PIX parcelado: como fazer?

Em Como pedir máquina de cartão por André M. Coelho

O esquema de pagamento em tempo real brasileiro é sem precedentes em sua aceitação e já representa uma parcela importante das vendas de comércio eletrônico, trazendo ganhos significativos para as empresas.

Entre as 10 maiores economias e populações do mundo, o Brasil é uma fonte líder de inovação em várias áreas. Um bom exemplo é o sistema financeiro: décadas de hiperinflação criaram resiliência e uma cultura de agilidade e flexibilidade, impulsionando o desenvolvimento de soluções que simplificam o ecossistema financeiro e o movimento dos fundos de uma extremidade da cadeia de valor para a outra.

Leia também

Em novembro de 2020, a introdução do PIX, o sistema de pagamentos em tempo real brasileiro, foi um marco na modernização de um mercado que já estava bastante avançado em comparação com o resto do mundo. A aceitação do esquema instantâneo tem só aumentado, e modalidades novas de pagamentos com o PIX vem surgindo, como o Pix parcelado.

PIX parcelado: o que é?

Um plano de parcelamento divide sua compra em pedaços menores ou pagamentos parcelados que você paga por um período definido. No caso do PIX, alguns bancos e instituições financeiras oferecem a possibilidade de parcelar um PIX enviado como uma forma de empréstimo pessoal, pagando

Infelizmente, o uso de planos de pagamento parcelado podem ter mais juros do que o parcelamento por um cartão de crédito ou através de um empréstimo pessoal.

Usando o Pix parcelado

O Pix parcelado possibilita compras como um empréstimo, de uma forma que pode resolver problemas para suas finanças quando não tem um cartão. (Imagem: divulgalção)

Como funcionam os planos de Pix parcelado?

Então, digamos que você esteja navegando on-line e encontra uma nova camisa à venda na sua loja favorita. É um pouco caro e fora do seu orçamento, e você deseja usar o PIX para parcelar sua compra.

Você deve então acessar o site de seu banco ou instituição financeira para escolher o pagamento via Pix. Depois, você poderá escolher como vai pagar o Pix, seja por saldo da conta, cartão, ou parcelando o Pix.

Lembrando: ao parcelar, você pagará juros pelo Pix parcelado, o que adicionará valores ao saldo final.

Dicas sobre como parcelar compras com o Pix?

Parcelar compras só deve ser considerado quando você tem certeza de que poderá arcar com as parcelas sem comprometer suas finanças. É importante avaliar se o valor das parcelas caberá em seu orçamento e se você terá dinheiro suficiente para pagar as outras contas e despesas.

Antes de parcelar uma compra, compare as opções de pagamento disponíveis e verifique se há outras formas de pagar que sejam mais vantajosas. Por exemplo, pagar à vista pode resultar em descontos ou em juros mais baixos.

Faça um planejamento financeiro antes de parcelar uma compra. Anote todas as suas despesas e entradas de dinheiro para ter uma noção do quanto você pode destinar às parcelas. Isso também pode ajudá-lo a evitar gastos supérfluos e a pagar suas dívidas mais rapidamente.

Como comprar as coisas da maneira certa?

Todos nós queremos comprar coisas. E às vezes, na verdade, precisamos comprar coisas também. A dura realidade é que talvez não tenhamos dinheiro para pagar a conta inteira no momento (desculpe, gratificação instantânea). Mas adivinhe? Usar um plano de pagamento parcelado não é a maneira de fazê-lo.

Quer saber o que realmente funciona? Um orçamento baseado em zero. Você não apenas dará a cada dólar um trabalho a fazer, mas também poderá ver para onde está realmente indo o seu dinheiro – e fazer um pequeno curso correndo quando necessário.

Portanto, em vez de dar seu dinheiro aos juros, use seu próprio dinheiro para pagar pelo que deseja. Nenhum intermediário. Sem truques. Não há como se sentir um adolescente emprestando dinheiro para comprar coisas que você não pode pagar (porque o pós -pagamento não é seu pai).

Claro, economizar para algo ao longo do tempo leva força de vontade – muita força de vontade. Mas você consegue fazer isso! É chamado de gratificação atrasada. E esse orçamento mensal de que estamos falando é a sua chave para o sucesso.

Com um orçamento familiar, você pode economizar para comprar o que deseja usar em dinheiro. E você saberá com certeza se você pode pagar sem precisar confiar em usar o dinheiro de outra pessoa.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Após ouvir relatos de seus clientes empresariais, André percebeu que existia o receio de aceitar cartões por motivos variados, desde custos até não saber como funcionava uma máquina de cartão. Sendo especialista em finanças e educador financeiro com mais de 300 horas em cursos, André decidiu escrever sobre as máquinas de cartão para ajudar seus leitores e os vendedores que querem entrar neste mundo dos cartões de crédito e débito.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Maquininha não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário