Posso alugar máquina de cartão de outra pessoa?

Em Aluguel de máquina de cartão por André M. Coelho

Talvez você tenha um evento importante chegando, uma feira comercial, uma loja temporária, um festival ou uma oportunidade de última hora para vender por um fim de semana. Ou você pode precisar apenas de uma máquina de cartão temporária por um mês, quando as coisas forem incertas.

Quaisquer que sejam suas razões, as melhores maneiras de obter uma máquina de cartão por um curto período não incluem o aluguel de uma outra pessoa. Vamos explicar.

Alugar máquina de cartão de outra pessoa vale a pena?

Não. É preciso ter um contrato com a pessoa para receber os valores dela, já que a máquina de cartão vai depositar o dinheiro na conta da pessoa que tem a máquina. Há opções mais viáveis e muito baratas para você ter sua máquina e com garantia de que você vai receber seu dinheiro e ainda vai poder garantir que seu negócio vai passar a receber por cartões.

Leia também

Mas quais são as opções se você precisar de máquina de cartão por curto prazo?

Aluguel de máquinas de cartão de curto prazo

Máquinas de cartão tradicionais geralmente vêm com contratos longos. Durante esse período, você paga taxas mensais por ex. aluguel, taxas de vendas e uma taxa mínima de multa por volume de vendas, se você não vender o suficiente por um mês.

Com taxas competitivas de cartões, essa solução é aceitável se você estiver nela a longo prazo, mas não tão boa se não puder se comprometer com um volume de vendas consistente por tanto tempo.

Com o aluguel de curta duração, você obtém o mesmo pacote tradicional de máquinas de cartão, mas os custos são mais altos proporcionalmente. Comparado a um contrato longo, no entanto, a contratação a curto prazo ainda pode ser melhor para:

Algumas empresas que já possuem máquinas de cartão podem precisar temporariamente de mais terminais durante os horários de pico. Nesse caso, o aluguel a curto prazo pode preencher essa lacuna. Se você ainda não aceitou cartões, experimente um terminal de cartões tradicional para testar se isso faz diferença no seu volume de negócios.

Especialistas em contratação de curto prazo são especialmente configurados para oferecer soluções rápidas, frequentemente solicitadas no último minuto. Se a aceitação de pagamentos com cartão pessoalmente nas próximas 24 a 48 horas for importante, talvez seja a única maneira de fazer isso.

Máquina de cartão alugada

Alugar uma máquina de cartão de alguém pode ser uma opção perigosa, sendo melhor conseguir sua própria máquina. (Foto: Simply Business)

Leitor de cartão e custos de contratação

Por que considerar comprar um leitor de cartão quando não é necessário posteriormente? Porque é a opção mais barata para muitas pequenas empresas, e você a possui para eventos no futuro. Com o aluguel de curto prazo, geralmente há mais taxas do que você esperava, mas às vezes elas são compensadas se você vender muito e as taxas de transação forem baixas o suficiente.

Com uma máquina de cartão tradicional de um especialista em contratação de curto prazo, você só possui a máquina de cartão em que não pode detalhar as contas ou usar recursos adicionais que não sejam pagamentos com cartão. No entanto, você pode contratar um tablet POS, o que implicaria custos adicionais.

É comum que especialistas em contratação de curto prazo ofereçam duas opções de pagamento: uma conta temporária de comerciante criada apenas para a duração da contratação ou conectar pagamentos a uma conta comercial existente que você já usa em outra máquina de cartão. Os custos podem variar por causa disso, e pode haver taxas para a liquidação de contas bancárias. Com os leitores de cartão adquiridos, as transações são liberadas gratuitamente em sua conta bancária.

Geralmente, com aluguel de curta duração, pode haver custos ocultos, como taxa de instalação, taxa de devolução, contrato de serviço (para substituição rápida se a máquina quebrar) e taxa de autorização para transações.

O ponto principal a lembrar é que o aluguel de curta duração sempre oferece uma cotação exclusiva, com base no número de terminais, rotatividade projetada de cartões, duração do aluguel e muito mais. A Wireless Terminal Solutions é uma provedora popular de tais soluções, mas outras empresas oferecem preços semelhantes.

Então, é mais barato alugar a curto prazo do que comprar um leitor de cartão??

Pode ser que você obtenha uma cotação melhor que a Wireless Terminal Solutions ‘acima. Caso contrário, a compra de um leitor de cartão é visivelmente mais barata, como você pode ver na tabela abaixo.

Embora haja pequenos ganhos com a taxa mais baixa de Visa e Mastercard em um plano de contratação, se você faturar um mínimo, dificilmente haverá diferença nas taxas do cartão. Se você estiver alugando mais dois terminais e fornecer uma rotatividade estimada mais alta de cartões, poderá obter cotações mais baixas ao alugar.

Com as soluções de terminal sem fio, o depósito inicial é resgatável após a sua contratação a curto prazo, mas, mesmo assim, ainda é uma quantia alta a ser paga se você é uma pequena empresa que precisa do capital.

Se o custo for o fator decisivo, obter uma máquina de cartão para celular é a opção mais barata, com um volume de negócios esperado baixo. Esses leitores de cartões são pequenos, vêm com um aplicativo gratuito com recursos úteis, mas também exigem um smartphone ou tablet para operar. Se você deseja um leitor de cartão independente que não exija um celular, os modelos podem ser um pouco mais caros.

Se você estiver em uma máquina de cartão tradicional maior e mais resistente, o aluguel por curto prazo é a única opção. É também a única opção que garante a entrega no dia seguinte de um terminal pronto para uso imediato. Um leitor de cartão adquirido pode levar alguns dias para chegar, mas você não precisará enviá-lo novamente, pois é o proprietário.

Você pode deixar um leitor de cartões na gaveta por um ano e usá-lo novamente, e tudo o que é cobrado é a taxa de vendas do cartão.

Tenha uma máquina de cartão permanente

Uma consideração final é: você provavelmente utilizará o terminal novamente? A compra de um leitor de cartão pode ser a melhor opção, simplesmente porque não há taxas em andamento e apenas a taxa do cartão quando você aceita transações. Por exemplo, você pode deixá-lo na gaveta por um ano e usá-lo novamente, e tudo o que é cobrado é a taxa fixa do cartão.

Dito isso, se você planeja vender por um volume muito alto, um contrato de locação de curto prazo pode ser mais econômico e com o melhor suporte ao cliente. Você também pode querer isso se já tiver uma conta dedicada à sua empresa e preferir receber pagamentos por essa mesma conta.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Após ouvir relatos de seus clientes empresariais, André percebeu que existia o receio de aceitar cartões por motivos variados, desde custos até não saber como funcionava uma máquina de cartão. Sendo especialista em finanças e educador financeiro com mais de 300 horas em cursos, André decidiu escrever sobre as máquinas de cartão para ajudar seus leitores e os vendedores que querem entrar neste mundo dos cartões de crédito e débito.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Maquininha não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário