Posso vender ou comprar uma máquina de cartão usada?

Em Tipos de máquinas de cartão por André M. Coelho

Um toque rápido no teclado pode revelar uma magnitude de empresas que vendem máquinas de cartão de crédito. Sites de classificados online também são opções online para comprar uma máquina de cartão de crédito usada, inclusive. Digitar no Google “máquina de cartão usada” deve gerar uma série de resultados com ofertas para comprar uma maquininha.

Agora imagine que é você que quer vender sua máquina de cartão. Será que há algum problema disso?

Seja comprando ou vendendo uma máquina de cartão usada, alguns cuidados devem ser tomados para se evitar problemas e conseguir o melhor negócio possível.

Leia também

Máquina de cartão usada não pode estar sob aluguel

Muitas máquinas de cartões hoje são alugadas ou cedidas para as empresas e vendedores que as utilizam. Estas máquinas não podem ser vendidas. É função do comprador da máquina verificar se a máquina é própria de quem está vendendo ou se é alugada. Uma nota fiscal de compra da máquina pode auxiliar nessa identificação para não gerar problemas.

Máquina de cartão e processadora de pagamentos por cartão

A própria máquina não é o compromisso que precisa ser ponderado. É a empresa de processamento de cartões que deve ser cuidadosamente pesquisada para encontrar o melhor ajuste para o seu modelo de negócios.

Sabendo que muitas máquinas podem ser usadas apenas com uma processadora de pagamentos, pode ser problemático comprar ou vender uma máquina para quem quer ter diferentes opções. Mas a escolha fica com quem vai comprar. Se eles querem a processadora da máquina que está sendo vendida, então não há qualquer problema.

Venda de máquinas de cartão

Máquinas de cartão usadas podem ser vendidas para terceiros seguindo alguns passos simples. (Foto: Credit Card Terminals)

Reprogramando a máquina de cartão

Se você comprar um dispositivo de terceiros ou vender sua máquina de cartão, poderá ser necessário reprogramar a máquina para as configurações de fábrica. Isso deve ser feito pelo menu, removendo os dados de sua conta vinculada à máquina. É possível também fazer pelo app de muitas processadoras de pagamentos ou mesmo pelas plataformas online.

Algumas empresas de cartões ainda podem recusar-se a usar os terminais externos de cartão de crédito, permitindo apenas os terminais proprietários. É necessário que o comprador pesquise para saber quais empresas aceitarão a máquina de cartão que você está escolhendo.

As principais máquinas de cartão podem ser mais fáceis de vender

Com dezenas de empresas, algumas das opções mais conceituadas e conhecidas incluem Cielo, GetNet, Rede, Stone, PagSeguro, SumUp, entre outras. Os principais bancos também oferecem serviços comerciais com máquinas de cartão de diversas marcas. Essas marcas mais populares, caso a máquina seja sua e não alugada, podem ser mais fáceis de vender e comprar no mercado. Mas vale lembrar que o comprador vai ficar preso às opções de taxas e serviços da processadora da máquina de cartão..

Tarifas e taxas de transação de máquinas usadas

Aprender sobre as tarifas e taxas de transação de cada provedor de serviços será uma das informações mais valiosas na escolha de uma empresa. A transparência nos preços é um recurso essencial a ser procurado enquanto procura o fornecedor certo. Ler as análises e avaliar a qualidade do departamento de atendimento ao cliente pode ajudar um possível empresário nesta seleção.

E comprar uma máquina usada não significa que o comprador terá as mesmas taxas e tarifas do antigo dono da máquina. As taxas podem ser negociáveis para valores mais baixos, e comprar uma máquina usada pode ser o ponto de partida para a negociação.

Considere a estrutura do seu negócio antes de comprar uma máquina de cartão

A mobilidade do seu negócio pode ser outra consideração antes de se comprometer com um provedor de serviços. Alguns serviços comerciais oferecem hardware de processamento de transações móveis e na loja, enquanto outros fornecem apenas unidades de balcão ou voltadas para o cliente. Portanto, uma opção de terceiros como um gateway de pagamentos pode ser mais viável.

É possível comprar e vender uma máquina de cartão usada. Mas lembre-se de fazer da forma correta para não perder dinheiro ou oportunidades para negociar melhores taxas.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Após ouvir relatos de seus clientes empresariais, André percebeu que existia o receio de aceitar cartões por motivos variados, desde custos até não saber como funcionava uma máquina de cartão. Sendo especialista em finanças e educador financeiro com mais de 300 horas em cursos, André decidiu escrever sobre as máquinas de cartão para ajudar seus leitores e os vendedores que querem entrar neste mundo dos cartões de crédito e débito.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Maquininha não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário