais baixas e, em alguns casos, padrões de qualificação facilitados para empréstimos.

Sistema AIlos

O sistema Ailos é uma associação de cooperativas de crédito funcionando no sul do Brasil. (Foto: Mesorregional)

Seus fundos estão seguros no banco Ailos ou em uma das cooperadas?

As cooperativas de crédito são cuidadosamente regulamentadas e oferecem basicamente a mesma proteção para o seu dinheiro que você encontraria em um banco. Os fundos são garantidos, e você pode ficar despreocupado que seu dinheiro estará devidamente seguro e protegido quando estiver sob os cuidados da Ailos.

Cooperativa de crédito Ailos: como se associar?

Existem vários tipos de cooperativas de crédito. Cada uma é definida por seu campo de associação, e nem todo mundo é elegível para todos os tipos de cooperativas de crédito.

Se você quer se associar a uma das cooperativas de créditos filiadas a Ailos, você precisará atender a um dos critérios abaixo.

Cooperativas de crédito locais: também conhecidas como cooperativas de crédito comunitárias, existem cooperativas de crédito locais para atender um residente específico – de uma cidade, município ou área. Normalmente, tudo o que é necessário para ingressar é residir em uma região definida.

Cooperativas de crédito de faculdades: muitas faculdades têm cooperativas de crédito para estudantes, ex-alunos, funcionários e professores. Cuidados especiais são direcionados para tornar os serviços acessíveis aos estudantes.

Cooperativas de crédito do grupo: normalmente servem pequenas organizações fraternas. As cooperativas de crédito do grupo geralmente limitam a associação a um grupo específico, como aqueles que apóiam causas sociais e ambientais.

Cooperativas de crédito do empregador: como as cooperativas de crédito do grupo, as cooperativas de crédito do empregador servem uma empresa, profissão ou setor específico. Professores, bombeiros, funcionários dos correios, funcionários da mídia e trabalhadores de uma agência governamental específica podem ter sua própria cooperativa de crédito.

Cooperativas de crédito militares – algumas cooperativas de crédito atendem a necessidades exclusivas, principalmente em relação a serviços como verificação, hipotecas e empréstimos para veteranos e militares. O bônus é que você não precisa ser um membro do exército para participar.

Por que entrar em uma cooperativa de crédito?

A maioria das cooperativas de crédito oferece os mesmos serviços e produtos que os bancos, como hipotecas, linhas de crédito, contas correntes e poupança, empréstimos para automóveis e a conveniência do banco eletrônico e dos caixas eletrônicos. Algumas cooperativas de crédito maiores até vendem ações e oferecem aluguel de cofres.

No entanto, uma cooperativa de crédito se destaca dos bancos tradicionais porque muitas vezes pode oferecer benefícios adicionais aos seus membros.

Aqui estão alguns benefícios potenciais das cooperativas de crédito:

Taxas bancárias mais baixas: a maioria das cooperativas de crédito oferece taxas mais baixas em transações básicas, desde saques em caixas eletrônicos a cheques especiais. Muitas oferecem conta corrente gratuita também.

Requisito de saldo mais baixo: muitas cooperativas de crédito exigem um saldo em conta bem baixo.

Cartão de crédito, taxas de empréstimo e poupança mais competitivos: as cooperativas oferecem taxas de juros de cartão de crédito mais baixos, além de empréstimos com condições melhores e poupanças rendendo mais dinheiro.

Qualificações de crédito menos rigorosas: se você tiver um bom histórico de crédito, poderá ter uma chance melhor de obter um empréstimo pessoal em uma cooperativa de crédito, pois eles estão em melhor posição para emprestar. Algumas cooperativas de crédito também podem estar dispostas a trabalhar com você se você tiver uma baixa pontuação de crédito ou circunstâncias atenuantes, como trabalhar por conta própria ou ter uma falência em seu registro.

Melhor atendimento ao cliente: as cooperativas de crédito geralmente superam os bancos no atendimento ao cliente, dando aos membros mais tempo no balcão e mais atenção individual. Isso é particularmente importante nos empréstimos, onde credores impessoais e difíceis e ações agressivas podem levar a muito estresse e medo por parte do mutuário.

Desvantagens das cooperativas de crédito

As cooperativas de crédito são uma alternativa atraente ao sistema bancário tradicional, mas não é uma imagem bonita em todas as áreas. Como todas as instituições, há algumas desvantagens a serem consideradas antes de ingressar.

Aqui estão algumas desvantagens em potencial das cooperativas de crédito

Associação: as cooperativas de crédito devem ter uma associação definida. Assim, a maioria das cooperativas de crédito é afiliada a uma região, empresa, ou organização específica. Se você não mora nessa área ou pertence a esse grupo, não é possível se qualificar para participar.

Serviços limitados: as cooperativas de crédito oferecem a maioria dos serviços que os bancos, mas eles não têm tanta variedade. Isso é problemático em comparação com o que o banco típico oferece.

Inconveniência: não há muitas cooperativas de crédito espalhadas. A maioria tem apenas um local em uma cidade; portanto, usá-lo para algo tão simples quanto depósitos ou descontar um cheque pode ser um aborrecimento.

Acesso a caixas eletrônicos: nem todas as cooperativas de crédito oferecem caixas eletrônicos. Junte isso ao fato das filiais e acesso limitados se torna um problema real. Cerca de metade das 6.424 cooperativas de crédito do país pertence a uma rede de caixas. Mas você precisa primeiro encontrar um para usá-lo.

Programas de recompensas: os cartões de crédito estão se tornando uma grande parte dos negócios das cooperativas de crédito, mas elas ​​demoram a adotar programas de recompensa que acompanham a maioria dos cartões bancários.

Vale a pena escolher a Ailos?

Se você acha que a Ailos oferecerá uma melhor experiência bancária, faça uma pesquisa por conta própria para comparar a Ailos com outros bancos e outras instituições de serviços bancários..

Participar de alguém pode ser tão simples quanto morar em uma determinada cidade, pertencer a uma organização específica ou pagar uma associação anual  para ingressar em um grupo associado a uma cooperativa de crédito. Se você não tiver certeza se atende às qualificações deles, ligue ou entre em contato com a Ailos e veja o que precisa fazer para ingressar.

O próximo passo é identificar os serviços que você está interessado em usar e investigar quais cooperativas de crédito e instituições financeiras oferecem esses serviços. Há uma grande variação de uma cooperativa de crédito para outra, portanto, não presuma que a da sua cidade tenha todos os extras de outra em todo o país.

Se, por exemplo, você está mais interessado em serviços bancários online e móvel, pode ser necessário ingressar em uma das maiores cooperativas de crédito nacionais para obter um serviço satisfatório. Se seus objetivos são ter acesso a cartões de crédito com juros baixos ou controlar seus empréstimos para automóveis, é provável que você encontre isso em uma cooperativa de crédito local menor.

As cooperativas de crédito são uma alternativa segura e confiável aos bancos comerciais, mas não existe uma regra que diga que você não pode ter contas nos dois locais e reivindicar todas as vantagens que ambos oferecem. De uma forma ou de outra, faça sua lição de casa antes de tomar uma decisão, se a Ailos é ou não o que você precisa.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Após ouvir relatos de seus clientes empresariais, André percebeu que existia o receio de aceitar cartões por motivos variados, desde custos até não saber como funcionava uma máquina de cartão. Sendo especialista em finanças e educador financeiro com mais de 300 horas em cursos, André decidiu escrever sobre as máquinas de cartão para ajudar seus leitores e os vendedores que querem entrar neste mundo dos cartões de crédito e débito.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Maquininha não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário